Após cinco dias de doações em nove cidades do país, o LBF CAIXA Social arrecadou quase 4 mil brinquedos que serão distribuídos em diversas casas assistenciais nesta semana do Dia das Crianças. E o Basketball Santo André/APABA foi a grande equipe vencedora, com pouco mais de 2 mil brinquedos – e responsável por 52% da arrecadação total entre as equipes.
A equipe paulista realiza nesta quarta-feira (14 de outubro) a entrega dos itens em dois locais: o Instituto Beneficente Irmã Marli, no morro do Kibon, em Santo André (SP), e o Instituto Beneficente SOS Nova Vida, localizado em Suzano (SP), na grande São Paulo.
Na categoria LBF CAIXA Social Empresarial, a equipe vencedora foi o SESI Araraquara, que recebeu 350 itens de empresas parceiras, do total de 876 brinquedos que serão doados ao Grupo de Apoio a Solidariedade do Portador de HIV/AIDS de Araraquara (SP), o Gaspa. Além da equipe rubro-negra, apenas a Pró-Esporte/Sorocaba recebeu contribuições de parceiros comerciais.
BF Blumenau-SC, Ituano Basquete-SP, Pró-Esporte/Sorocaba-SP, Sampaio Basquete-MA, Basketball Santo André/APABA-SP, SESI Araraquara-SP, Sodiê Doces/LSB-RJ e Vera Cruz/Campinas-SP – as oito equipes inscritas em 2020 -, mais o Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva-SP, participam da ação social. No total, os 3.929 itens beneficiarão 12 entidades assistenciais.
“Mesmo com a paralisação dos jogos, os clubes aceitaram o desafio de promover mais este projeto social. A iniciativa foi tão bem recebida que tivemos a participação de Catanduva, que não estava na liga neste ano, mas também abraçou a causa. Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos”, comemora Valter Ferreira, presidente da Liga de Basquete Feminino (LBF).
Preocupação andreense com o social
O prêmio social é inédito para a equipe do ABC paulista, mas o primeiro campeão da LBF CAIXA demonstra novamente sua preocupação nas questões extra-quadra. Em 2019, as andreenses foram as grandes vencedoras do prêmio LBF nas Escolas, quando envolveram, durante toda a temporada, centenas de crianças de instituições de ensino municipais com a modalidade e desenvolveram o melhor programa entre as dez equipes da temporada.
LBF CAIXA Social
O prêmio LBF CAIXA Social é oferecido pela Liga de Basquete Feminino em parceria com a CAIXA, patrocinadora oficial da LBF. Prestar serviços de relevância social ou ambiental e causar impacto na comunidade em que se está inserido é questão vital para a LBF. Ações pontuais ou contínuas são encorajadas pela Liga como atividades essenciais para as equipes que desejam participar do principal torneio de basquete feminino do país.
Esta foi a terceira edição do prêmio, vencido em 2018 pelo Instituto Brazolin/São Bernardo/UNIP-SP e em 2019 pela Uninassau/Cabo de Santo Agostinho-PE.
LBF CAIXA Social 2020
Total: 3929 brinquedos arrecadados
1º: BASKETBALL SANTO ANDRÉ/APABA-SP: 2.057
Instituições beneficiadas: Instituto Beneficente Irmã Marli, no morro do Kibon, em Santo André (SP), e o Instituto Beneficente SOS Nova Vida, localizado em Suzano (SP)
2º: SESI ARARAQUARA-SP: 876 (350 empresariais)
Instituição beneficiada: Gaspa – Grupo de Apoio a Solidariedade do Portador de HIV/AIDS de Araraquara (SP)
3º: BLUMENAU-SC, 310
Instituição beneficiada: Lar Bethel, em Blumenau (SC)
4º: SODIÊ DOCES/LSB RJ, 215
Instituições beneficiadas: Casa De Acolhimento e Cidadania / Banco de Areia, Instituto S.O.S Reviver – Chatuba e Instituição Projeto Efraim, todas em Mesquita (RJ)
5º: ITUANO BASQUETE-SP, 184
Instituição beneficiada: Fundo Social de Solidariedade de Itu (SP)
6º: SAMPAIO BASQUETE-MA, 150
Instituição beneficiada: Centro de Obras Sociais Frei Antônio Sinibaldi, em São Luís (MA)
7º: TIETÊ AGROINDUSTRIAL/ BAX CATANDUVA-SP, 58
Instituição beneficiada: Projeto Social Igreja Adonai, Bairro Imperial, em Catanduva (SP)
8º: VERA CRUZ/CAMPINAS-SP, 50
Instituição beneficiada: a definir
9º: PRÓ-ESPORTE/ SOROCABA-SP, 29 (todas empresariais)
Instituição beneficiada: Casa do Menor de Sorocaba (SP)