Resumo das partidas do 4º dia nos Jogos Olímpicos de Tóquio – Fase de classificação

Jogo 1 – Masculino – Grupo “B”

NIGÉRIA 92 x 99 ALEMANHA
Nigéria e Alemanha fizeram uma partida dramática onde tivemos 13 trocas de comando do placar e por 14 vezes acusando empate. Um dado muito curioso neste 1º confronto olímpico entre as seleções, ficou por conta dos pontos dos jogadores que vieram do banco. A seleção nigeriana teve 76% dos pontos anotados por jogadores que vieram do banco, com destaque para o ala do Milwaukee Bucks, Jordan Nwora com 33 pontos, sendo 21 em 7 bolas convertidas de 3 pontos em 12 tentadas (58,3%), 7 rebotes e 3 assistências. Os jogadores que vieram do banco da Alemanha colaboraram com 42% dos pontos da equipe.

Ao final da partida a seleção alemã teve 5 jogadores com dígitos duplos em pontos, a saber: o pivô do CSKA, Johannes Voigtmann (19 pontos e 7 rebotes), o ala/pivô, do Orlando Magic, Moritz Wagner (17 pontos e 3 rebotes), o ala/pivô Danilo Barthel (14 pontos e 3 assistências), o armador do Alba Berlin, Maodo Lo (13 pontos e 9 assistências) e o armador/ala do Bayern Munchen, Andrea Obst (12 pontos e 32 rebotes).

A 2ª derrota na competição, colocou a seleção africana numa posição delicada no grupo. Jogará a sua última partida na fase de classificação contra a Itália, no sábado, dia 31 de julho, com a obrigação de vencer e torcer por uma derrota da Alemanha para a Austrália, que se enfrentam no mesmo dia. Caso tenhamos esta combinação de resultados, teremos um tríplice empate entre Nigéria, Itália e Alemanha.

As 4 equipes fazem parte do grupo “B” da fase de classificação. Os dois melhores classificados avançam para a fase de quartas de final. O 3º colocado poderá estar nesta fase desde que fique entre os dois melhores terceiros colocados dos 3 grupos (A, B e C) da fase de classificação.

Jogo 2 – Masculino – Grupo “A”

USA 120 x 66 IRAN
Depois da partida sonolenta e a consequente derrota para a França por 83 x 76, no primeiro jogo na competição, os Estados Unidos não quiseram saber do abismo técnico existente entre o basquetebol praticado nos dois países e aplicaram uma tremenda surra na fraca seleção iraniana. Tinha que sobrar para alguém.

Jogando com muita seriedade, o time com estrelas da NBA não quis saber de brincadeira e logo no 1º tempo colocou 30 pontos de frente (60 x 30). Visivelmente preocupados em apagar a péssima imagem da estreia, os americanos não tiraram o pé do acelerador e continuaram o massacre. A etapa complementar foi muito parecida com os 20 primeiros minutos, numa mostra do que os próximos adversários vão encontrar.

O armador Damian Lillard, do Portland Trail Blazers, com 21 pontos, todos eles conquistados em 7 bolas de 3 pontos convertidas em 13 tentadas (53,8%) e 5 assistências, foi o nome do jogo. Além da boa performance de Lillard, os Estados Unidos ainda contaram com boas atuações dos finalizadores Jayson Tatum, do Boston Celtics (14 pontos e 4 rebotes) e Devin Booker, do Phoenix Suns (16 pontos e 4 rebotes). O destaque da seleção asiática foi o pivô Hamed Haddadi com 14 pontos e 7 rebotes.

A seleção do Iran vai jogar contra a França e os Estados Unidos contra a República Tcheca, ambos no sábado, dia 31 de julho, no encerramento do grupo na fase de classificação.

As 4 equipes fazem parte do grupo “A” da fase de classificação. Os dois melhores classificados avançam para a fase de quartas de final. O 3º colocado poderá estar nesta fase desde que fique entre os dois melhores terceiros colocados dos 3 grupos (A, B e C) da fase de classificação.

Jogo 3 – Masculino – Grupo “B”

ITÁLIA 83 x 86 AUSTRÁLIA
Na história dos Jogos Olímpicos, Itália e Austrália tinham se enfrentado 4 vezes com duas vitórias para cada lado. Com o triunfo obtido nesta 4ª feira, numa partida muito equilibrada, os australianos agora lideram em 3 a 2 o duelo entre duas das cinco seleções com o maior número de aparições no basquetebol masculino. A Austrália com 15 aparições e nenhuma medalha e a Itália com 13 aparições e duas pratas conquistadas, uma em 1980, em Moscou, e outra em 2004, em Atenas.

Com 5 jogadores atingindo dígitos duplos em pontos, a Austrália soube distribuir bem a pontuação, num jogo altamente coletivo, expressado pelas 26 assistências contra 16 do rival. O pivô Jock Landale com 18 pontos, 7 rebotes e 3 assistências, e o armador Patty Mills com 16 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, foram os destaques da equipe vencedora. Pela equipe italiana, o ala Simone Fontecchio (22 pontos e 4 rebotes) e o armador/ala Nico Mannion (21 pontos, 3 rebotes e 7 assistências), combinaram para 43 pontos, ou seja, 51,8% dos pontos da equipe.

As equipes voltam ao batente no próximo sábado, dia 31 de julho. A Austrália contra a Alemanha e a Itália num jogo de vida ou morte contra a Nigéria.

As 4 equipes fazem parte do grupo “B” da fase de classificação. Os dois melhores classificados avançam para a fase de quartas de final. O 3º colocado poderá estar nesta fase desde que fique entre os dois melhores terceiros colocados dos 3 grupos (A, B e C) da fase de classificação.

Jogo 4 – Masculino – Grupo “A”

REPÚBLICA TCHECA 77 x 97 FRANÇA
No somatório dos quartos intermediários (2º e 3º quartos), a França massacrou a República Tcheca impondo um cruel placar de 28 x 55. Com poucas chances de virar o jogo, a República Tcheca entrou no último quarto pensando em diminuir a diferença já de olho numa possível classificação como um dos 2 melhores terceiros colocados.

O armador/ala Evan Fournier, do Boston Celtics, com 21 pontos, sendo 9 em 3 bolas de 3 pontos convertidas em 6 tentadas (50%), 2 rebotes e 3 assistências, foi o nome do jogo. A França ainda contou com boas jornadas do ala Nando De Colo (17 pontos e 8 assistências) e do pivô Vincent Poirier (14 pontos e 5 rebotes).

Os pivôs Jan Vesely (19 pontos, 5 rebotes e 3 assistências) e Ondrej Balvin (18 pontos e 8 rebotes) foram os destaques da República Tcheca. O armador Tomas Satoransky, do Chicago Bulls, com 14 pontos e 10 assistências, caracterizando o double/double, mereceu elogios dos companheiros e comissão técnica.

Os dois times voltam a jogar no sábado, dia 31 de julho. A República Tcheca terá pela frente um osso duro de roer, a forte equipe dos Estados Unidos, enquanto a França defenderá a liderança do grupo contra o Iran.

As 4 equipes fazem parte do grupo “A” da fase de classificação. Os dois melhores classificados avançam para a fase de quartas de final. O 3º colocado poderá estar nesta fase desde que fique entre os dois melhores terceiros colocados dos 3 grupos (A, B e C) da fase de classificação.

Grupos e classificação

Masculino

Grupo “A”
1º – França – 2 j / 2 v / 0 d / 4 pg
2º – USA – 2 j / 1 v / 1 d / 3 pg
3} – República Tcheca – 2 j / 1 v / 1 d / 3 pg
4º – Iran – 2 j / 0 v / 2 d / 2 pg

Grupo “B”
1º – Austrália – 2 j / 2 v / 0 d / 4 pg
2º – Itália – 2 j / 1 v / 1 d / 3 pg
3} – Alemanha – 2 j / 1 v / 1 d / 3 pg
4º – Nigéria – 2 j / 0 v / 2 d / 2 pg

Grupo “C”
1º – Eslovênia – 1 j / 1 v / 0 d / 2 pg
2º – Espanha – 1 j / 1 v / 0 d / 2 pg
3º – Japão – 1 j / 1 v / 0 d / 1 pg
4º – Argentina – 1 j / 1 v / 0 d / 1 pg

Feminino

Grupo “A”
1º – Espanha – 1 j / 1 v / 0 d / 2 pg
2º – Sérvia – 1 j / 1 v / 0 d / 2 pg
3} – Korea – 1 j / 0 v / 1 d / 1 pg
4º – Canadá – 1 j / 0 v / 1 d / 1 pg

Grupo “B”
1º – USA – 1 j / 1 v / 0 d / 2 pg
2º – Japão – 1 j / 1 v / 0 d / 2 pg
3} – França – 1 j / 0 v / 1 d / 1 pg
4º – Nigéria – 1 j / 0 v / 1 d / 1 pg

Grupo “C”
1º – China – 1 j / 1 v / 0 d / 2 pg
2º – Bélgica – 1 j / 1 v / 0 d / 2 pg
3} – Austrália – 1 j / 0 v / 1 d / 1 pg
4º – Porto Rico – 1 j / 0 v / 1 d / 1 pg

Legenda: J = jogo / v = vitória / d = derrota / pg = ponto ganho

Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário