Já o CA Paulistano é o único time que segue com 100% de aproveitamento
A 2ª etapa da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB 2023) prosseguiu nesta sexta-feira (21 de julho), no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP). As equipes do Grupo A da competição seguem se enfrentando nos confrontos que ainda não haviam acontecido na 1ª etapa e, assim, fechando os jogos da chave. Os seis jogos que movimentaram a competição de aspirantes e a invencibilidade do Caxias do Sul Basquete foi quebrada, além disso, o Sesi Franca Basquete emplacou mais uma vitória e segue na cola do SC Corinthians Paulista e do CA Paulistano, o último invicto.
A segunda fase da LDB 2023 segue até o 26 de julho (quarta-feira), com sedes no Paulistano (Grupo A) e em São José (Grupo B). Os quatro melhores de cada grupo se classificam para as finais, que acontecerão no Paulistano, entre os dias 29 de agosto e 03 de setembro.
Rio Claro deu fim à invencibilidade de Caxias
Logo no primeiro confronto do dia, o Caxias do Sul Basquete entrou em quadra afim de garantir sua sétima vitória e dar sequência à campanha invicta, mas se deparou com um Rio Claro determinado a vencer o duelo. É bem verdade que quem dominou o jogo até o intervalo foi a equipe do Sul, que venceu o primeiro período, por 20 a 15, e o segundo, por 20 a 16, levando uma vantagem sólida ao fim do primeiro tempo, por 40 a 31. O ala/pivô, Vini Chagas, mais uma vez foi destaque do Caxias, com um double-double: 11 pontos e 15 rebotes.
A volta do intervalo foi de um Rio Claro mais eficiente, vencendo o terceiro quarto, por 19 a 12, e diminuindo a vantagem do Caxias para apenas dois pontos – 52 a 50. Arthur Costa ditou o ritmo do jogo e foi o destaque absoluto do duelo, marcando 18, dos 21 pontos do Rio Claro no último período, o que sacramentou a vitória da equipe do interior paulista, por 71 a 63. O armador terminou o jogo com incríveis 34 pontos no jogo, o recorde da edição 2023 desta LDB.
Próximos Jogos: Sesi Franca Basquete x Caxias do Sul Basquete (11h15) e Rio Claro Basquete x Joinville (20h15)
Sesi Franca embalado na segunda fase
O segundo duelo do dia colocou frente a frente Sesi Franca Basquete e Thalia Coritiba Monsters. A equipe do interior paulista imprimiu seu alto ritmo durante os três primeiros quartos no jogo e a reação do adversário veio no último período, mas não foi o suficiente para garantir a vitória. Com um show de Reynan, o Franca carimbou a vitória, por 81 a 66. O ala/armador deixou a quadra com 27 pontos na conta e foi o cestinha da partida. Quem também teve atuação de destaque foi o armador João Mini, que acumulou 14 pontos e 6 assistências no duelo.
Próximos Jogos: Sesi Franca Basquete x Caxias do Sul Basquete (11h15) e SC Corinthians Paulista x Thalia Coritiba Monsters (09h)
Alvinegro paulista vence o ‘Duelo dos Xarás’
O SC Corinthians Paulista entrou em quadra afim de superar a derrota no jogo anterior, diante do Pato Basquete. O Timão enfrentou o EC União Corinthians, no ‘Duelo dos Xarás’ e foi amplamente superior na maior parte do jogo. Após um primeiro tempo de ritmo forte, o time da capital paulista foi para o intervalo com uma vantagem de 11 pontos no placar – 43 a 32. O armador Landeira foi quem liderou em pontos a partida e acumulou 18 pontos na conta.
O terceiro período seguiu a mesma narrativa do que vinha sendo o jogo e o Corinthians venceu o quarto, por 31 a 12. A equipe de Santa Cruz do Sul até reagiu no último período da partida, vencendo o quarto por 21 a 15, mas não foi o suficiente para vencer o jogo. Vitória alvinegra, por 89 a 65. Dois jogadores do timão terminaram o jogo com double-double: Jonathan (ala) teve 12 pontos e 12 rebotes e Dani Moreira (ala/pivô), com 13 pontos e 13 rebotes.
Próximos Jogos: SC Corinthians Paulista x Thalia Coritiba Monsters (09h) e São Paulo FC x EC União Corinthians (15h45)
Paulistano segue firme
O penúltimo jogo do dia foi do Paulistano, dono da casa. O Tigre enfrentou o Joinville e manteve o bom ritmo que tem sido costume nesta edição da Liga de Desenvolvimento, afinal, a equipe da capital paulista não sabe o que é perder na competição e somou mais uma vitória. Sem perder nenhum quarto do jogo, o Paulistano abriu uma vantagem sólida do adversário no primeiro tempo, indo para o intervalo com o placar de 45 a 27. Mais uma vez, Henrique Seixas mostrou seu valor em quadra, o ala/armador do CAP veio do banco e somou 17 pontos e foi o cestinha do duelo.
O segundo tempo, seguiu o mesmo ritmo do que vinha sendo o jogo, um Paulistano que foi eficiente e sacramentou a sua sétima vitória na LDB 2023. 97 a 57 para os donos da casa. A coletividade do Tigre foi incrível mais uma vez, com sete jogadores saindo de quadra com 10 pontos ou mais.
Próximos Jogos: CA Paulistano x Pato Basquete (18h) e Rio Claro Basquete x Joinville (20h15)
Pato Basquete emplaca segunda vitória
O último jogo do dia foi entre Pato Basquete e São Paulo, e foi equilibrado do início ao fim. Depois de perder o primeiro quarto – 15 a 13 -, o time do sul do país deu o troco no segundo período, vencendo por 17 a 12 e levando um placar de 30 a 27 a seu favor para o intervalo. O pivô Gabriel Novaes, do Pato, foi o destaque do duelo, somando 22 pontos e 17 rebotes, double-double para o camisa 13.
O terceiro quarto foi o mais equilibrado do jogo, empatado em 19 a 19, e o último período seguiu no mesmo ritmo. O Pato conseguiu sacramentar sua vitória, vencendo o último quarto e carimbando o triunfo, por 67 a 62.
Próximos Jogos: São Paulo FC x EC União Corinthians (15h45) e CA Paulistano x Pato Basquete (18h)
A competição acontece com apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).