As cidades de Jaraguá do Sul e Brusque serão as sedes das disputas masculina e feminina, respectivamente
O Estado de Santa Catarina, que melhor trabalha hoje com o basquete, recebe mais uma competição nacional: as etapas Sul-Sudeste do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-18. Do dia 31 a 04 de junho, Jaraguá do Sul (SC), e Brusque (SC) sediam as competições masculina e feminina, respectivamente, com representantes de todos os estados das regiões e mais de 150 atletas em quadra.
Este é o ano de retomada da competição de seleções estaduais pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). A etapa Nordeste já foi disputada e a Sul-Sudeste, tem a parceria da Federação Catarinense de Basketball (FCB) e apoio da Trimania para sua realização.
“Para nós é uma honra receber essa competição que marca o retorno de uma tradição do nosso basquete, numa ação importante da CBB. A gente apoia porque sabe o quão valioso é promover as seleções de base, é onde temos um intercâmbio com as mais diversas escolas do país e um local para conhecermos os talentos de cada estado. Estamos na torcida pelas equipes catarinenses, mas mais importante que a vitória, é o desenvolvimento do basquete brasileiro”, falou o presidente da FCB, Fábio Deschamps.
Cada seletiva tem quatro vagas em disputa para a etapa nacional que será realizada no segundo semestre. O feminino será na Arena Brusque, que recebe 60 atletas das seleções de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Ao todo, as equipes disputam 12 partidas, com a grande decisão sendo no sábado (04 de junho).
Já no ginásio Arthur Müller, em Jaraguá do Sul (SC), 96 atletas de oito seleções masculinas entram em quadra: Santa Catarina A e B, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Serão quatro jogos por dia, totalizando 20 partidas ao fim da competição.
Início das seleções permanentes
Para a competição, Santa Catarina se preparou ao longo de todo o mês de maio com três encontros. Mas além da etapa do Brasileiro, eles também marcam o início do projeto das seleções permanentes, que visam desenvolver os talentos do estado a médio e longo prazo.
A ideia é expandir esse projeto para as seleções Sub-15 e Sub-17, tudo isso com acompanhamento especial e apoios como bolsas escolares que visam sua permanência no estado e fortalecem a formação do atleta, do cidadão e também do basquete catarinense.
“Nas seleções permanentes nós já cadastramos 30 atletas feminino e 35 do masculino para termos um acompanhamento do desempenho deles em quadra, testes físicos e psicológicos, além da preocupação com o pós-carreira. A ideia é que a linha de trabalho seja uma só nas três categorias e esperamos que surta efeito, mas temos que entender que o esporte não é uma ciência exata, tem muitas variantes, mas a expectativa é a melhor possível”, finalizou o vice-presidente da FCB e coordenador do projeto, Sérgio Carneiro, o Serjão.