23 de outubro de 2024 (2 jogos do dia 22)
1 – New York Knicks 109 x 132 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: 19.156 (100%)
Com uma assistência do armador Derrick White, o ala Jayson Tatum fez a primeira cesta da temporada 2024/25, abrindo a contagem em 3 a 0. O jogo, que marcou a entrega dos anéis de campeão da temporada passada, começou com o Celtics impondo um ritmo muito forte, principalmente nas bolas de 3 pontos, convertendo 10 de 17 tentativas (58,8%). Isso possibilitou ao atual campeão da NBA abrir 19 pontos ao final dos 12 minutos iniciais (24 x 43).
Refeito do susto, o New York Knicks foi aos poucos entrando no jogo, sem, entretanto reduzir a vantagem do rival, que permaneceu liderando por 19 pontos na ida para o intervalo.
Na volta para o segundo tempo da partida, o Celtics continuou dominando o jogo e entrou nos últimos 12 minutos com uma folgada vantagem de 26 pontos (87 x 113). No quarto derradeiro, o Celtics, que teve os cinco titulares alcançando dígitos duplos em pontos, apenas administrou a bela vantagem e teve como única preocupação converter mais uma bola de 3 pontos para bater o recorde de bolas de 3 pontos convertidas em apenas um jogo na NBA.
Com 29 bolas de 3 pontos convertidas — recorde em um jogo de abertura da temporada — o Boston Celtics igualou a marca do Milwaukee Bucks, estabelecida em 29/12/2020 contra o Miami Heat. Na tentativa desesperada de quebra do recorde, o Boston Celtics errou as últimas 13 tentativas de bolas de 3 pontos. O torcedor deixou a arena satisfeito com a atuação da sua equipe, mas frustrado por não ver o recorde quebrado.
O ala Jayson Tatum, com 37 pontos — sendo 24 em 8 bolas de 3 convertidas em 11 tentativas (72,7%) — além de 10 assistências, caracterizando um double-double, foi o nome do jogo. Vale registrar os 24 pontos, 3 rebotes e 4 assistências do armador Derrick White e os 23 pontos e 7 rebotes do armador/ala Jaylen Brown.
Pelo Knicks, os armadores Jalen Brunson e Miles McBride — este vindo do banco — ambos com 22 pontos e 2 assistências, foram os destaques da equipe. O estreante Karl-Anthony Towns, vindo do Minnesota Timberwolves na troca por Julius Randle, anotou 12 pontos e pegou 7 rebotes.
O Boston Celtics viajará até a capital americana para enfrentar na quinta-feira, dia 24, o Washington Wizards, enquanto o New York Knicks receberá na sexta-feira, dia 25, o Indiana Pacers.
Curtam os melhores momentos do ala Jayson Tatum na sua oitava temporada — todas envergando a camisa do Boston Celtics. Tatum é um dos astros do seriado “Starting 5” da Netflix. Vale a pena curtir o vídeo abaixo e o seriado.
2 – Minnesota Timberwolves 103 x 110 Los Angeles Lakers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%)
O astro LeBron James, caso queira – e a torcida é para que não aconteça –, pode tranquilamente disputar a sua última temporada na NBA, pois realizou talvez o melhor desejo: jogar ao lado do seu filho Bronny James. O dueto formado por pai e filho tornou-se o primeiro a jogar juntos na história da NBA, na noite desta terça-feira, diante da sua torcida, que lotou a Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, para vibrar com a vitória sobre o Timberwolves por 110 a 103.
Após levar uma diferença de 13 pontos para o vestiário (42 x 55), o Los Angeles Lakers voltou para o terceiro quarto da partida com muitas falhas defensivas, o que possibilitou ao Minnesota Timberwolves reagir e entrar no último quarto com apenas 8 pontos de prejuízo (74 x 82). O equilíbrio foi a tônica dos últimos 12 minutos, com uma parcial de 29 x 28. O Lakers soube suportar a pressão do adversário e fechou o jogo com a primeira vitória na temporada.
O ala-pivô Anthony Davis, com 36 pontos e 16 rebotes – caracterizando um double-double –, além de 4 assistências, foi o destaque do Lakers e da partida. Vale citar os 18 pontos e 5 rebotes do ala Rui Hachimura, e os 16 pontos, 5 rebotes e 4 assistências do astro LeBron James. O calouro Bronny James esteve em quadra por aproximadamente 3 minutos, pegando um rebote ofensivo.
Pelo Minnesota Timberwolves, o armador/ala Anthony Edwards, com 27 pontos, 6 rebotes e 3 assistências, foi o destaque da equipe. O pivô Rudy Gobert alcançou seu primeiro double-double na temporada com 13 pontos e 14 rebotes. Na sua primeira partida com a camisa do Timberwolves, o ala/pivô Julius Randle, vindo do New York Knicks, anotou 16 pontos, pegou 9 rebotes e distribuiu 4 assistências.
O Los Angeles Lakers receberá na sexta-feira, dia 25, o Phoenix Suns, enquanto o Minnesota Timberwolves jogará na quinta-feira, dia 24, na capital da Califórnia, contra o Sacramento Kings.