Equipes do Vale do Paraíba obtiveram êxito na rodada inicial
A Copa São Paulo Adulta Feminina 2023 seguiu nesta quarta-feira (05 de abril), com a realização de duas partidas, válidas pela rodada inicial do turno da primeira fase: São José Basketball/Atleta Cidadão e Basquete Pinda obtiveram êxito na estreia.
O São José Basketball/Atleta Cidadão derrotou a Pró-Esporte/Sorocaba, por 72 a 57 (38 a 24 no primeiro tempo), atuando no Complexo Teatrão, em São José dos Campos (SP). A equipe joseense começou bem e comandou as ações nos três primeiros períodos, assumindo a liderança do placar e desgarrando. Nos dez minutos finais, o time sorocabano ficou na frente, mas sem conseguir a aproximação necessária para tentar algo maior na
partida – 22 a 15 (primeiro quarto), 16 a 09 (segundo quarto), 19 a 07 (terceiro quarto) e 15 a 26 (quarto final).
As atletas mais efetivas foram Julia Letty (17 pontos), Brenda Souza (10 pontos e 07 rebotes) e Lucia Molina (10 pontos, 03 rebotes e 04 assistências), pelo time do Vale do Paraíba; Izabela Arnoni (16 pontos e 06 rebotes) e Myreya Neves (11 pontos e 05 rebotes), em favor da equipe do Interior.
“Foi uma estreia com uma vitória importante, um passo legal para iniciarmos essa caminhada na Copa São Paulo, com mais de 400 pessoas no ginásio, num ambiente super agradável. As meninas conseguiram fazer um grande jogo, conseguimos rodas todas meninas, o que foi importante para as mais novas. Isso valoriza muito o nosso trabalho e o nosso projeto, agradeço demais o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Campos, o São José Desportivo, todos os patrocinadores, comissão técnica e os demais envolvidos”, relatou o técnico Leandro Claret, do time joseense.
“Foi um jogo em que dominamos as ações, colocando um ritmo bem forte nos três primeiros quartos, depois o time deu uma caída e uma relaxada no último, mas conseguimos manter o placar e foi importante sair com o resultado positivo e manter a boa sequência que temos mantido desde o começo do ano”, completou o comandante do São José Basketball/Atleta Cidadão.
Já o Basquete Pinda passou pelo Santos/FUPES/Instituto Base, mesmo jogando na Arena Santos, na cidade de Santos (SP), por 64 a 47 (34 a 24 no primeiro tempo). A equipe do Vale do Paraíba foi melhor no primeiro tempo e conseguiu desgarrar. O time santista cresceu no retorno do intervalo e ficou ligeiramente na frente, mas o Basquete Pinda voltou ao seu melhor ritmo no período final para vencer fora de casa – 13 a 10 (primeiro quarto), 21 a 14 (segundo quarto), 15 a 17 (terceiro quarto) e 15 a 06 (quarto final).
As maiores pontuadoras foram Ketellin Flix (17 pontos e 05 rebotes) e Naomy Conceição (13 pontos, 03 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo time da Baixada Santista; Anna Santos (18 pontos e 04 rebotes) e Brendha Jesus (16 pontos e 05 rebotes), em favor da equipe do Vale do Paraíba.
“É um começo, na verdade é um recomeço, pois estamos com um time completamente diferente do ano passado, apenas uma atleta está conosco há algum tempo, mas as demais são todas novas. É um grupo mais novo, na temporada passada a média era de 22/23 anos e agora desceu para 19/20 anos. É um recomeço dentro de um trabalho que já vinha sendo feito no ano passado”, comentou o técnico Luis Bondioli, da equipe do Vale do Paraíba.
“Vamos seguir em busca dos mesmos resultados que obtivemos em 2022, quando conquistamos o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro Sub-23. Tentearemos montar uma equipe com essa mesma identidade. Acredito que vai dar certo, iniciamos bem e vamos seguir trabalhando para evoluir”, completou o treinador do Basquete Pinda.
A Copa São Paulo Adulta Feminina 2023 prossegue no sábado (08 de abril), às 18h (de Brasília), no ginásio Municipal José Maria Paschoalik (Monstrinho), em Ourinhos (SP), com o duelo entre Ourinhos Basquete/Semel/AOBE e São José Basketball/Atleta Cidadão, abrindo a segunda rodada da fase inicial.