O Sampaio Basquete garantiu classificação a grande final da Liga de Basquete Feminino (LBF CAIXA) – 2019 ao derrotar o Basketball Santo André/APABA/Caoa Chery, nesta segunda-feira (15 de julho), por 75 a 42 (31 a 14 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Costa Rodrigues, na cidade de São Luís (MA), pela segunda rodada da série melhor-de-três do playoff – semifinal. Com este resultado, a equipe maranhense fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.
Atuando ao lado de sua torcida, o Sampaio já iniciou a partida em ritmo forte, sem dar chances ao rival; com isso, logo abriu vantagem. Nos demais períodos, a diferença aumentou, uma vez que a equipe da casa esteve sempre no comando do marcador – 13 a 02 (primeiro), 18 a 12 (segundo), 25 a 12 (terceiro) e 19 a 16 (quarto).
Os nomes importantes da partida foram Tainá Paixão (17 pontos e 03 rebotes) e Raphaella Monteiro (14 pontos e 07 rebotes), pelo time da casa; Izabela Andrade (11 pontos e 06 rebotes) e Erika Leite (09 pontos e 04 rebotes), em favor do visitante.
“A gente levou um susto lá (em Santo André) e veio muito concentrada para o jogo. E essa concentração refletiu na nossa defesa. No primeiro tempo elas fizeram pouquíssimos pontos e isso fez o resultado da partida. Estou muito feliz, agora é final”, comentou a armadora Tainá Paixão, do Sampaio.
“Hoje foi um jogo que nada encaixou ofensivamente. Com isso, vieram muitos erros e bolas forçadas, e o índice de aproveitamento nessas bolas é baixíssimo. E do outro lado tinha uma equipe que não perdoou esses erros. Até a nossa defesa, que vinha sendo nosso carro-chefe, não conseguiu se segurar, e quando é assim, não tem jeito. O jogo de hoje não foi a cara do Santo André, às vezes acontece. Mas o que fica é a luta e garra de toda uma temporada”, analisou Izabela Andrade, do Santo André.
Na primeira partida da série semifinal, o Sampaio Basquete já havia conquistado o resultado positivo, mesmo atuando no Grande ABC, por 61 a 59.
O adversário do time maranhense na grande final sai da outra disputa semifinal, que envolve Uninassau/Cabo de Santo Agostinho e Vera Cruz/Campinas. A equipe pernambucana lidera a série, pois venceu o primeiro jogo.