O Sampaio Basquete conquistou a sua primeira vitória na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2021 ao superar o Basketball Santo André/APABA, neste sábado (1º de maio), por 70 a 55 (32 a 26 no primeiro tempo), em duelo válido pela fase inicial, disputado no ginásio Costa Rodrigues, na cidade de São Luis (MA).
O time andreense, no entanto, começou bem e ficou na frente no quarto inicial, mas não conseguiu manter o ritmo. Aí, a maior experiência da equipe maranhense prevaleceu, com destaque para Gil Justino. A pivô comandou o crescimento do Sampaio, que ficou em vantagem nos três períodos seguintes para desgarrar e vencer – 11 a 17 (primeiro quarto), 21 a 09 (segundo quarto), 21 a 20 (terceiro quarto) e 17 a 09 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Gil Justino (19 pontos, 05 rebotes, 03 assistências e 02 bolas recuperadas) e Jeanne Morais (18 pontos e 09 rebotes), pelo time da casa; a cubana Ariadna Felipe (14 pontos e 08 rebotes) e Glenda Cruz (12 pontos e 11 rebotes – double-double), em favor do visitante.
“Essa vitória significou muito e tirou um peso de cima da nossa equipe, pelo menos é o que estou sentindo. O time tem meninas muito jovens, inexperientes, mas super dispostas a trabalhar, melhorar e evoluir em prol do grupo. Desde o primeiro jogo, quando havíamos treinado apenas uma semana, trabalhamos bem, mas não tem como implantar uma filosofia de trabalho nesse curto período. Desta forma, o primeiro foi um balde de água fria, o segundo já foi menos pior, mas ainda assim ficamos com aquela amargura, salientando que poderíamos ter feito melhor”, relatou Gil.
“Nas últimas duas partidas já atuamos melhor, contra grandes equipes (Vera Cruz/Campinas e Ituano Basquete) e tivemos o jogo na mão, mas pecamos em alguns aspectos em momentos cruciais. Neste duelo contra o Santo André, poderia ter sido melhor, mas foi um grande passo e as meninas que vão chegar somarão muito com o elenco. Tenho certeza que iremos colher muitas coisas boas lá na frente”, acrescentou a pivô do Sampaio.
“Temos que focar o momento, em termos de disposição e gana, todas as atletas aqui têm um comprometimento muito grande de trabalho, sempre com pensamento positivo. E quando as coisas não dão certo acaba sendo um pouco frustrante, mas agora tiramos esse peso, já que atuamos melhor e impusemos o nosso ritmo. É trabalhar forte para os próximos jogos, que serão igualmente difíceis, já que esta edição da LBF está muito competitiva. É gostoso jogar assim, com todas equipes demonstrando crescimento, pois deixa o campeonato e basquete ainda mais bonitos”, completou Justino, que foi eleita o destaque da partida.
Com este resultado, o Sampaio Basquete aparece no sexto lugar, com uma vitória e quatro derrotas. Já o Basketball Santo André/APABA ocupa a sétima colocação com cinco pontos, ainda sem vencer.
O próximo compromisso do Sampaio Basquete será contra o KOT/Blumenau, no dia 07 de maio (sexta-feira), às 19h (de Brasília), novamente no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). O Basketball Santo André/APABA encara o AEC/Tietê Agroindustrial/BAX Catanduva, na mesma data, às 17h (de Brasília), no ginásio Municipal Parque Celso Daniel, em Santo André (SP).