30 de dezembro de 2024 (06 jogos do dia 29 de dezembro)
1 – Brooklyn Nets 101 x 102 Orlando Magic
Local: Kia Center, na cidade de Orlando, no estado da Florida. Público: 19.397 (100%).
Entrando nos 12 minutos finais da partida com uma diferença de 15 pontos (83 x 68), o Brooklyn Nets não foi bem no quarto derradeiro e sofreu uma sensacional virada do Orlando Magic, que permitiu apenas 18 pontos ao rival contra 34 anotados. Com a excelente virada e consequente vitória, o Orlando Magic manteve a 4ª colocação da Conferência Leste, com 34 jogos, 20 vitórias e 14 derrotas, enquanto o Brooklyn Nets caiu uma posição e, no momento, é o 12º colocado da mesma conferência, com 32 jogos, 12 vitórias e 20 derrotas.
Este foi o quarto e último jogo entre as equipes na temporada regular, com 4 vitórias do Orlando Magic.
O ala de dupla cidadania alemã/brasileira Tristan da Silva, com 21 pontos, 6 rebotes e 7 assistências, e o pivô Goga Bitadze, com 19 pontos e 11 rebotes (caracterizando o double-double), além de 5 assistências, foram os destaques do Orlando Magic.
No Brooklyn Nets, o destaque foi o armador/ala Cam Thomas, que retornou após perder 13 jogos devido a uma lesão na coxa esquerda. Ele contribuiu com 25 pontos, 6 rebotes e 6 assistências.
Os dois times serão visitantes na próxima quarta-feira: o Brooklyn Nets enfrentará o Toronto Raptors e o Orlando Magic jogará contra o Detroit Pistons.
2 – Indiana Pacers 123 x 114 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: 19.156 (100%).
A ótima atuação no segundo quarto da partida, quando fez uma parcial de 38 x 29, com toda certeza acabou pesando no placar final do jogo, visto que nos outros 3 quartos a diferença máxima para um lado ou para o outro foi de apenas dois pontos, ainda com um empate no terceiro quarto. Com o triunfo, o Indiana Pacers subiu uma posição na tabela de classificação da Conferência Leste, ocupando no momento a 8ª colocação, com 33 jogos, 16 vitórias e 17 derrotas, enquanto o Boston Celtics, mesmo com a terceira derrota nos últimos 4 jogos, manteve a vice-liderança da mesma conferência, com 32 jogos, 23 vitórias e 9 derrotas.
Este foi o terceiro e último jogo entre as equipes na temporada regular, com duas vitórias do Indiana Pacers. Um possível encontro agora só acontecerá nos playoffs.
Três jogadores que fazem parte da rotação dos Celtics terminaram o jogo com ao menos 21 pontos: o armador/ala Jaylen Brown, com 31 pontos, 4 rebotes e 6 assistências; o ala Jayson Tatum, com 22 pontos, 9 rebotes e 6 assistências; e o armador reserva Payton Pritchard, com 21 pontos, sendo 15 em 5 bolas de três convertidas em 8 tentativas, com 62,5% de aproveitamento.
No Indiana Pacers, o armador Tyrese Haliburton, com 31 pontos, 6 rebotes e 7 assistências, foi o grande nome do Pacers e do jogo. O ala/pivô Pascal Siakam e o armador/ala Andrew Nembhard contribuíram com 17 pontos cada.
Os dois times serão mandantes na próxima terça-feira: o Indiana Pacers jogará contra o Milwaukee Bucks e o Boston Celtics enfrentará o Toronto Raptors.
3 – Atlanta Hawks 136 x 107 Toronto Raptors
Local: Scotiabank Arena, na cidade de Toronto, no estado de Ontario, no Canadá. Público: 19.359 (98%).
Entrando nos 12 minutos finais da partida com uma folgada vantagem de 22 pontos (104 x 82), o Atlanta Hawks não teve dificuldades para derrotar o Toronto Raptors e emplacar a sua quarta vitória consecutiva, enquanto o rival amargou a décima derrota consecutiva. Com o resultado da partida, o Atlanta Hawks subiu uma posição na tabela de classificação da Conferência Leste, onde no momento é o 5º colocado, com 33 jogos, 18 vitórias e 15 derrotas. Já o Toronto Raptors manteve a 14ª e penúltima colocação da mesma conferência, com 32 jogos, 7 vitórias e 25 derrotas.
Ao final da partida, o Atlanta Hawks teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o armador Trae Young, que fez 34 pontos, sendo 21 deles em 7 bolas de três convertidas em 13 tentativas (53,8%), além de 10 assistências. Vale citar o bom trabalho do reserva De’Andre Hunter, que contribuiu com 22 pontos e 3 rebotes.
No Toronto Raptors, o ala RJ Barrett foi um dos destaques, com 17 pontos, 6 rebotes e 4 assistências, enquanto o armador/ala Scottie Barnes também se destacou com 19 pontos, 8 rebotes e 5 assistências.
Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Toronto Raptors enfrentará na terça-feira o Boston Celtics, e o Atlanta Hawks jogará na quarta-feira contra o Denver Nuggets.
4 – Miami Heat 104 x 100 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 18.055 (100%).
Faltando 35 segundos para o encerramento da partida, o placar era favorável ao Miami Heat por 5 pontos de vantagem (99 x 94), quando os jogadores Tyler Herro, do Heat, e Amen Thompson, do Rockets, se desentenderam e caíram um para cada lado. A partir daí, o que se viu foi um espetáculo lamentável com uma briga generalizada entre os componentes das duas equipes, incluindo a comissão técnica.
Após esse triste momento em um jogo que estava sendo muito bem disputado, a arbitragem acabou expulsando 6 jogadores: Tyler Herro e Terry Rozier, pelo Miami Heat; e Amen Thompson, Jalen Green, o coach Ime Udoka e o assistente técnico Ben Sullivan pelo Houston Rockets. Vale mencionar que 10 segundos antes, o armador Fred VanVleet também foi expulso.
O Houston Rockets, mesmo com a derrota — a segunda consecutiva — continua na 3ª colocação da Conferência Oeste, com 32 jogos, 21 vitórias e 11 derrotas. Já o Miami Heat ocupa a 7ª posição na Conferência Leste, com 30 jogos, 16 vitórias e 14 derrotas.
Os dois times serão mandantes na próxima quarta-feira: o Miami Heat enfrentará o New Orleans Pelicans, enquanto o Houston Rockets jogará contra o Dallas Mavericks no clássico do estado do Texas.
5 – Memphis Grizzlies 106 x 130 Oklahoma City Thunder
Local: Paycom Center, na cidade de Oklahoma, no estado de Oklahoma. Público: 18.203 (100%).
Após um primeiro quarto equilibrado, onde saiu vencedor por apenas 3 pontos (31 x 34), o Oklahoma City Thunder fez um monstruoso segundo quarto, com uma defesa agressiva e consistente que limitou o rival a apenas 19 pontos, enquanto anotou 42. Diante da tamanha superioridade no primeiro tempo, o Thunder levou para o vestiário uma vantagem de 26 pontos (50 x 76).
Na volta para a etapa complementar, o time apenas procurou segurar o ímpeto do Memphis Grizzlies e garantir a sua 11ª vitória consecutiva, mantendo a liderança isolada da Conferência Oeste com 31 jogos, 26 vitórias e 5 derrotas. O Memphis Grizzlies, beneficiado pela derrota do Houston Rockets, continua na vice-liderança da mesma conferência, com 33 jogos, 22 vitórias e 11 derrotas.
Ao final da partida, o Oklahoma City Thunder teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o armador Shai Gilgeous-Alexander, que marcou 35 pontos, além de pegar 6 rebotes e distribuir 7 assistências. Vale citar também o bom trabalho do ala/pivô Jalen Williams, que alcançou um double-double com 14 pontos e 10 rebotes, além de contribuir com 8 assistências.
No Memphis Grizzlies, que jogou sem o armador Ja Morant devido a uma lesão, o destaque foi o armador/ala Desmond Bane, que anotou 22 pontos, pegou 9 rebotes e deu 4 assistências.
Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima terça-feira: o Oklahoma City Thunder receberá o Minnesota Timberwolves, enquanto o Memphis Grizzlies viajará até Phoenix, no Arizona, para enfrentar o Phoenix Suns.
6 – San Antonio Spurs 110 x 112 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, no estado de Minnesota. Público: 18.978 (100%).
Numa partida marcada por 9 trocas de comando do placar e 8 empates, o Minnesota Timberwolves aproveitou um excelente segundo quarto, onde limitou o rival a apenas 12 pontos enquanto anotou 32, para conquistar sua terceira vitória consecutiva. Com isso, o Timberwolves mantém a 8ª colocação na tabela de classificação da Conferência Oeste, com 31 jogos, 17 vitórias e 14 derrotas. Por outro lado, o San Antonio Spurs, apesar de sofrer sua terceira derrota nos últimos 4 jogos, conseguiu manter a 10ª posição na mesma conferência, com um aproveitamento de 50% em 32 jogos disputados.
Os destaques do Timberwolves foram o armador/ala Donte DiVincenzo, que fez uma grande partida com 26 pontos, 7 rebotes e 4 assistências, e o pivô Rudy Gobert, que alcançou um double-double com 17 pontos e 15 rebotes. Além deles, mais 4 jogadores da equipe também marcaram em dígitos duplos.
No San Antonio Spurs, mais uma vez o destaque foi o talentoso pivô Victor Wembanyama, que anotou impressionantes 34 pontos, além de pegar 8 rebotes e dar duas assistências.
Este foi o terceiro jogo entre as equipes na temporada regular, com o Minnesota Timberwolves levando a melhor em duas ocasiões. O quarto encontro está agendado para o dia 9 de março na cidade de Minneapolis, casa do Timberwolves.
Os dois times estarão de volta à ação na próxima terça-feira: o San Antonio Spurs receberá o Los Angeles Clippers, enquanto o Minnesota Timberwolves viajará até Oklahoma para enfrentar o líder Oklahoma City Thunder.