25 de outubro de 2024 (04 jogos do dia 24 de outubro)
1 – Boston Celtics 122 x 102 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, no Distrito de Columbia. Público: 18.610 (92%).
Após um primeiro quarto de muito equilíbrio (33 x 32), o Celtics fez uma parcial de 65 x 41 no somatório do segundo e terceiro quartos, entrando nos 12 minutos finais da partida com uma vantagem folgada de 25 pontos (98 x 73). Devido à extrema facilidade do jogo, o Celtics se deu ao luxo de poupar os seus principais jogadores no último quarto. Da mesma forma, o adversário também procedeu, ciente da impossibilidade de virar o jogo. Este é o momento em que os reservas, que não jogam muito durante a temporada, têm a oportunidade de jogar um pouco mais, algo que os americanos costumam chamar de “garbage time”.
Os pontos obtidos nos arremessos de 3 pontos convertidos foram o diferencial na partida. O Celtics converteu 17 arremessos de 3 pontos em 45 tentados (37,8%), obtendo 51 pontos, enquanto o Wizards converteu 7 arremessos de 3 pontos em 36 tentados (19,4%), totalizando 21 pontos.
O armador/ala Jaylen Brown, com 27 pontos, 8 rebotes e 3 assistências, e o ala Jayson Tatum, com 25 pontos e 11 rebotes (caracterizando um double-double), além de 6 assistências, foram os destaques do Celtics. Vale registrar os 19 pontos, 4 rebotes e 4 assistências do armador Derrick White.
Pelo Wizards, o armador Jordan Poole foi o nome da equipe com 26 pontos, sendo 20 deles no primeiro tempo da partida, além de 4 assistências. Vale citar também os 18 pontos, 5 rebotes e 3 assistências do pivô Jonas Valanciunas, adquirido do New Orleans Pelicans e envergando pela primeira vez a camisa do Washington Wizards.
Os dois times estarão de volta ao batente no próximo sábado. O Boston Celtics viajará até a cidade de Detroit para enfrentar o Detroit Pistons, enquanto o Washington Wizards receberá o Cleveland Cavaliers.
2 – San Antonio Spurs 109 x 120 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.373 (100%).
O Dallas Mavericks vem ainda mais forte ofensivamente para a temporada 2024/25, com a contratação do ala Klay Thompson, ex-Warriors. O grande desafio será fazer com que o trio exerça um bom trabalho defensivo.
Após levar uma pequena vantagem de 2 pontos (49 x 47) para o vestiário, o Spurs não se saiu bem na volta do intervalo. Com uma parcial de 31 x 40, o Mavericks virou o jogo e entrou nos últimos 12 minutos com uma vantagem de 7 pontos (80 x 87). Talvez por ser uma equipe muito jovem, contando apenas com os 39 anos e a 20ª temporada do armador Chris Paul, o Spurs “acusou o golpe” e o que se viu no quarto derradeiro foi um passeio do Mavericks, que chegou a colocar 21 pontos de vantagem (90 x 111) faltando pouco mais de 6 minutos para o encerramento do jogo.
O armador Luka Doncic, com 28 pontos, 10 rebotes e 8 assistências — ficando a duas assistências do triple-double — foi o destaque do Mavericks e da partida. Vale citar a boa performance do estreante Klay Thompson, que anotou 22 pontos, sendo 18 deles em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 10 tentativas (60%).
Pelo Spurs, o pivô Victor Wembanyama (20 anos), com 17 pontos e 9 rebotes, foi o destaque da equipe. Vale mencionar as performances dos alas Jeremy Sochan (21 anos) e Julian Champagnie (23 anos), ambos com 18 pontos e 7 rebotes.
Os dois times estarão de volta ao trabalho no próximo sábado. O San Antonio Spurs receberá o Houston Rockets em mais um clássico do Texas, enquanto o Dallas Mavericks viajará até a cidade de Phoenix para enfrentar o Phoenix Suns.
3 – Oklahoma City Thunder 102 x 87 Denver Nuggets
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.786 (100%).
Não será o primeiro nem o último jogo de basquetebol, não só na NBA, mas no resto do mundo, em que a falta de atenção no retorno do vestiário acabará pesando no resultado final da partida. Foi exatamente o que aconteceu com o Nuggets, que após levar um prejuízo de 7 pontos para o vestiário (58 x 51), perdeu o terceiro quarto por 27 x 17 e entrou nos últimos 12 minutos com uma desvantagem de 17 pontos (85 x 68). O quarto derradeiro foi pautado pelo equilíbrio e isso acabou beneficiando o Thunder, que soube segurar a pressão do mandante, conquistando a primeira vitória na temporada.
Vale lembrar que na temporada passada as duas equipes terminaram a “regular season” com 57 vitórias e 25 derrotas. Pelos critérios de desempate, o Thunder ficou na primeira colocação.
O armador canadense Shai Gilgeous-Alexander, com 28 pontos, 7 rebotes e 8 assistências, e o pivô Chet Holmgren, com 25 pontos e 14 rebotes — empatando o recorde de rebotes na sua carreira na NBA — além de 5 assistências e 4 tocos, foram os destaques do Oklahoma City Thunder.
Pelo Denver Nuggets, o pivô Nikola Jokic alcançou o seu primeiro triple-double na temporada, com 16 pontos, 12 rebotes e 13 assistências. Este foi o triple-double de número 131 na carreira de Nikola Jokic na NBA.
Os dois times estarão de volta ao trabalho no próximo sábado. O Oklahoma City Thunder viajará até a cidade de Chicago para enfrentar o Chicago Bulls, enquanto o Denver Nuggets receberá o Los Angeles Clippers.
4 – Minnesota Timberwolves 117 x 115 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 18.049 (100%).
Numa partida extremamente equilibrada, as equipes entraram nos 12 minutos finais praticamente em igualdade de condições (89 x 88). O quarto derradeiro foi dramático e emocionante!
Faltando 53 segundos para o término da partida, o armador Malik Monk sofreu uma falta do ala Donte DiVincenzo, converteu a bandeja e ganhou um lance livre de bonificação, que ele aproveitou, colocando os Kings na dianteira por 114 x 115. Com 38 segundos restantes no jogo, o pivô Rudy Gobert teve direito a dois lances livres, acertando o primeiro e errando o segundo, empatando a partida em 115 x 115.
Após algumas tentativas de ambas as partes, o armador Anthony Edwards infiltrou e foi barrado com falta com pouco mais de dois segundos para o fim do jogo. Edwards converteu os dois lances livres, dando números finais ao grande confronto. Após a conversão do segundo lance livre, o técnico do Kings, Mike Brown, solicitou tempo para organizar a saída do Kings do campo de ataque. A defesa do Timberwolves funcionou bem, dificultando a finalização do ala Keegan Murray (23 pontos e 11 rebotes).
Destaques do Timberwolves foram Julius Randle com 33 pontos (15 em 5 bolas de três convertidas de 6 tentadas – 83,3%) e Anthony Edwards com 32 pontos, 7 rebotes e 4 assistências. Também vale mencionar o bom trabalho do pivô Naz Reid vindo do banco com 19 pontos e 13 rebotes.
Pelo lado dos Kings, DeMar DeRozan estreou com a camisa da equipe anotando 26 pontos, pegando 8 rebotes e distribuindo duas assistências. Domantas Sabonis também contribuiu com um desempenho sólido: 24 pontos e 8 rebotes.
Os dois times estarão de volta ao trabalho no próximo sábado: o Minnesota Timberwolves receberá o Toronto Raptors enquanto o Sacramento Kings viajará até Los Angeles para enfrentar os Lakers.