BAX Catanduva garante a medalha de prata

Imagem: Divulgação

O São José Basketball (SP) sagrou-se bicampeão do Campeonato Brasileiro Sub-23 Feminino 2024 ao derrotar o anfitrião Ourinhos Basquete (SP), neste sábado (30 de novembro), por 61 a 59 (27 a 34 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Municipal José Maria Paschoalik (Monstrinho), na cidade de Ourinhos (SP), válida pela última rodada da Fase Final. Com esse resultado, o time comandado pelo técnico Leandro Leal fechou à disputa decisiva de forma invicta, somando três vitórias.

São José Basketball / Foto: pllayone/CBB

Jogo com dois tempos distintos, com a equipe da casa liderando os dois quartos iniciais e fechando o primeiro tempo na frente. Já nos dois finais, o time visitante cresceu de produção e conseguiu aplicar à virada para vencer a terceira na etapa decisiva e garantir a conquista do bi – 14 a 18 (primeiro quarto), 13 a 16 (segundo quarto), 15 a 09 (terceiro quarto) e 19 a 16 (quarto final).

As atletas mais efetivas do São José Basketball foram Maitê Ramirez (14 pontos, 03 rebotes e 06 assistências), Melissa Andressa (12 pontos, 06 rebotes e 03 assistências) e Laurah Isaías (12 pontos e 10 rebotes – double-double). Pelo Ourinhos Basquete: Maria Julia “Maju” de Souza (16 pontos, 08 rebotes e 04 assistências), Gabriellem Bernardes (10 pontos, 09 rebotes e 03 bloqueios) e Julia Letty (10 pontos e 03 rebotes).

“Primeiro, agradecer a Deus pela oportunidade de estar presente em mais uma conquista nacional. Foi um bicampeonato e estávamos cientes que teríamos dificuldades e pressão. As nossas meninas estão de parabéns, pois tiveram maturidade e paciência para suportar os momentos difíceis em cada jogo. Fizemos uma primeira fase bem abaixo do que gostaríamos e por pouco não ficamos fora das finais. A primeira fase abaixo que nos ajudou a corrigir e nos preparar melhor para a fase final”, destacou o técnico Leandro Leal, do time joseense.

“Na fase final estávamos mais equilibrados e prontos para os desafios, todas as equipes tiveram uma grande evolução e foram jogos bem difíceis”, completou o comandante do São José Basketball.

BAX Catanduva / Foto: pllayone/CBB

No outro jogo da rodada final, o BAX Catanduva (SP) superou o Basquete Pinda (SP), de virada, por 58 a 53 (31 a 43 no primeiro tempo), e garantiu a segunda colocação. Cada time liderou um tempo, ou seja, o representante cataduvense foi melhor no primeiro, enquanto a agremiação de Pindamonhangaba reagiu e comandou totalmente o segundo, assumindo a dianteira do marcador para vencer – 18 a 28 (primeiro quarto), 13 a 15 (segundo quarto), 16 a 07 (terceiro quarto) e 11 a 03 (quarto final).

As maiores pontuadoras do BAX Catanduva foram Bianca Neves (21 pontos e 16 rebotes – double-double) e Débora Pereira (14 pontos, 03 rebotes, 03 assistências e 05 bolas recuperadas). Em favor do Basquete Pinda: Nathalia Lima (15 pontos, 12 rebotes, 03 bolas recuperadas e 02 bloqueios – double-double) e Ana Clara (08 pontos e 03 rebotes).

A classificação final ficou assim: 1º) São José Basketball (02 vitórias), 2º) BAX Catanduva (02 vitórias e 01 derrota), 3º) Ourinhos Basquete (01 vitória e 02 derrotas) e 4º) Basquete Pinda (03 derrotas).

Destaques Individuais

Jogadora Mais Valiosa da Final: Laurah Isaías (São José Basketball)
Jogadora Mais Valiosa: Gabriellem Bernardes (Ourinhos Basquete)
Cestinha: Julia Letty (Ourinhos Basquete)
Rebote: Gabriellem Bernardes (Ourinhos Basquete)
Assistência: Ana Júlia (Basquete Pinda)
Sexta Jogadora: Isabela Chamorro (BAX Catanduva)
Melhor Técnico: Leandro Leal (São José Basketball)

Ourinhos Basquete / Foto: pllayone/CBB

Quinteto Ideal: Julia Letty (Ourinhos Basquete), Nathalia Lima (Basquete Pinda), Melissa Andrade (São José Basketball), Laurah Isaías (São José Basketball) e Gabriellem Bernardes (Ourinhos Basquete)

Tabela

28 de novembro (sexta-feira)
BAX Catanduva 42 x 54 São José Basketball
Basquete Pinda 51 x 67 Ourinhos Basquete

29 de novembro (sábado)
São José Basketball 63 x 39 Basquete Pinda
Ourinhos Basquete 55 x 62 BAX Catanduva

30 de novembro (domingo)
Basquete Pinda 53 x 58 BAX Catanduva
Ourinhos Basquete 59 x 61 São José Basketball

O Campeonato Brasileiro Sub-23 Feminino 2024 foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).