AD Santo André, com apenas seis jogadoras na rotação, fez um jogo de superação e inteligência, mas não conseguiu manter o ritmo no período final
A série melhor-de-três do playoff – semifinal da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022 foi aberta neste sábado (09 de julho), no ginásio Municipal Laís Elena (Complexo Pedro Dell’Antonnia), em Santo André (SP), com a vitória do Sampaio Basquete sobre a AD Santo André, por 82 a 69 (43 a 33 no primeiro tempo), no ‘Clássico San-Sam‘.
O primeiro quarto foi bastante agradável. O Sampaio Basquete largou na frente ao usar muito bem o trabalho de garrafão com a pivô Erika de Souza, mesclando com algumas bolas de fora. Aos poucos a AD Santo André foi se acertando defensivamente e melhorando o seu aproveitamento ofensivo para igualar o jogo, chegando a liderar o placar. Na parte final do período, no entanto, o time maranhense cresceu e reassumiu a ponta para fechar os dez minutos iniciais na frente (22 a 17).
Na sequência, com melhores opções de banco e uma rotação bem maior, a equipe visitante conseguiu manter o ritmo e a diferença cresceu um pouco no segundo período, contando com boa performance da ala/armadora Tainá Paixão e da armadora Alana Gonçalo, que entrou bem em quadra. Já o time da casa seguiu jogando com muita luta e empenho, buscando vencer o desgaste (21 a 16).
Na volta do intervalo foi a vez do time andreense imprimir um ritmo forte nos dois lados da quadra e logo baixou a vantagem, jogando de forma inteligente e determinada, com boas performances de Glenda Cruz, Vanessa “Sassa” Gonçalves e Lays da Silva, que já vinham bem e cresceram ainda mais. Com isso ficou na frente no terceiro quarto e encostou (18 a 26).
No período final, comandado por Tainá Paixão, Erika de Souza e Gabriela Guimarães, o Sampaio cresceu de produção e fisicamente sobrou – Santo André contou com apenas seis jogadoras na rotação e isso pesou muito no final, pois o Sampaio colocou as suas dez atletas em quadra. Desta forma, o time maranhense abriu uma boa diferença e venceu o ‘Clássico San-Sam’ fora de casa (21 a 10).
As principais pontuadoras da partida foram Vanessa “Sassa” Gonçalves (20 pontos, 10 rebotes e 03 assistências – double-double) e Glenda Cruz (14 pontos e 11 rebotes – double-double), pelo representante paulista; Tainá Paixão (29 pontos, 07 rebotes e 04 assistências) e Érika de Souza (20 pontos e 08 rebotes), em favor da agremiação maranhense.
“Vitória do temos conversado entre nós, que é a consistência. O time seguiu jogando da forma como deveria, atravessou momentos difíceis por méritos da grande equipe do Santo André, que atuou com intensidade. E, mesmo assim tivemos a tranquilidade para manter a vantagem no placar e fechar bem a partida. Então, esta foi uma vitória da consistência, da cabeça no lugar e do corpo quente e cabeça gelada para tomar boas decisões”, analisou o técnico Rodrigo Galego, do Sampaio Basquete.
O segundo jogo desta série, que pode ser o decisivo, está agendado para sexta-feira (15 de julho), às 19h (de Brasília), no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA). Uma nova vitória garante o Sampaio Basquete na grande final.
Semifinal
Sampaio Basquete 1 x 0 AD Santo André
01: AD Santo André 69 x 82 Sampaio Basquete
02: 15 de julho (sexta-feira), às 19h, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA)
03 (se necessário): 17 de julho (domingo), às 17h, no ginásio Costa Rodrigues, em São Luís (MA)
Sesi Araraquara x Vera Cruz Campinas
01: 10 de julho (domingo), às 17h, na Arena Concórdia, em Campinas (SP)
02: 16 de julho (sábado), às 11h30, no ginásio do Sesi, em Araraquara (SP)
03 (se necessário): 18 de julho (segunda-feira), às 19h30, no ginásio do SESI, em Araraquara (SP)
(*) Todos no horário de Brasília (DF)
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias garantem vaga no playoff – final da Liga de Basquete Feminino (LBF) 2022.