Byra Bello é professor, comentarista e técnico
05 de abril de 2024 (05 jogos do dia 04 de abril)
1 – Philadelphia 76ers 109 x 105 Miami Heat
Local: Kaseya Center, na cidade de Miami, no estado da Flórida. Público: 19.719 (100%).
No segundo jogo após 2 meses de ausência devido a uma intervenção cirúrgica no joelho esquerdo, o pivô Joel Embiid, com 29 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, e o armador Tyrese Maxey, com 37 pontos, 9 rebotes e 11 assistências – ficando a um rebote do triple-double – foram os destaques do 76ers na vitória sobre o Heat nesta quinta-feira.
Com a terceira vitória consecutiva, o 76ers manteve a 8ª colocação da Conferência Leste, com 42 vitórias e 35 derrotas. Enquanto isso, o Heat teve sua série de 3 vitórias consecutivas quebrada, caindo uma posição na mesma conferência e agora é o 7º colocado, com 42 vitórias e 34 derrotas.
Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para cada lado, sendo uma em casa e a outra fora de casa.
No Heat, o armador Terry Rozier, com 22 pontos, 2 rebotes e duas assistências, e o ala Jimmy Butler, com 20 pontos, 4 rebotes e 5 assistências, foram os destaques da equipe.
Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Miami Heat enfrentará o Houston Rockets na sexta-feira; enquanto o Philadelphia 76ers jogará contra o Memphis Grizzlies no sábado.
2 – Sacramento Kings 109 x 120 New York Knicks.
Local: Madison Square Garden, no bairro de Manhattan, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 19.812 (100%).
Em uma partida com dois tempos bem distintos, o primeiro pertencendo ao Kings, com uma vantagem de 8 pontos (60 x 52), e o segundo com domínio total do Knicks, com uma parcial de 49 x 68, ou seja, 19 pontos de vantagem, a equipe da cidade de New York quebrou uma sequência incômoda de 3 derrotas consecutivas e manteve a 5ª colocação da Conferência Leste, com 45 vitórias e 31 derrotas, enquanto o Kings amargou a terceira derrota nos últimos 5 jogos, mas conseguiu segurar a 8ª colocação da Conferência Oeste, com 44 vitórias e 32 derrotas.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Knicks.
Os armadores Jalen Brunson, com 35 pontos e 11 assistências – caracterizando o double-double – além de 2 rebotes, e Josh Hart, com 31 pontos, 9 rebotes e 8 assistências – ficando a um rebote e duas assistências do triple-double – foram os destaques do Knicks.
Pelo Kings, o armador De’Aaron Fox, com 29 pontos, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 13 tentadas (46,1%), 7 rebotes e 7 assistências, foi o destaque da equipe. Vale citar o bom trabalho do pivô lituano Domantas Sabonis, com 17 pontos e 11 rebotes – alcançando o double-double – além de 7 assistências.
Os dois times serão visitantes na próxima sexta-feira: o Sacramento Kings enfrentará o Boston Celtics; e o New York Knicks jogará contra o Chicago Bulls.
3 – Atlanta Hawks 95 x 109 Dallas Mavericks
Local: American Airlines Center, na cidade de Dallas, no estado do Texas. Público: 20.211 (100%).
Entrando nos 12 minutos finais da partida com uma vantagem de 12 pontos (81 x 93), o Mavericks conseguiu a oitava vitória nos últimos 9 jogos e manteve a 5ª colocação da Conferência Oeste, com 46 vitórias e 30 derrotas, enquanto o Hawks teve sua sequência de duas vitórias consecutivas quebrada, permanecendo na 10ª colocação da Conferência Leste, com 36 vitórias e 41 derrotas.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Mavericks.
Mais uma vez, os armadores Luka Doncic, com 25 pontos, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 15 tentados (40%), e 12 rebotes – alcançando o double-double – além de 8 assistências, e Kyrie Irving, com 26 pontos e 5 rebotes, foram os destaques do Mavericks.
Ao final da partida, o Hawks teve 5 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o armador Bogdan Bogdanovic, que está substituindo o titular Trae Young – recuperando-se de uma lesão – com 17 pontos, 7 rebotes e duas assistências.
O Dallas Mavericks receberá na sexta-feira o Golden State Warriors; e o Atlanta Hawks viajará até a cidade de Denver para enfrentar o Denver Nuggets.
4 – Golden State Warriors 133 x 110 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 18.055 (100%).
Com a sexta vitória consecutiva na reta final da fase de classificação, o Warriors está pressionando os rivais Lakers, Kings, Pelicans e Suns na obtenção de uma das 6 vagas que levam diretamente à fase de playoffs. Mesmo que não consiga este objetivo, o Warriors está cada vez mais perto do “Play-In Tournament”, onde deverá brigar com 3 dessas 4 equipes para chegar à fase de playoffs.
A dupla conhecida como “Splash Brothers”, formada pelo armador Stephen Curry com 29 pontos, 6 rebotes e 6 assistências, e o armador/ala Klay Thompson com 29 pontos, 3 rebotes e 4 assistências, foi responsável por 58 pontos, ou seja, 43,6% dos pontos do Warriors.
Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias para o Warriors.
Após uma sequência espetacular de 11 vitórias consecutivas, o Rockets amargou a terceira derrota e permanece na 11ª colocação da Conferência Oeste, com 50% de aproveitamento em 76 jogos realizados, ficando cada vez mais distante do “Play-In Tournament”.
Os dois times estarão de volta ao batente na próxima sexta-feira: o Golden State Warriors viajará até a cidade de Dallas para enfrentar o Dallas Mavericks; e o Houston Rockets receberá o Miami Heat.
5– Denver Nuggets 100 x 102 Los Angeles Clippers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 19.370 (100%).
Em uma partida extremamente equilibrada entre duas das quatro melhores equipes colocadas na Conferência Oeste, o Clippers acabou se saindo melhor e conquistou a quarta vitória nos últimos 5 jogos, o que valeu a manutenção da 4ª posição com 48 vitórias e 28 derrotas, enquanto o Nuggets sofreu a terceira derrota nos últimos cinco jogos e permanece na vice-liderança com 53 vitórias e 24 derrotas.
O Clippers ainda está sendo ameaçado de perder esta posição para o Mavericks ou para o Suns, entretanto o Nuggets dificilmente deixará de estar entre as 3 primeiras posições ao final desta fase de classificação.
Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para cada lado.
O armador/ala Paul George, do Clippers, com 28 pontos, 4 rebotes e 2 assistências, e o pivô Nikola Jokic, do Nuggets, com 36 pontos, 17 rebotes e 10 assistências alcançando o 23º triple-double na temporada e o de número 129 na sua carreira na NBA, foram os destaques da partida.
Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Los Angeles Clippers na sexta-feira contra o Utah Jazz; e o Denver Nuggets no sábado enfrentando o Atlanta Hawks.