Falta pouco para o começo do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2021. A hora está chegando e antes de os times entrarem em quadra, o momento é de preparação, inclusive para as sedes que receberão turno e returno das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia. Por conta da pandemia, o campeonato será jogado em formato de sedes, com o Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Brusque (SC) e Ponta Grossa (PR) recebendo partidas na primeira fase da competição.
A Conferência Gerson Victalino terá sua sede do turno em Goiânia (GO), com o Vila Nova/AEGB como anfitrião, entre 07 a 14 de fevereiro. O returno será entre 07 a 14 de março, com o Botafogo FR sendo o mandante.
Já a Conferência Hélio Rubens Garcia terá a Liga Esportiva Ponta Grossa como sede, entre 22 de fevereiro a 1º de março. O returno será na casa do AD Brusque, entre 22 a 29 de março.
Todas as equipes deverão seguir os protocolos de Retorno ao Esporte estabelecidos pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e pelas áreas de saúde dos municípios e Governo Federal.
O Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2021 será disputado em sistema de sedes. A novidade foi aprovada pelos clubes e visa dar mais segurança aos atletas e todo o ecossistema do basquete diante dos últimos gráficos da pandemia da COVID-19, que cresce praticamente em todo o Brasil e dificulta projeções.
As equipes das Conferências Gerson Victalino e Hélio Rubens Garcia irão se enfrentam em jogos de turno e returno, em sedes, sem mexer no formato da competição. Oitavas-de-final, quartas e o Final Four terão suas sedes definidas futuramente.
Conferência Gerson Victalino: Botafogo FR, Basket Osasco, Anápolis Vultures, Vila Nova/AEGB, Basquete Blumenau e Blackstar Joinville
Conferência Hélio Rubens Garcia: Ponta Grossa/NBPG, ADRM/Maringá, Londrina Basketball, Basquete Brusque, União Corinthians e Joinville Basquete
Fonte: CBB