Cestinha da partida salienta importância das vitórias em casa
O Sampaio Basquete é o representante brasileiro na fase inicial da Liga Sul-americana Feminina de Clubes – 2019. A equipe maranhense, que está no Grupo B, irá jogar no Coliseo Teodoro Gallegos Borja, em Riobamba, no Equador, de 23 a 25 de maio. As demais agremiações da chave são: Club Lums e Leonas, ambos do país sede – a outra equipe seria o Vera Cruz Campinas, que desistiu da disputa.
A lateral Raphaella Monteiro, da equipe brasileira, estudou os rivais. “Já assisti vídeos para conhecer mais os nossos adversários. O Sampaio Basquete está preparado, vamos dar o nosso melhor em quadra”, comentou.
“Trata-se de uma competição muito dura, vamos enfrentar duas equipes locais, por isso, vamos esperar jogos duros, mas o nosso time está bem preparado e a expectativa é fazer bons jogos para conseguir a classificação, que é o nosso objetivo nesta etapa inicial da Liga Sul-americana”, complementou a pivô Letícia Rodrigues.
Os jogos do Sampaio Basquete são estes:
– 23 de maio (quinta-feira): Club Lums x Sampaio Basquete, às 18h (de Brasília)
– 24 de maio (sexta-feira): Sampaio Basquete x Leonas, às 18h (de Brasília)
– 25 de maio (sábado): Leonas x Club Lums, às 18h (de Brasília)
“Muito importante esse retorno da Liga Sul-americana, depois de alguns anos. As equipes equatorianas são sempre protagonistas, antigamente havia a UTE e agora figuram o Club Lums, que conta com três norte-americanas muito boas e várias atletas da sua seleção, como Doris Lasso, Dayana Salcedo e Viviana Zurita, e o Leonas, que também possui jogadoras do selecionado nacional, como Leyda Macías, Marjorie Caicedo e Alejandra Yépes, e três estrangeiras muito boas”, analisou o técnico do Sampaio Basquete, Cristian Santander.
“São dois rivais muito difíceis, além disso, vamos jogar em local com altitude e isso traz um pouco mais de dificuldades. Outra diferença é que estamos jogando a Liga de Basquete Feminino (LBF), enquanto esses dois rivais estão se preparando apenas para esta competição, mas vamos com boas expectativas, mas sabendo que esta é uma competição sempre difícil e muito competitiva”, complementou Santander.
De acordo com o regulamento, as duas melhores equipes do Grupo B se qualificam para o Final Four, que já tem os representantes do Grupo A definidos: Quimsa (Argentina) e Club Copacabana de Antioquia (Colômbia). Pelo regulamento, nesta fase inicial, as equipes jogam entre si, dentro da sua respectiva chave, em turno único.
Já o Final Four será realizado nos dias 30 de maio (quinta-feira) e 1º de junho (sábado), em local a ser definido pelo departamento técnico da Confederação Sul-americana de Basketball (Consubasquet).