Byra Bello é professor, comentarista e técnico
06 de abril de 2024 (12 jogos do dia 05 de abril)
1 – Orlando Magic 115 x 124 Charlotte Hornets
Local: Spectrum Center, na cidade de Charlotte, no estado de North Carolina. Público: 16.374 (86%).
Levando uma vantagem de 15 pontos para o vestiário (52 x 67), o Hornets quebrou uma sequência de 4 derrotas consecutivas e manteve a 13ª colocação da Conferência Leste com 19 vitórias e 58 derrotas, enquanto o Magic, mesmo com a quebra de 3 vitórias consecutivas, manteve a 4ª colocação da mesma conferência com 45 vitórias e 32 derrotas.
Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Magic.
Os alas Paolo Banchero, do Magic, com 32 pontos, 8 rebotes e 8 assistências, e Brandon Miller, do Hornets, com 32 pontos – sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 6 tentadas (83,3%), 6 rebotes e duas assistências – foram os destaques da partida.
Os dois times serão mandantes no próximo domingo: o Orlando Magic contra o Chicago Bulls; e o Charlotte Hornets enfrentando o Oklahoma City Thunder.
2 – Oklahoma City Thunder 112 x 126 Indiana Pacers
Local: Gainbridge Fieldhouse, na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana. Público: 17.274 (100%).
Após perder o primeiro quarto por 32 x 31, o Pacers dominou a partida vencendo os outros 3 quartos. Com o belo triunfo, o Pacers manteve a 6ª colocação da Conferência Leste com 44 vitórias e 34 derrotas, enquanto o Thunder, mesmo com a terceira derrota consecutiva, conseguiu manter a 3ª colocação da Conferência Oeste com 52 vitórias e 25 derrotas.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Pacers.
O ala/pivô Pascal Siakam, com 21 pontos, 6 rebotes e duas assistências, foi o destaque do Pacers. No Thunder, o ala “Lu” Dort, com 22 pontos e 2 rebotes, e o armador/ala Josh Giddey, com 14 pontos e 12 assistências – caracterizando o double-double -, além de 9 rebotes, foram os destaques da equipe. Vale citar que o Thunder jogou pela segunda partida consecutiva sem o armador Shai Gilgeous-Alexander, lesionado no quadril.
Os dois times estarão de volta ao batente no próximo domingo: o Oklahoma City Thunder viajará até a cidade de Charlotte para enfrentar o Charlotte Hornets; e o Indiana Pacers receberá o Miami Heat, num duelo espetacular na disputa da 6ª colocação da conferência, a qual leva direto aos playoffs.
3 – Portland Trail Blazers 108 x 102 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, D.C. Público: 18.079 (89%).
Vencendo 3 dos 4 quartos da partida, o Blazers conquistou a segunda vitória consecutiva e manteve a 14ª colocação da Conferência Oeste com 21 vitórias e 56 derrotas, enquanto o Wizards sofreu a quinta derrota nos últimos 6 jogos e continua na 14ª posição da Conferência Leste com 15 vitórias e 63 derrotas. As duas equipes cumprem tabela até o final desta fase, sem chances de classificação à fase de playoffs.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante.
O pivô Deandre Ayton, do Blazers, com 34 pontos e 13 rebotes, e o ala Deni Avdija, do Wizards, com 22 pontos e 12 rebotes, ambos alcançando o double-double, foram os destaques da partida.
Os dois times serão visitantes no próximo domingo: o Portland Trail Blazers contra o Boston Celtics; e o Washington Wizards contra o Toronto Raptors.
4 – Sacramento Kings 100 x 101 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: Não divulgado.
Numa partida extremamente equilibrada e decidida nos minutos finais, o Celtics conquistou a quarta vitória consecutiva e manteve a liderança isolada da Conferência Leste com 61 vitórias e 16 derrotas. O Kings amargou a segunda derrota consecutiva, mas conseguiu segurar a 8ª colocação da Conferência Oeste com 44 vitórias e 33 derrotas.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Celtics.
O ala/pivô Kristaps Porzingis, com 20 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double-double, além de duas assistências, e o ala Jayson Tatum, com 17 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, foram os destaques do Celtics. Vale citar a ótima partida do armador Payton Pritchard, vindo do banco, com 21 pontos, sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 10 tentadas (50%) e 3 assistências.
No Kings, o destaque foi o armador De’Aaron Fox, com 40 pontos, sendo 21 em 7 bolas de 3 pontos convertidas em 13 tentadas (53,8%), 4 rebotes e duas assistências. O pivô lituano Domantas Sabonis, uma das sensações da temporada, anotou 16 pontos e pegou 16 rebotes, num ótimo double-double, além de distribuir 6 assistências.
Os dois times estarão de volta ao trabalho no próximo domingo: o Sacramento Kings viajará até a cidade de New York, no bairro do Brooklyn, para enfrentar o Brooklyn Nets; e o Boston Celtics receberá o Portland Trail Blazers.
5 – New York Knicks 100 x 108 Chicago Bulls
Local: United Center, na cidade de Chicago, no estado de Illinois. Público: 21.599 (100%).
Após levar uma vantagem de 16 pontos para o vestiário (45 x 61), o Bulls não voltou bem para o terceiro quarto, anotando apenas 20 pontos e sofrendo 31. Com o fraco desempenho, viu o rival entrar no quarto derradeiro com um prejuízo de apenas 5 pontos. No último quarto, as equipes trocaram cestas, e isso acabou beneficiando o Bulls, que conquistou a terceira vitória nos últimos 5 jogos, mantendo a 9ª posição da Conferência Leste com 37 vitórias e 40 derrotas. O Knicks sofreu a quarta derrota nos últimos 5 jogos, mas ainda permanece na 5ª posição da mesma conferência, com 45 vitórias e 32 derrotas.
Este foi o segundo dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante. O jogo 3 será realizado no dia 9 de abril na cidade de Chicago, casa do Bulls; e o jogo 4 acontecerá no dia 14 de abril, na cidade de New York, no bairro de Manhattan, casa do Knicks.
O pivô Javonte Green, vindo do banco, com 25 pontos e 13 rebotes, alcançando o double-double; o armador/ala Ayo Dosunmu com 24 pontos, 6 rebotes e 5 assistências; e o ala DeMar DeRozan com 20 pontos e 10 assistências, caracterizando o double-double, além de 5 rebotes, foram os destaques do Bulls.
Pelo Knicks, o grande destaque foi o armador Jalen Brunson com 35 pontos, 11 assistências e 6 rebotes, ficando por 4 rebotes para o triple-double.
Os dois times serão visitantes no próximo domingo: o New York Knicks contra o Milwaukee Bucks; e o Chicago Bulls enfrentando o Orlando Magic.
6 – Miami Heat 119 x 104 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 18.055 (100%).
Com domínio total da partida, o Heat entrou nos últimos 12 minutos com 10 pontos de frente (93 x 83). No quarto derradeiro, o time apenas administrou a boa vantagem e conseguiu a quarta vitória nos últimos 5 jogos, mantendo a 7ª colocação da Conferência Leste com 43 vitórias e 34 derrotas. O Rockets sofreu a quarta derrota consecutiva e vai se afastando cada vez mais da classificação para o “Play-In Tournament”. No momento, a equipe é a 11ª colocada na Conferência Oeste com 38 vitórias e 39 derrotas.
O ala Jimmy Butler, do Heat, com 22 pontos, 3 rebotes e 3 assistências, e o armador Jalen Green, do Rockets, com 21 pontos, 7 rebotes e 4 assistências foram os destaques da partida.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Heat.
Os dois times serão visitantes no próximo domingo: o Miami Heat contra o Indiana Pacers; e o Houston Rockets enfrentando o Dallas Mavericks.
7 – Detroit Pistons 90 x 108 Memphis Grizzlies
Local: FedEx Forum, na cidade de Memphis, no estado do Tennessee. Público: 16.745 (97%).
Levando para o vestiário uma vantagem de 19 pontos (38 x 57), o Grizzlies voltou para a etapa complementar com o intuito apenas de administrar a vantagem. Com a terceira vitória consecutiva, o time se manteve na 13ª colocação da Conferência Oeste com 27 vitórias e 50 derrotas, enquanto o Pistons continua carregando a lanterna da Conferência Leste com 13 vitórias e 64 derrotas.
Ao final da partida, o Grizzlies teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o pivô Trey Jemison, com 17 pontos e 13 rebotes, caracterizando o double-double.
Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Grizzlies.
Os dois times estarão de volta ao batente neste sábado: o Detroit Pistons viajará até a cidade de New York, no bairro do Brooklyn, para enfrentar o Brooklyn Nets; e o Memphis Grizzlies receberá o Philadelphia 76ers.
8 – Toronto Raptors 117 x 111 Milwaukee Bucks
Local: Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Público: 17.750 (100%).
Jogando pela quinta partida consecutiva sem o seu principal jogador, o ala/pivô Giannis Antetokounmpo, que se recupera de uma lesão, o Bucks não segurou o ótimo trabalho do Raptors, que quebrou uma sequência incômoda de 15 derrotas consecutivas, mantendo a 12ª colocação da Conferência Leste com 24 vitórias e 53 derrotas, enquanto o Bucks amargou a quinta derrota nos últimos 6 jogos, mas conseguiu segurar a vice-liderança da mesma conferência com 47 vitórias e 30 derrotas.
Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Raptors.
O ala Gary Trent Jr, com 31 pontos, 5 rebotes e 3 assistências, o armador/ala RJ Barrett, com 26 pontos, 7 rebotes e duas assistências, e o armador Immanuel Quickley, com 25 pontos, 11 rebotes e 9 assistências – ficando por uma assistência para o triple-double – foram os destaques do Raptors. No Bucks, o armador Damian Lillard, com 36 pontos, 5 rebotes e 6 assistências, foi o destaque da equipe.
Os dois times serão mandantes no próximo sábado: o Toronto Raptors jogará contra o Washington Wizards; e o Milwaukee Bucks enfrentará o New York Knicks.
9 – San Antonio Spurs 111 x 109 New Orleans Pelicans
Local: Smoothie King Center, na cidade de Nova Orleans, no estado da Louisiana. Público: 17.422 (100%).
Com uma ótima atuação no terceiro quarto da partida, quando anotou 35 pontos e sofreu 25, o Spurs levou o jogo empatado em 86 pontos para o quarto derradeiro. Com isso, conquistou a quarta vitória nos últimos 6 jogos e manteve a 15ª e última colocação da Conferência Oeste.
Enquanto isso, o Pelicans amargou a quarta derrota consecutiva e continua na 7ª colocação da mesma conferência, com 45 vitórias e 32 derrotas.
Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Pelicans.
Ao final da partida, o Spurs teve 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaques para o armador Devonte Graham, vindo do banco, com 20 pontos, 2 rebotes e 6 assistências, e o calouro ala Victor Wembanyama com 17 pontos, 12 rebotes e 9 assistências, ficando por uma assistência para o triple-double.
No Pelicans, o destaque foi o armador ala CJ McCollum com 31 pontos, 6 rebotes e 4 assistências. Vale citar a boa atuação do pivô Jonas Valanciunas com 26 pontos, 7 rebotes e 7 assistências.
Os dois times estarão de volta ao batente no próximo domingo: o San Antonio Spurs receberá o Philadelphia 76ers; e o New Orleans Pelicans viajará até a cidade de Phoenix para enfrentar o Phoenix Suns.
10 – Golden State Warriors 106 x 108 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.425 (100%).
Em uma partida de muito equilíbrio onde a diferença máxima ao final dos quartos chegou a 5 pontos (22 x 27 no terceiro quarto), o Mavericks obteve a nona vitória nos últimos 10 jogos e continua na 5ª colocação da Conferência Oeste com 47 vitórias e 30 derrotas, enquanto o Warriors teve quebrada uma bela sequência de 6 vitórias consecutivas e permanece na 10ª colocação da mesma conferência com 42 vitórias e 35 derrotas.
Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Mavericks.
O armador/ala P.J. Washington com 32 pontos, 5 rebotes e 3 assistências, foi o destaque do Mavericks, que não contou com o cestinha Luka Doncic em recuperação de uma lesão no joelho esquerdo.
No Warriors. Mais uma vez, o destaque foi o armador Stephen Curry com 28 pontos, 6 rebotes e 5 assistências.
Os 2 times serão mandantes no próximo domingo: o Golden State Warriors jogará contra o Utah Jazz; e o Dallas Mavericks contra o Houston Rockets.
11 – Minnesota Timberwolves 87 x 97 Phoenix Suns
Local: Footprint Center, na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Público: 17.071 (100%).
Numa partida tecnicamente muito fraca, com muitos erros nas finalizações e no domínio da bola, o Suns foi um pouco melhor e acabou saindo vencedor contra o Timberwolves. Com o triunfo, o Suns conquistou a terceira vitória consecutiva e continua na 6ª colocação da Conferência Oeste, com 46 vitórias e 31 derrotas.
Apesar do insucesso, o Timberwolves manteve a liderança da mesma conferência, com 53 vitórias e 24 derrotas, agora com a mesma campanha do segundo colocado, o atual campeão da NBA, o Denver Nuggets.
Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Suns. O jogo 3 será realizado no dia 14 de abril na cidade de Minneapolis, casa do Timberwolves.
O ala Kevin Durant, com 22 pontos, 6 rebotes e 6 assistências, e o armador/ala Grayson Allen, com 23 pontos e 8 rebotes, foram os destaques do Suns. Pelo Timberwolves, o destaque ficou com o armador/ala Anthony Edwards, com 17 pontos, 8 rebotes e 3 assistências.
Os dois times estarão de volta ao batente no próximo domingo: o Phoenix Suns receberá o New Orleans Pelicans; e o Minnesota Timberwolves viajará até a cidade de Los Angeles para enfrentar o Los Angeles Lakers.
12– Utah Jazz 102 x 131 Los Angeles Clippers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 19.370 (100%).
Levando para o vestiário uma vantagem de 33 pontos (42 x 75), o Clippers não teve dificuldades para vencer o Jazz e manter a 4ª colocação da Conferência Oeste, com 49 vitórias e 28 derrotas, enquanto o Jazz, já eliminado na próxima fase, é o 12º colocado da mesma conferência, com 29 vitórias e 48 derrotas, após sofrer a sua 11ª derrota consecutiva.
Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Clippers. O jogo 4 será realizado no dia 12 de abril na cidade de Los Angeles, casa do Clippers.
O armador James Harden, com 13 pontos, 10 rebotes e 15 assistências, alcançou o 3º triple-double na temporada e o 77º na sua carreira na NBA, sendo eleito o destaque do Clippers e do jogo.
Os dois times estarão de volta ao trabalho no próximo domingo: o Los Angeles Clippers receberá o Cleveland Cavaliers; e o Utah Jazz enfrentará o Golden State Warriors.