Na única partida de domingo (1º de abril), o Sampaio Basquete levou o clássico do nordeste. Mesmo fora de casa, a equipe comandada por Virgil Lopez derrotou a Uninassau por 74 a 58, no ginásio Wilson Campos, no Recife (PE), e alcançou sua oitava vitória seguida. A equipe não perde há 45 dias, desde a derrota por 60 a 52 para o Presidente Venceslau em 15 de fevereiro.
A cestinha do jogo foi a pivô Gil Justino, da Uninassau, com 21 pontos. Tati Pacheco, com 19 pontos, e outras três titulares com 10+ pontos – Ziomara, Leila e Jackson – comandaram a vitória boliviana no dia em que Joice Coelho, autora de 06 pontos e 04 rebotes em 19 minutos, comemorou 25 anos.
“Hoje conseguimos uma vitória referência e a defesa foi um grande arquiteto disso. No ataque, o coletivo funcionou e estamos colhendo o fruto do trabalho. Conseguir essa vitória representa muito, ainda mais perdendo 12 bolas”, disse Virgil Lopez.
O clássico começou com alto nível ofensivo e as equipes afiadas, com mais de 50% de aproveitamento. Perfeitas em suas tentativas, Ziomara e Briahanna Jackson deixaram o Sampaio em vantagem ao fim do 1º período. Jogadora mais votada pelo público para compor a seleção da LBF no Jogo das Estrelas, Gil veio para o jogo no segundo período, anotando 11 os 15 pontos da Uninassau e ajudando a manter a equipe próxima no placar, chegando até a empatar a 34 pontos, mas o Sampaio soube levar cinco pontos de vantagem ao intervalo.
No segundo tempo, mais do segundo quarto: a Uninassau encostava, mas não conseguia passar a frente no contador. Com uma virose e longe das condições ideais de jogo, Tassia comandou o terceiro período do time pernambucano, anotando seis pontos em duas bolas de longe – ela terminaria com 09. Lorraine conseguiu novamente empatar o jogo em 43 pontos, mas o Sampaio teve calma para retomar a liderança e não mais perdê-la.
No quarto e último período, a melhor defesa da LBF CAIXA limitou as principais jogadoras da Uninassau, possibilitando que o ataque deslanchasse nos minutos finais. A superioridade nos arremessos, rebotes e assistências se traduziu em vantagem nos pontos – parcial 20×08 e vitória por 16 pontos.
Ziomara terminou o jogo com 17 pontos, 05 rebotes e 70% nos arremessos. Briahanna Jackson seguiu perfeita e terminou a partida com 11 pontos em 11 tentados, 06 rebotes, 06 assistências e 5 roubos de bola. Leila teve uma de suas melhores atuações no ano, com 14 pontos, 08 assistências e 04 rebotes. Além de Gil, apenas Casanova chegou aos 10 pontos pela Uninassau – a cubana também apanhou 08 rebotes, deu 06 passes e roubou 04 bolas.
A derrota fez a Uninassau voltar ao quarto lugar na tabela – havia se beneficiado com a derrota do Santo André/Apaba na quinta-feira.
“Sabíamos que não seria fácil enfrentar a melhor defesa do campeonato. Pecamos em alguns aspectos defensivos e no ataque perdemos bolas bobas, não executamos as jogadas como foi pedido, acredito que por ansiedade também e isso nos custou o resultado. No decorrer da semana, precisamos treinar e focar nos nossos erros para não cometer os mesmos. Quanto melhor terminarmos na classificação, será melhor para os playoffs”, analisou Gil.
A partida também foi a última na casa da equipe pernambucana nesta primeira fase. A equipe termina o segundo turno com três duelos decisivos fora de casa: contra Vera Cruz Campinas (12 de abril), Funvic/Ituano (14 de abril) e Santo André/APABA (20 de abril). Com os mesmos adversários pela frente, o próximo compromisso do Sampaio será o Funvic/Ituano no dia 12.