Em partida realizada na manhã deste domingo (11 de março), o Sampaio Corrêa Basquete repetiu o script da última partida e sofreu para bater o Blumenau Basquete, por 55 a 50, no ginásio Castelinho, em São Luís (MA). O triunfo é o sétimo da equipe na LBF CAIXA – o quinto seguido – e mantém o time na vice-liderança da competição, com 77,8% de aproveitamento e 16 pontos na tabela.
A armadora norte-americana Briahanna Jackson foi a cestinha da partida, com 14 pontos e ainda teve 09 rebotes. Joice Coelho também veio bem do banco, adicionando 13 pontos em 26 minutos em quadra. Bibiano teve 10 pontos e foi a única jogadora de Blumenau a alcançar dígitos duplos na pontuação.
Apesar disso, foi Blumenau quem começou melhor a partida, com Mariana Camargo convertendo todos os sete pontos tentados e liderando a parcial 18×8 da equipe de Santa Catarina no primeiro quarto. Porém, a ala/armadora não pontuaria mais na partida, anulada pela defesa do Sampaio, que se acertou e tratou de devolver a mesma parcial no segundo período para levar a partida à igualdade no intervalo em 26 pontos. Blumenau também sofreu baixa com a lesão da ala Perez, que torceu o tornozelo ainda no primeiro período e ficou fora do resto do jogo.
Ainda assim, Blumenau dominou a partida na volta do intervalo. Apesar de marcar apenas 13 pontos, conseguiu limitar o ataque do Sampaio a 33% de aproveitamento e abrir dois de vantagem. Foi então que o Sampaio resolveu definir. Com Ziomara em dia ruim (apenas 01 ponto em 28 minutos), Tati Pacheco, Joice Coelho e Vitória Marcelino chamaram a responsabilidade e somaram 15 dos 19 pontos do tricolor no último quarto para arrancar a quinta vitória seguida.
“O momento chave foi quando a gente conseguiu acertar a defesa. Passamos a pressionar e causamos alguns erros delas. Fomos mais agressivas no ataque também, e essa mudança de atitude foi a chave pra gente conseguir essa vitória. É ótimo jogar em casa, com torcida empurrando. Isso também leva a gente pra cima e faz a gente querer mais, em busca da vitória”, disse a ala Tati Pacheco.
“O Blumenau é um time muito perigoso de se enfrentar e quero ressaltar o trabalho do Camargo. Pecamos no primeiro quarto e depois reagimos com caráter e identidade, através de uma defesa muito agressiva até os últimos momentos”, acrescentou o técnico Virgil Lopez.
“Fiquei triste com a derrota, mas ao mesmo tempo feliz pela postura que tivemos durante todo o jogo. Defendemos muito bem, mas não fomos efetivos no ataque, talvez com a Wale [Perez] em quadra teríamos mais efetividade. Mas elas lutaram o tempo todo. Havíamos conversado sobre mudança de postura e atitude e isso tem acontecido. Trabalharemos mais ainda para que no próximo final de semana possamos fazer dois bons jogos e ir em busca de duas vitórias [contra Santo André/APABA e São Bernardo/Instituto Brazolin/Unip]”, analisou João Camargo, técnico do Blumenau.
Com uma vitória e uma derrota na viagem ao nordeste, a equipe catarinense figura na quinta posição, com 40% na campanha e 14 pontos.