Basquete Pinda vence e garante a terceira colocação

O São José Basketball-SP conquistou o título do Campeonato Brasileiro Sub-23 Feminino 2023 ao derrotar o BAX Catanduva-SP, neste domingo (03 de dezembro), por 54 a 48 (32 a 29 no primeiro tempo), em jogo movimentado, realizado no ginásio Municipal Anuar Pachá, na cidade de Catanduva (SP).

O quarto inicial foi pertencendo ao time catanduvense, depois a equipe joseense cresceu e ficou no comando nos três períodos seguintes, assumindo o comando do marcador, desgarrando e não deixando o adversário se aproximar para garantir o título – 14 a 18 (primeiro quarto), 18 a 11 (segundo quarto), 10 a 08 (terceiro quarto) e 12 a 11 (quarto final).

As maiores pontuadoras foram Gabrielly Parro (13 pontos e 04 rebotes) e Adrielly Francisco (13 pontos, 13 rebotes e 04 bolas recuperadas – double-double), pelo BAX Catanduva; Lucia Molina (12 pontos e 04 rebotes) e Luana Carvalho (09 pontos, 03 rebotes e 03 assistências), em favor do São José Basketball.

“Primeiro, dizer que esta conquista representa o trabalho, resiliência e perseverança. Não montamos um time, foi plantada uma semente e hoje estamos colhendo os frutos. Construção na base, que é o segredo. Construção de um grupo que se dedicou e abdicou de momentos de lazer, com foco em entregar 100% de dedicação ao vestir a camisa do São José Basketball”, comentou Leandro Leal, técnico do São José Basketball.

“Foi um campeonato muito difícil, onde todos os adversários valorizaram demais a nossa conquista, nossa, pois tivemos o apoio da Prefeitura e patrocinadores que acreditaram em nosso projeto. Agradeço a toda comissão técnica, a nossa coordenadora Ana Diniz, que fez o possível para que tivéssemos a possibilidade de participar deste campeonato”, completou o comandante do time joseense.

Foto: Maurício Almeida/CBB

 

Na definição do terceiro lugar, o Basquete Pinda-SP superou o BF Blumenau-SC, por 48 a 43 (26 a 23 no primeiro tempo). O jogo foi de alternâncias, com os dois times se revezando no comando dos quartos. O time paulista foi mais efetivo quando esteve na frente e isso deu o comando do placar no momento da definição – 10 a 12 (primeiro quarto), 16 a 11 (segundo quarto), 08 a 12 (terceiro quarto) e 14 a 08 (quarto final).

As atletas mais efetivas foram Izabela Costa (11 pontos e 05 rebotes) e Izabela Arnoni (09 pontos e 06 rebotes), pelo Basquete Pinda; Luana Nitsche (14 pontos, 03 rebotes e 03 bolas recuperadas) e Brenda Bleidão (10 pontos e 05 rebotes), em favor do BF Blumenau.

“Um prêmio para uma equipe que se mostrou profissional o ano inteiro, além de disciplinada dentro e fora de quadra. Criamos uma conexão em pouco tempo de trabalho muito boa com as meninas e fomos premiados ao garantir a terceira colocação. Não é o que queríamos, pois na semifinal comandamos o jogo contra o São José, mas no final não tivemos perna e psicológico para manter. Mérito do São José, mas é um reconhecimento para as jogadoras que lutaram bastante, deste grupo fantástico que montamos. É o segundo ano que terminamos o Campeonato Brasileiro com medalha e isso não tem preço”, comentou o técnico Luis Biondioli, do Basquete Pinda.

Classificação final: 1º) São José Basketball-SP, 2º) BAX Catanduva-SP, 3º) Basquete Pinda-SP, 4º) BF Blumenau-SC, 5º) Sport Recife-PE, 6º) Bradesco Esportes e Educação-SP, 7º) Nosso Clube/Vitaliza-PE, 8º) ADRM Maringá-PR e 9º) Shiro Saigo (RN)

Os destaques individuais foram esses:

Rebotes: Thaylane Viana Monteiro (BAX Catanduva)
Assistência: Mariana Sena de Queiroz Rocha (Sport Recife) e Isabela Cristina Moreira de Souza (BAX Catanduva)
Cestinha: Brenda Bleidão da Silva (BF Blumenau)
Jogador Mais Valioso (MVP) da Competição: Adrielly Francisco de Oliveira (BAX Catanduva)
Jogador Mais Valioso (MVP) da Final: Letícia dos Santos (São José Basketball)
Revelação: Vitória Romualdo Kons (BF Blumenau)

Quinteto Ideal: Adrielly de Oliveira (BAX Catanduva), Brenda Barros (Basquete Pinda), Brenda Bleidão (BF Blumenau), Letícia dos Santos (São José Basketball) e Thaylane Monteiro (BAX Catanduva)