AD Santo André entra forte e ganha a primeira na competição

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Sampaio Basquete (MA) deu prosseguimento ao bom momento na Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa 2025) ao derrotar o Pontz São José Basketball (SP), nesta sexta-feira (28 de março), por 79 a 57 (37 a 29 no primeiro tempo), em partida disputada no ginásio Georgiana Pflueger (Castelinho), na cidade de São Luís (MA). Com isso, o time comandado pelo técnico David Pelosini manteve o 100% de aproveitamento no campeonato.

Foto: João Marcos/Sampaio

O time maranhense, no entanto, não iniciou bem o jogo, visto que o primeiro quarto foi totalmente favorável à equipe joseense. Nos dois períodos seguintes, o Sampaio Basquete cresceu e comandou os dois períodos seguintes, conseguindo aplicar a virada e desgarrou. A igualdade nos dez minutos finais não mudou o panorama – 05 a 22 (primeiro quarto), 32 a 07 (segundo quarto), 24 a 10 (terceiro quarto) e 18 a 18 (quarto final).

As atletas mais efetivas do Sampaio Basquete foram Vanessa “Sassa” Gonçalves (21 pontos, 12 rebotes e 03 bolas recuperadas – double-double) e Gabi Guimarães (20 pontos, 12 rebotes e 04 bolas recuperadas – double-double). Pelo Pontz São José Basketball: a colombiana Manuela Rios (12 pontos) e Laurah Isaías (10 pontos e 11 rebotes – double-double).

“Superação e confiança no trabalho. Tivemos um começo infeliz e nos recuperamos ainda no primeiro tempo. O time está feliz e jogando um basquete bem elaborado. Gostei muito do que vi hoje”, destacou o técnico David Pelosini, do Sampaio Basquete.

Com este resultado, o Sampaio Basquete lidera a competição, somando cinco vitórias. O Pontz São José Basketball aparece no quinto lugar, com duas vitórias e duas derrotas.

A AD Santo André (SP) conquistou a primeira vitória ao suplantar a ADRM Maringá (PR), por 81 a 61 (49 a 27 no primeiro tempo), mesmo jogando no ginásio da ARCOM, em Maringá (PR). Ciente da necessidade de vencer, o time andreense começou em ritmo forte e liderou os dois primeiros quartos. Com isso, logo assumiu a dianteira do placar e abriu vantagem. Nos períodos finais, a AD Santo André controlou bem o placar favorável para obter o resultado favorável fora de casa – 25 a 10 (primeiro quarto), 24 a 17 (segundo quarto), 17 a 20 (terceiro quarto) e 15 a 14 (quarto final).

Foto: Carlos Jr/Maringá

As máximas anotadoras da ADRM Maringá foram Thailane Viana (20 pontos e 13 rebotes – double-double) e Geovana Thainá (12 pontos e 04 rebotes). Pela AD Santo André: a cubana Ineidis Casanova (28 pontos, 04 rebotes, 04 assistências e 04 bolas recuperadas) e Isabella Cristina (13 pontos, 04 rebotes e 02 bloqueios).

“Começamos em um ritmo muito forte. As meninas assimilaram muito bem o plano de jogo, tanto na defesa como no ataque e executaram muito bem. No segundo tempo mantivemos o bom ritmo e, apesar da reação do Maringá no terceiro quarto, conseguimos fechar bem a partida”, comentou o técnico Rafael Souza, da equipe andreense.

Na classificação geral, a AD Santo André ocupa a nona posição, contabilizando uma vitória e três derrotas. A ADRM Maringá está no oitavo lugar, com uma vitória e duas derrotas.

A fase inicial da Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa 2025) tem sequência neste sábado (29 de março), às 17h (de Brasília), na Arena Sodiê, em Mesquita (RJ), com a partida entre Sodiê Mesquita e Unimed/Campinas.

A Liga de Basquete Feminino (LBF Caixa) é uma competição organizada pela Liga de Basquete Feminino (LBF), que conta com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).