Time maranhense fechou a série das quartas em dois a zero
Foi no sufoco, mas o Sampaio Basquete conseguiu conter a tentativa de recuperação do Basketball Santo André/APABA no final e alcançou a segunda vitória na série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2021. O time maranhense venceu por 67 a 64 (34 a 30 no primeiro tempo) e fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.
O duelo foi bastante disputado e amarrado, com nenhuma das equipes conseguindo desgarrar no marcador e as defesas prevalecendo. O Sampaio foi ligeiramente melhor nos dois quartos iniciais, comandando o placar sem abrir muito – 18 a 16 (primeiro quarto) e 16 a 14 (segundo quarto).
Na volta do intervalo, valeu a orientação dada pela técnica Arilza Coraça, visto que o time andreense retornou bem melhor e igualou as ações, ficando na frente no terceiro período. Já nos dez minutos finais, o elenco pesou em favor da equipe maranhense, que conseguiu conter a tentativa de recuperação do adversário nos segundos finais para vencer e fechar a disputa – 14 a 18 (terceiro quarto) e 19 a 16 (quarto final).
As atletas mais efetivas foram a norte-americana Katrina Pardee (13 pontos, 08 rebotes e 05 bolas recuperadas) e Gil Justino (11 pontos, 07 rebotes e 01 bloqueio), pelo time da casa; a cubana Ariadna Capiró (23 pontos e 08 rebotes) e Sassa Gonçalves (18 pontos, 10 rebotes, 03 assistências e 01 bloqueio – double-double), em favor do visitante.
“Sabíamos que essa vitória seria difícil, pois era o jogo da morte para o Santo André. Tivemos muito cuidado para podermos fazer um bom jogo e defender bem. Hoje eu vi uma defesa um pouco mais organizada – a gente está em um bom caminho sobre isso. Nós temos que melhorar nosso ataque de zona e trabalhar mais a bola nesse sentido, pois isso fez falta hoje. Agora temos que esperar o adversário. A série lá está indefinida, mas já vamos ‘scoutear‘ os dois times”, comentou o ‘entraîneur’ Virgil López, do Sampaio.
Na semifinal, o Sampaio Basquete vai enfrentar o vencedor da outra série, que envolve Sesi Araraquara e KOT/Blumenau. O time catarinense lidera a disputa (1 a 0).