Ao lado do vice Carlos Renato Donzelli, a chapa única foi eleita por aclamação
A Liga Nacional de Basquete (LNB) tem um novo presidente. Por aclamação, em Assembleia Geral realizada através de vídeo conferência nesta quinta-feira (22 de dezembro), os clubes elegeram Rodrigo Franco Montoro para conduzir a entidade pelos próximos dois anos, a partir de janeiro de 2023. A vice-presidência geral segue com Carlos Renato Donzelli, que exerceu a mesma função no mandato de Delano Franco, que se encerra oficialmente no próximo dia 31 de dezembro. O pleito teve apenas uma chapa inscrita.
Rodrigo e Donzelli terão a missão de liderar a Liga num momento importante: fundada em 2008, a instituição completará 15 anos em agosto de 2023 com o desafio de se manter uma referência no mercado brasileiro.
Diretor de basquete do Pinheiros, Rodrigo Montoro tem 48 anos e é advogado formado pela PUC-SP, exercendo a profissão desde 1996. É um apaixonado por basquete “desde sempre” e começou a defender o EC Pinheiros em 1984, passando por todas as categorias de base do clube até chegar ao sub-21, em 1994. Também disputou três temporadas do Campeonato Paulista Adulto (Divisão A2) pelo Mackenzie.
Já o francano Carlos Donzelli é diretor Executivo da Holding do Grupo Luiza, composta por empresas que atuam nos setores de tecnologia, serviços financeiros e varejo, e é o atual presidente do Conselho do Sesi Franca Basquete.
O novo presidente destaca a união dos clubes como o principal pilar de sustentação da Liga Nacional. Da mesma forma, exalta o trabalho realizado pela diretoria comandada por Delano Franco nos últimos dois anos.
“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a confiança de todos os clubes e dizer que o que existe é a ‘Presidência da Liga’ e não o ‘Presidente da Liga’. Todos nós, clubes, somos a presidência da Liga. Então, conto com o apoio e com a colaboração de todos para que a gente consiga fazer uma gestão forte e sobretudo participativa. Quero agradecer também ao Delano, que mesmo com todas as dificuldades que enfrentou por conta da pandemia conseguiu, com muita responsabilidade e competência, manter a Liga forte e em pleno crescimento. E esse agradecimento eu estendo à toda a diretoria, ao corpo técnico da Liga, e, em especial, ao Donzelli. Esse é um duplo agradecimento, primeiro pelo excelente trabalho ao lado do Delano e segundo por ter aceito continuar como vice-presidente e compor a chapa comigo”, explica Montoro.
Já Carlos Donzelli ressalta o papel fundamental da Liga no basquete brasileiro garantindo modernidade, responsabilidade e transparência na gestão da modalidade. “Primeiro quero agradecer ao Delano, por estes anos que estivemos juntos, e ao Rodrigo, pelo convite para fazer parte deste novo ciclo. O basquete nacional passa por um processo de reconstrução e todos os agentes desse ecossistema têm a responsabilidade de buscar a convergência por um só objetivo: colocar o basquete do Brasil de novo entre os melhores do mundo, lugar de onde nunca deveria ter saído. A Liga é um pilar essencial que representa o que há de mais moderno em gestão esportiva e eu espero que possamos prosseguir com os avanços conquistados através da luta de nossos clubes dentro e fora de quadra”, completa o vice-presidente geral da LNB.