Uma vitória maiúscula. Assim pode ser definido o resultado positivo obtido pelo Basketball Santo André/APABA sobre o líder Ituano Basquete, nesta terça-feira (29 de junho), por 80 a 72 (42 a 28 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Municipal Parque Celso Daniel, na cidade de Santo André (SP), válido pelo returno da fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2021.

O resultado tem que ser ainda mais valorizado, visto que o time andreense não pôde contar com jogadoras experientes e importantes: a lateral cubana Ariadna Felipe, a também lateral Jaqueline de Paula e as pivôs Maria Carolina e Letícia Rodrigues. Por isso, a técnica Arilza Coraça não conseguiu conter a emoção.

“Num momento de êxtase como esse, ficamos sem palavras. O meu sentimento é de gratidão, principalmente para essas meninas mais jovens, que a cada dia nos surpreendem positivamente: Milena Rodrigues (22 anos), Aninha Dias (17 anos) e Stephany Gonçalves (16 anos), Lays da Silva (22 anos), além da Glenda Cruz, Sassá Gonçalves e Carol Ribeiro, que são um pouco mais experientes. Não se intimidaram e foram para cima, honrando o brasão do Santo André, com raça e galhardia, que me levaram às lagrimas”, relatou.

“Só quem ama Santo André sabe o que significa honrar esse brasão. E as meninas fizeram isso com muita coragem e sabedoria. Foram fantásticas. Derrotaram uma equipe experiente, que conta com grandes jogadoras, muitas delas que acabaram de servir à Seleção Brasileira. Nós, humildemente, tivemos o Choco (assistente), com um equilíbrio maravilhoso, a Leila dos Santos (preparadora física) mostrando que estamos bem fisicamente, além do Markão, que dá todo o suporte de fisioterapia”, acrescentou a treinadora.

“Uma alegria imensa. É um jogo que temos que guardar na memória e no coração e, principalmente emanar o sentimento de gratidão a Deus pela proteção ao nosso time. Mesmo com todos os problemas tivemos, especialmente com a covid-19, estamos superando tudo. Quem nos representa está fazendo isso com muita força e coragem”, completou Arilza.

 

Foto: Miriam Rosenberger/Divulgação

 

Jogo
Depois de um primeiro quarto equilibrado, o Basketball Santo André/APABA cresceu bastante de produção e desgarrou no segundo. Na volta do intervalo, o Ituano tentou se recuperar e ficou na frente, mas o time do Grande ABC recuperou o seu melhor ritmo nos dez minutos finais e brecou a tentativa de reação do adversário para vencer – 19 a 18 (primeiro quarto), 23 a 10 (segundo quarto), 21 a 28 (terceiro quarto) e 17 a 16 (quarto final).

As atletas mais efetivas foram Glenda Cruz (30 pontos, 07 rebotes e 03 bloqueios) e Sassá Gonçalves (15 pontos, 08 rebotes e 07 assistências), pelo time da casa; Patty Teixeira (26 pontos) e Érika de Souza (17 pontos e 17 rebotes – double-double), em favor do visitante.

Com este resultado, o Basketball Santo André/APABA aparece na quinta colocação na classificação geral. O próximo desafio das comandadas de Arilza Coraça será contra o Vera Cruz/Campinas, no dia 04 de julho (domingo), às 10h30 (de Brasília), no mesmo local.

Foto: Miriam Rosenberger/Divulgação
Foto: Miriam Rosenberger/Divulgação