Treinador comandou o campeão Sampaio Basquete, que realizou grande campanha
Eleito pela Liga de Basquete Feminino (LBF) o ‘Melhor Treinador da LBF 2022’, Rodrigo Galego esteve na quarta-feira (16 de novembro), na sede da entidade, em Americana (SP), onde recebeu seu troféu das mãos do presidente Ricardo Molina. No comando do Sampaio Basquete e estreando na liga, o técnico levou o time maranhense ao seu terceiro título na história, derrotando o Vera Cruz/Campinas série melhor-de-cinco do playoff – final (3 a 0).
“Tanto o título quanto essa premiação foram construídos por muitas mãos. Fico feliz em recebê-la pessoalmente na sede da LBF, mas aproveito para dividi-la com toda a Comissão Técnica, que fez um trabalho incrível e que me abraçou desde o primeiro dia da minha chegada”, declarou o comandante.
Também sei que essa premiação se deve muito à incrível postura da equipe desde o início da competição, às atletas que, com seu profissionalismo, entregaram essa campanha maravilhosa. Também à torcida do Sampaio Basquete, que lotou o ginásio, torceu de perto e de longe e encheu essa equipe de confiança para reconquistar o título para o estado do Maranhão. Recebo com muita alegria e orgulho, mas certo de que sou mais um no meio dessa multidão que trabalhou para alcançar esse resultado”, completou Galego.
Anunciado há um ano, Galego tornou-se o primeiro treinador brasileiro da história do Sampaio Basquete. Após um início de sete vitórias consecutivas na LBF 2022, a equipe maranhense fechou a fase de classificação na segunda posição, com 14 triunfos em 18 jogos. Nos Playoffs, já com os reforços de atletas como Érika de Souza, Alana Gonçalo e Tainá Paixão, repetiu 2019 e teve campanha invicta de sete vitórias, passando por Sport/Glória do Goitá nas quartas de final (2 a 0), AD Santo André nas semifinais (2 a 0) e Vera Cruz Campinas na decisão (3 a 0), com médias de 78,4 pontos por jogo e 62,4 sofridos. No total, a campanha do Sampaio sob Galego registrou 21 vitórias e um aproveitamento de 84%.
Carioca radicado em Brasília (DF), Rodrigo Leonardo, o Galego, de 43 anos, se torna o mais jovem do seleto rol que inclui nomes como Laís Elena (eleita na temporada 2010/2011), Antonio Carlos Vendramini (eleito por três vezes entre 2014 e 2018), João Camargo (2021), Roberto Dornelas (2014), Lisdeivi Pompa (2016), Cristian Santander (2019) e Luiz Zanon (2012 e 2013).
Após a conquista do título, Galego foi contratado pela Unifacisa, equipe de Campina Grande (PB) que disputa a temporada 2022/2023 do Novo Basquete Brasil (NBB). Já o Sampaio anunciou, no último dia 03, o retorno do argentino Cristian Santander para 2023.