Time andreense jogou com muita garra e determinação
O Basketball Santo André/APABA se manteve vivo na luta para chegar a grande final do Campeonato Paulista Feminino – 2020 ao derrotar o Sesi Araraquara, no sábado (12 de dezembro), por 62 a 56 (26 a 25 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Municipal Presidente Castelo Branco (Gigantão), a cidade de Araraquara (SP), no prosseguimento do returno da fase inicial. Com este resultado, o time comandado pela técnica Arilza Coraça chegou aos sete pontos, dividindo a segunda colocação com o Ituano Basquete e Sesi Araraquara.
O time andreense, que atuou desfalcado de duas pivôs (Ega Garvão e Maria Carolina), iniciou o jogo de forma irregular e o representante de Araraquara aproveitou para ficar em vantagem no quarto inicial (06 a 12). No segundo período, Arilza Coraça acertou a sua equipe em quadra e o time andreense cresceu bastante de produção, ficando na frente e assumindo o comando do marcador (20 a 12).
Na volta do intervalo, o equilíbrio foi a tônica e o Sesi Araraquara ficou ligeiramente na frente (16 a 18). Já nos dez minutos finais, no entanto, o Basketball Santo André/APABA voltou a crescer e com muita garra e determinação neutralizou os pontos fortes do time da casa para vencer e se manter vivo na luta para chegar a grande final do estadual (20 a 13).
Os destaques da partida foram Juliana Maria (15 pontos e 04 rebotes) e Tainá Paixão (12 pontos e 05 assistências), pelo time da casa; a cubana Ariadna Felipe (18 pontos e 09 rebotes) e Jaqueline de Paula (17 pontos), em favor do visitante.
Para a técnica Arilza Coraça, o time lutou e correu durante os 40 minutos. “Esta foi uma vitória da garra e determinação, pois não esmorecemos em nenhum momento do jogo; muito pelo contrário, foi uma entrega total. A Ariadna e a Jaqueline se revezaram na posição 04, porque a Letícia deu uma torcidinha no pé e como estávamos equilibrando as ações, guardamos essa jogadora para o final do jogo, quando atuamos com duas pivôs”, comentou.
“Todas as nossas jogadoras, sem exceção, foram muito guerreiras e de uma entrega total, principalmente a Jaqueline e a Ariadna, que jogaram fora da posição; a Bianca também atuou muito bem. Estamos comemorando cada resultado positivo”, acrescentou a treinadora andreense.
“Estamos felizes, graças a Deus o que foi proposto para esse jogo deu certo. O time está de parabéns pela garra, superação e por outra vez jogar duro até o final”, complementou a lateral Jaqueline de Paula.
Com um excelente trabalho de formação, o Basketball Santo André tem algumas jovens jogadoras compondo o elenco do time adulto e a técnica Arilza Coraça não tem receio de colocá-las para jogar. E nesta importante vitória, a guerreira Ana Paula Dias, de 16 anos, atuou por pouco mais de 13 minutos e contribuiu bastante para o êxito da equipe andreense, com quatro pontos marcados e duas bolas recuperadas.
“Precisávamos de uma jogadora com as características da Ana Paula, que é muito guerreira, tanto é que ela roubou uma bola no mano a mano e finalizou na bandeja. Estávamos precisando de uma atleta que rompesse a defesa e ela foi muito bem”, analisou Arilza Coraça.
O Basketball Santo André/APABA fecha a sua participação nesta fase enfrentando o Ituano Basquete, na quarta-feira (16 de dezembro), às 19h30 (de Brasília), no ginásio Municipal Benedito José do Espirito Santo Xavier da Silveira, em Itu (SP). Para se classificar, o representante do Grande ABC precisa vencer o seu jogo e torcer para que o Vera Cruz/Campinas derrote o Sesi Araraquara no outro duelo válido pela rodada final desta etapa, que está agendado para terça-feira (15 de dezembro), às 19h30 (de Brasília), em Araraquara (SP).