Time maranhense faz valer o mando de quadra nos dois primeiros jogos da série decisiva

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sampaio Basquete se aproximou do título da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 ao derrotar o Vera Cruz/Campinas, nesta segunda-feira (15 de agosto), por 80 a 57 (32 a 26 no primeiro tempo), em jogo válido pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – final, disputado no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). Com este resultado, a equipe comandada pelo técnico Rodrigo Galego abriu dois a zero na disputa decisiva.

O primeiro tempo foi amarrado, com os dois times errando bastante. A equipe da casa perdeu várias bolas (14 nos dois quartos iniciais), enquanto o visitante pecou nas finalizações. Com esse panorama, o Sampaio Basquete conseguiu vantagem no trabalho de garrafão, especialmente com a pivô Érika de Souza, e desgarrou um pouco – 16 a 16 (primeiro quarto) e 16 a 10 (segundo quarto).

O terceiro quarto começou favorável ao representante paulista, que foi mais efetivo, mas aos poucos a agremiação maranhense foi crescendo e conseguiu a recuperação, aproveitando também o desgaste do adversário para abrir vantagem. Nos dez minutos finais, o Sampaio Basquete administrou bem, não deixando o Vera Cruz/Campinas reagir para vencer a segunda na série final – 20 a 13 (terceiro quarto) e 28 a 18 (quarto final).

As atletas mais efetivas foram a porto-riquenha Jennifer O’neill (18 pontos, 05 assistências e 04 bolas recuperadas), Gabriela Guimarães (15 pontos e 07 rebotes) e Érika de Souza (18 pontos e 17 rebotes – double-double), pelo time da casa; Emanuely de Oliveira (15 pontos e 08 rebotes) e Tassia Carcavalli (13 pontos), em favor da equipe visitante.

“Fizemos o nosso dever de casa, vencendo os dois jogos em casa. Sabíamos que seria importante para esta série final confirmar o nosso mando de quadra. Conseguimos um desempenho melhor neste segundo jogo e abrimos uma vantagem maior para vencer bem”, comentou a pivô Gabriela Guimarães, do Sampaio Basquete.

“Sentimos a falta da Letícia, a segunda pivô que perdemos para essa disputa final. Com isso, tivemos que mudar a nossa forma de jogar e o Sampaio aproveitou o apoio do torcedor para vencer. Temos que buscar as correções para o próximo jogo, que será na nossa casa”, analisou a ala/pivô Emanuely de Oliveira, do Vera Cruz/Campinas.

 

Foto: João Marcos/Sampaio Basquete

 

O terceiro jogo, que pode ser o decisivo, acontece no sábado (20 de agosto), ás 11h (de Brasília), em Campinas (SP). Um novo resultado positivo garante o título ao Sampaio Basquete.

Tabela

1º Jogo – 13 de agosto (sábado)
Sampaio Basquete 69 x 63 Vera Cruz/Campinas, em São Luís (MA)

2º Jogo – 15 de agosto (segunda-feira)
Sampaio Basquete 80 x 57 Vera Cruz/Campinas, em São Luís (MA)

3º Jogo – 20 de agosto (sábado)
11h: Vera Cruz/Campinas x Sampaio Basquete, em Campinas (SP)

4º Jogo – 22 de agosto (segunda-feira) – se necessário
18h45: Vera Cruz/Campinas x Sampaio Basquete, em Campinas (SP)

5º Jogo – 27 de agosto (sábado) – se necessário
10h30: Sampaio Basquete x Vera Cruz/Campinas, em São Luís (MA)