23 de janeiro de 2025 (09 jogos do dia 22 de janeiro)
1 – Minnesota Timberwolves 115 x 114 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.025 (100%).
Numa partida com 9 trocas de comando do placar e 12 empates registrados, o Minnesota Timberwolves bateu fora de casa o Dallas Mavericks e subiu uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, onde atualmente é o 8º colocado, com 44 jogos, 23 vitórias e 21 derrotas. O Dallas Mavericks caiu duas posições na mesma conferência e agora é o 9º colocado, com a mesma campanha do rival.
Esta foi a terceira e última partida entre as equipes na temporada regular, com duas vitórias para o Minnesota Timberwolves.
Ao término da partida, o Minnesota Timberwolves teve 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaques para o ala Jaden McDaniels, que anotou 27 pontos, recorde de pontos na sua carreira na NBA, e o armador/ala Anthony Edwards, que contribuiu com 21 pontos, 5 rebotes e 7 assistências.
Pelo Dallas Mavericks, o armador Kyrie Irving se destacou com 36 pontos, 4 rebotes e 9 assistências, enquanto o ala PJ Washington também teve um bom desempenho, anotando 30 pontos, recorde de pontos na temporada. Vale lembrar que o Dallas Mavericks está jogando desde o dia 25 de dezembro sem seu principal pontuador, o armador Luka Doncic, que sofreu uma lesão na panturrilha da perna esquerda no jogo contra o mesmo Timberwolves.
O Dallas Mavericks estará em um back-to-back fora de casa contra o Oklahoma City Thunder, enquanto o Minnesota Timberwolves receberá no sábado o Denver Nuggets.
2 – Phoenix Suns 108 x 84 Brooklyn Nets
Local: Barclays Center, do Brooklyn, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 17.077 (97%).
Com inteiro domínio da partida, vencendo 3 dos 4 quartos, o Phoenix Suns não encontrou dificuldades para bater o Brooklyn Nets, conquistando sua terceira vitória nos últimos 4 jogos. Isso garantiu a manutenção da 10ª colocação na Conferência Oeste, com 43 jogos, 22 vitórias e 21 derrotas. Por outro lado, o Brooklyn Nets amargou a décima derrota nos últimos 11 jogos e permanece na 12ª colocação da Conferência Leste, com apenas 14 vitórias em 45 jogos.
Este foi o segundo e último jogo entre as equipes na temporada regular, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante.
Os destaques do Phoenix Suns foram o armador/ala Devin Booker, com 32 pontos, 2 rebotes e 6 assistências, e o ala Kevin Durant, que contribuiu com 24 pontos, 8 rebotes e 3 assistências.
Pelo Brooklyn Nets, o destaque ficou com o armador/ala Keon Johnson, que anotou 20 pontos, além de registrar 7 rebotes e 2 assistências.
Os dois times serão mandantes no próximo sábado: o Phoenix Suns enfrentará o Washington Wizards, enquanto o Brooklyn Nets jogará contra o Miami Heat.
3 – Detroit Pistons 114 x 104 Atlanta Hawks
Local: State Farm Arena, na cidade de Atlanta, no estado da Georgia. Público: 13.983 (85%).
Entrando nos últimos 12 minutos da partida com uma vantagem de 22 pontos, o Detroit Pistons, que havia perdido 7 dos últimos 8 jogos para o Atlanta Hawks, conquistou sua quarta vitória nos últimos 6 jogos e subiu 3 posições na tabela de classificação da Conferência Leste, onde, no momento, ocupa a 6ª colocação com 23 vitórias em 44 jogos.
O Atlanta Hawks amargou a segunda derrota consecutiva e caiu uma posição na mesma conferência, agora ocupando a 7ª colocação, com 43 jogos, 22 vitórias e 21 derrotas.
Este foi o segundo jogo entre as equipes na temporada regular, com duas vitórias do Detroit Pistons. O terceiro jogo será realizado no dia 3 de fevereiro na cidade de Detroit, no estado de Michigan, casa dos Pistons. O quarto e último jogo acontecerá no dia 23 de fevereiro na cidade de Atlanta, no estado da Geórgia, casa dos Hawks.
O armador Cade Cunningham foi o grande destaque do Detroit Pistons e do jogo, anotando 29 pontos, 6 rebotes e 11 assistências. Vale citar também o bom trabalho do armador/ala Malik Beasley, que contribuiu com 19 pontos e 2 rebotes.
Pelo Atlanta Hawks, o destaque ficou com o armador/ala Dyson McDaniels, que registrou 20 pontos e 10 rebotes. O armador e cestinha da equipe na competição, Trae Young, contribuiu com 13 pontos e 9 assistências.
O Atlanta Hawks estará em um back-to-back em casa contra o Toronto Raptors, enquanto o Detroit Pistons viajará até a cidade de Orlando, no estado da Flórida, para enfrentar no sábado o Orlando Magic.
4 – Utah Jazz 114 x 123 Oklahoma City Thunder
Local: Paycom Center, na cidade de Oklahoma, no estado de Oklahoma. Público: 17.509 (96%).
Com uma atuação espetacular do armador Shai Gilgeous-Alexander, que anotou 54 pontos, recorde de pontos na sua carreira na NBA, além de 8 rebotes, 5 assistências e 3 roubos de bola, o Oklahoma City Thunder venceu o Utah Jazz e manteve a liderança da Conferência Oeste, com apenas 7 derrotas em 43 jogos. O Utah Jazz, por sua vez, ocupa a última colocação da mesma conferência, com 10 vitórias em 42 jogos.
Além do excelente desempenho de Gilgeous-Alexander, a equipe contou também com o bom trabalho do ala/pivô Jalen Williams, que contribuiu com 25 pontos, 3 rebotes e 2 assistências. O destaque do Utah Jazz foi o ala/pivô John Collins, que registrou 22 pontos e 12 rebotes.
Este foi o segundo jogo entre as equipes na temporada regular, com duas vitórias do Oklahoma City Thunder. Os jogos 3 e 4 serão disputados nos dias 21 de fevereiro e 11 de abril, respectivamente, na cidade de Salt Lake City, no estado de Utah, casa do Jazz.
O Oklahoma City Thunder estará em um back-to-back em casa contra o Dallas Mavericks, enquanto o Utah Jazz viajará até a cidade de Memphis, no estado do Tennessee, para enfrentar no sábado o Memphis Grizzlies.
5 – Charlotte Hornets 120 x 132 Memphis Grizzlies
Local: FedEx Forum, na cidade de Memphis, no estado do Tennessee. Público: 15.971 (90%).
Contando com o apoio da sua apaixonada torcida, o Memphis Grizzlies levou para o vestiário uma espetacular vantagem de 30 pontos (94 a 64). Na etapa complementar, a equipe apenas administrou o placar e conquistou a sua quarta vitória consecutiva, o que deixou a equipe na 3ª colocação da Conferência Oeste, com 44 jogos, 29 vitórias e 15 derrotas. Enquanto isso, o Charlotte Hornets teve interrompida uma sequência de 3 vitórias consecutivas, permanecendo na 13ª colocação da Conferência Leste, com 40 jogos, 11 vitórias e 29 derrotas.
Este foi o primeiro jogo entre as equipes na temporada regular, com uma vitória para o Memphis Grizzlies. O segundo e último jogo acontecerá no dia 8 de abril, na cidade de Charlotte, no estado da Carolina do Norte, casa do Hornets.
Os destaques do Grizzlies foram o armador/ala Desmond Bane, que anotou 24 pontos, pegou 2 rebotes e distribuiu 8 assistências; e o armador Luke Kennard, que contribuiu com 23 pontos, sendo 21 deles em 7 bolas de três convertidas de 11 tentativas, com um aproveitamento de 63,6%. Vale citar também o bom trabalho do ala/pivô Jaren Jackson Júnior, conhecido como “JJJ”, que fez 22 pontos. O armador Ja Morant também teve um desempenho sólido, com 16 pontos e 13 assistências.
Pelo Charlotte Hornets, o pivô Mark Williams destacou-se com 38 pontos — recorde de pontos na sua carreira na NBA — além de 9 rebotes e 5 assistências.
Na próxima sexta-feira, ambos os times serão mandantes: o Charlotte Hornets enfrentará o Portland Trail Blazers, enquanto o Memphis Grizzlies jogará contra o New Orleans Pelicans.
6 – Cleveland Cavaliers 108 x 109 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 16.719 (92%).
Numa partida dramática e decidida nos segundos finais, o Houston Rockets derrotou na noite desta quarta-feira o Cleveland Cavaliers. O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes nas suas respectivas conferências. O Cleveland Cavaliers é o líder da Conferência Leste, com 46 jogos, 36 vitórias e 7 derrotas, enquanto o Houston Rockets ocupa a vice-liderança da Conferência Oeste, com 43 jogos, 29 vitórias e 14 derrotas.
Este foi o primeiro jogo entre as equipes na temporada regular, resultando em uma vitória para o Houston Rockets. O segundo e último confronto acontecerá no dia 25 de janeiro, na cidade de Cleveland, no estado de Ohio, casa do Cavaliers.
O armador Fred VanVleet foi o destaque do Houston Rockets, anotando 26 pontos — sendo 21 deles em 7 bolas de três convertidas de 12 tentativas, com um aproveitamento de 58,3%. O pivô Alperen Sengun também teve uma boa atuação, contribuindo com 18 pontos, 11 rebotes e 4 assistências.
Pelo lado do Cleveland Cavaliers, o armador Darius Garland também se destacou com 26 pontos, além de 2 rebotes e 5 assistências. O armador/ala Donovan Mitchell, que é o cestinha da equipe na competição, anotou 19 pontos, pegou 3 rebotes e distribuiu 3 assistências. Vale ressaltar o trabalho do pivô Jarrett Allen, que registrou um duplo-duplo com 17 pontos e 13 rebotes.
Na próxima rodada, os dois times serão visitantes: o Cleveland Cavaliers jogará na sexta-feira na cidade da Filadélfia contra o Philadelphia 76ers, enquanto o Houston Rockets enfrentará mais uma vez o Cleveland Cavaliers no sábado.
7 – Golden State Warriors 117 x 123 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da California. Público: 17.832 (100%).
Numa partida com dois tempos bem distintos, o primeiro foi dominado pelo Golden State Warriors, que liderou com uma diferença de 17 pontos (65 x 48). No entanto, na etapa complementar, o Sacramento Kings mostrou total domínio, vencendo a parcial por 75 a 52, ou seja, uma vantagem de 23 pontos. Com essa vitória, o Kings conquistou sua décima vitória nos últimos 11 jogos e subiu duas posições na tabela de classificação da Conferência Oeste, agora ocupando a 7ª colocação, com 43 jogos, 23 vitórias e 20 derrotas.
Por outro lado, o Golden State Warriors permanece na 11ª colocação da mesma conferência após sofrer sua quarta derrota nos últimos 6 jogos, contabilizando também 43 jogos, mas com 21 vitórias e 22 derrotas.
Este foi o segundo confronto entre as equipes na temporada regular, com duas vitórias para o Sacramento Kings. O terceiro jogo acontecerá no dia 22 de fevereiro na cidade de Sacramento, na Califórnia, enquanto o quarto e último jogo será no dia 13 de março em San Francisco.
Os destaques do Sacramento Kings foram o ala DeMar DeRozan, que anotou 32 pontos, pegou 5 rebotes e distribuiu duas assistências, e o ala/pivô Domantas Sabonis, que contribuiu com um impressionante duplo-duplo de 26 pontos e 18 rebotes. O armador De’Aaron Fox também teve uma boa participação com 14 pontos, 5 rebotes e 5 assistências.
Pelo lado do Golden State Warriors, o destaque foi o armador/ala Buddy Hield com 17 pontos (sendo 15 deles em 5 bolas de três convertidas de 9 tentativas, com um aproveitamento de 55,5%). Stephen Curry também teve uma contribuição significativa com 14 pontos, 3 rebotes e 12 assistências.
Na próxima rodada, o Sacramento Kings terá um back-to-back fora de casa contra o Denver Nuggets, enquanto o Golden State Warriors receberá o Chicago Bulls na sexta-feira.
8 – Boston Celtics 117 x 113 Los Angeles Clippers
Local: Intuit Dome, na cidade de Inglewood, no estado da California. Público: 15.342 (85%).
Na partida que encerrou a rodada desta quarta-feira, o Boston Celtics precisou de uma prorrogação para vencer o Los Angeles Clippers fora de casa, garantindo assim a manutenção da vice-liderança na Conferência Leste. Com este resultado, o Celtics soma 44 jogos, com 31 vitórias e 13 derrotas. Por outro lado, o insucesso fez com que os Clippers caíssem uma posição na Conferência Oeste, onde agora ocupam a 6ª colocação, com 43 jogos, 24 vitórias e 19 derrotas.
Este foi o segundo e último confronto entre as duas equipes na temporada regular, e o Boston Celtics saiu vitorioso em ambos os jogos.
No que diz respeito aos destaques individuais, três jogadores do quinteto titular do Boston Celtics se destacaram com pelo menos 20 pontos: Jaylen Brown foi o maior pontuador da equipe com 25 pontos e ainda contribuiu com 6 assistências. Jayson Tatum também teve uma atuação notável, anotando 24 pontos, pegando 7 rebotes e distribuindo 8 assistências. Derrick White completou o trio de destaque com 20 pontos, além de 6 rebotes e 4 assistências.
Pelo lado dos Los Angeles Clippers, que jogaram sem a presença do armador James Harden e do ala Kawhi Leonard devido a lesões, o ala/pivô Derrick Jones foi o grande destaque da equipe, anotando impressionantes 29 pontos, além de pegar 7 rebotes e distribuir 3 assistências.
Ambas as equipes voltarão ao trabalho na próxima sexta-feira: os Los Angeles Clippers receberão o Washington Wizards, enquanto o Boston Celtics viajará até Los Angeles para enfrentar os rivais Lakers.
9 – Milwaukee Bucks 000 x 000 New Orleans Pelicans
Local: Smoothie King Center, na cidade de New Orleans, no estado de Louisiana. Público: 00.000 (00%).
A NBA e várias conferências de basquete universitário adiaram os jogos em resposta ao clima de inverno que quebrou recordes de queda de neve em alguns estados do sul e cobriu outros com uma mistura de neve e gelo.
O jogo entre Milwaukee Bucks e New Orleans Pelicans foi cancelado um dia depois que a tempestade despejou cerca de 30 cm de neve em Nova Orleans – uma cidade subtropical com muito pouca experiência ou equipamento para limpar grandes quantidades de neve.