Byra Bello é professor, comentarista e técnico
04 de abril de 2024 (09 jogos do dia 03 de abril)
1 – Portland Trail Blazers 89 x 86 Charlotte Hornets
Local: Spectrum Center, na cidade de Charlotte, no estado de North Carolina. Público: 14.209 (75%).
Em uma partida equilibrada, onde aconteceram 9 trocas de liderança no placar e por 7 vezes o registro de empate, o Blazers venceu o Hornets no jogo que abriu a rodada desta quarta-feira na NBA. O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes em suas respectivas conferências. O Blazers é o 14º e penúltimo colocado da Conferência Oeste com 20 vitórias e 56 derrotas, enquanto o Hornets é o 13º colocado da Conferência Leste com 18 vitórias e 58 derrotas.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante.
O armador Scoot Henderson, com 22 pontos e 10 assistências, e o pivô Deandre Ayton, com 24 pontos e 16 rebotes, ambos atingindo o double-double, foram os destaques do Blazers. No Hornets, o armador/ala Brandon Miller, com 21 pontos e 2 rebotes, foi o destaque da equipe.
Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima sexta-feira: o Portland Trail Blazers viajará até a capital americana para enfrentar o Washington Wizards; e o Charlotte Hornets receberá o Orlando Magic.
2 – Los Angeles Lakers 125 x 120 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, D.C. Público: 20.333 (100%).
Com 35 pontos, sendo 19 no primeiro quarto, e 18 rebotes, caracterizando o double-double, do ala/pivô Anthony Davis, o Lakers quebrou uma sequência de 2 derrotas consecutivas e manteve a 9ª colocação da Conferência Oeste com 44 vitórias e 33 derrotas. Vale citar os 25 pontos e 9 assistências do astro LeBron James.
O Wizards, que está muito próximo de atingir a marca de 63 derrotas na temporada, igualando o recorde da franquia, sofreu a quarta derrota nos últimos 5 jogos e manteve a 14ª posição da Conferência Leste com 15 vitórias e 62 derrotas. Os destaques da equipe foram o armador Jordan Poole com 29 pontos, 2 rebotes e 5 assistências e o ala Kyle Kuzma com 17 pontos e 12 rebotes, caracterizando o double-double, além de 3 assistências.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Lakers.
Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Washington Wizards na sexta-feira contra o Portland Trail Blazers; e o Los Angeles Lakers no sábado contra o Cleveland Cavaliers.
3 – Detroit Pistons 113 x 121 Atlanta Hawks
Local: State Farm Arena, na cidade de Atlanta, no estado da Geórgia. Público: 17.899 (100%).
Vencendo 3 dos 4 quartos da partida, o Hawks entrou nos 12 minutos finais com 13 pontos de vantagem (79 x 92). No quarto derradeiro, as equipes trocaram cestas, o que beneficiou o Hawks, que obteve a sexta vitória nos últimos 7 jogos, mantendo a 10ª colocação da Conferência Leste, com 36 vitórias e 40 derrotas. A vitória do Hawks acabou eliminando o Brooklyn Nets da fase de playoffs e garantiu o time na disputa do “Play-In Tournament”.
Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Hawks.
O ala/pivô Jalen Johnson, com 28 pontos, 14 rebotes e 11 assistências, alcançou o primeiro triple-double em sua carreira na NBA.
No Pistons, que jogou sem o armador Cade Cunningham, lesionado, o destaque foi o armador reserva Malachi Flynn, com incríveis 50 pontos, recorde de pontos da franquia para um jogador vindo do banco, 6 rebotes, 5 assistências e 5 roubos de bola.
Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Atlanta Hawks contra o Dallas Mavericks; e o Detroit Pistons contra o Memphis Grizzlies.
4 – Oklahoma City Thunder 100 x 135 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: 19.156 (100%).
Após entrar no último quarto com uma vantagem de 10 pontos (83 x 93), o Celtics permitiu ao Thunder apenas 17 pontos, enquanto anotou 42 pontos no último quarto, definindo assim o resultado final da partida. Com a 12ª vitória nos últimos 14 jogos, o time manteve a liderança isolada na Conferência Leste, somando 60 vitórias e 16 derrotas. Vale ressaltar que a última vez que o Celtics alcançou a marca de 60 ou mais vitórias na temporada foi em 2008/09, com 62 vitórias e 20 derrotas.
Ao final da partida, o Celtics teve três dos cinco titulares com pelo menos 23 pontos: o armador/ala Jaylen Brown com 23 pontos, 7 rebotes e 4 assistências; o ala Jayson Tatum com 24 pontos, 7 rebotes e 3 assistências; e o pivô Kristaps Porzingis com 27 pontos e 12 rebotes, caracterizando um double-double, além de 4 assistências.
O Thunder jogou sem o All-Star e cestinha Shai Gilgeous-Alexander, que ficou fora pela quarta vez em cinco jogos devido a uma contusão no quadríceps da perna direita. O destaque da equipe na partida foi o armador/ala Josh Giddey, com 17 pontos, 6 rebotes e 2 assistências.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre com mando de quadra.
Os dois times estarão de volta à quadra na próxima sexta-feira: o Oklahoma City Thunder viajará até Indianápolis para enfrentar o Indiana Pacers; e o Boston Celtics receberá o Sacramento Kings.
5 – Indiana Pacers 111 x 115 Brooklyn Nets
Local: Barclays Center, no bairro do Brooklyn, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 17.732 (100%).
Mesmo com a vitória apertada sobre o Pacers, o Nets não conseguiu avançar para a próxima fase da competição, pois seu concorrente direto, o Hawks, venceu o Pistons, eliminando assim o Nets. Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Pacers.
Com a derrota, o Pacers teve sua sequência de duas vitórias consecutivas quebrada e caiu uma posição na tabela de classificação da Conferência Leste, ocupando agora a 7ª colocação com 43 vitórias e 34 derrotas. Enquanto isso, o Nets está na 11ª colocação da mesma conferência, com 30 vitórias e 47 derrotas.
O armador/ala Cam Thomas, do Nets, com 27 pontos e 4 rebotes, e o ala/pivô Pascal Siakam, do Pacers, com 26 pontos, 9 rebotes e 3 assistências foram os destaques da partida.
Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Indiana Pacers enfrentará o Oklahoma City Thunder na sexta-feira, e o Brooklyn Nets jogará contra o Detroit Pistons no sábado.
6 – Memphis Grizzlies 111 x 101 Milwaukee Bucks
Local: Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Público: 17.420 (100%).
Nesta reta final da fase de classificação, as equipes eliminadas, como é o caso do Grizzlies, entram em quadra apenas com o compromisso de cumprir a tabela e tentar alegrar um pouco os seus tristes torcedores. Foi exatamente o que aconteceu nesta partida, onde o Grizzlies bateu o Bucks e manteve a 13ª posição da Conferência Oeste com 26 vitórias e 50 derrotas, enquanto o Bucks amargou a quarta derrota nos últimos 5 jogos, mas conseguiu segurar a vice-liderança da Conferência Leste com 47 vitórias e 29 derrotas.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Grizzlies.
O pivô Jaren Jackson Jr, do Grizzlies, com 35 pontos, 3 rebotes e 4 assistências, e o ala/pivô Giannis Antetokounmpo, do Bucks, com 21 pontos, 7 rebotes e 8 assistências, foram os destaques da partida.
Os dois times serão mandantes na próxima sexta-feira: o Memphis Grizzlies contra o Detroit Pistons; e o Milwaukee Bucks contra o Toronto Raptors.
7 – Toronto Raptors 85 x 133 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, no estado de Minnesota. Público: 18.024 (100%).
Vencendo todos os quartos na partida e terminando o jogo com uma diferença de 48 pontos, o Timberwolves obteve a sexta vitória nos últimos 7 jogos e recuperou a liderança da Conferência Oeste com 53 vitórias e 23 derrotas. O Raptors amargou a 15ª derrota consecutiva e continua na 12ª colocação da Conferência Leste com 23 vitórias e 53 derrotas.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre com mando de quadra.
Ao final da partida, o Timberwolves teve 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaques para o armador/ala Anthony Edwards com 28 pontos, 3 rebotes e 6 assistências, e o pivô Naz Reid com 23 pontos e 7 rebotes.
Os dois times serão visitantes na próxima sexta-feira: o Toronto Raptors contra o Milwaukee Bucks; e o Minnesota Timberwolves contra o Phoenix Suns.
8 – Orlando Magic 117 x 108 New Orleans Pelicans
Local: Smoothie King Center, na cidade de Nova Orleans, no estado da Louisiana. Público: 16.427 (95%).
Após um início desafiador, o Magic conseguiu uma virada impressionante no terceiro quarto, resultando em uma vitória crucial sobre o Pelicans. Com uma defesa agressiva e consistente, o Magic garantiu sua terceira vitória consecutiva, mantendo-se na 4ª colocação da Conferência Leste.
Paolo Banchero e Franz Wagner foram destaques, combinando para 56 pontos e contribuindo significativamente para a vitória da equipe.
Por outro lado, o Pelicans sofreu sua terceira derrota consecutiva e caiu para a 7ª posição na tabela de classificação da Conferência Oeste. O armador CJ McCollum teve uma atuação destacada, alcançando um double-double com 36 pontos e 10 rebotes, juntamente com 4 assistências.
Este foi o segundo e último jogo entre as equipes na “regular season”, com ambas as vitórias conquistadas pelo Orlando Magic.
Após esse emocionante confronto, o Orlando Magic viajará para enfrentar o Charlotte Hornets, enquanto o New Orleans Pelicans receberá o San Antonio Spurs em seus próximos compromissos, ambos na sexta-feira.
9 – Cleveland Cavaliers 101 x 122 Phoenix Suns
Local: Footprint Center, na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Público: 17.071 (100%).
Levando uma excelente vantagem de 25 pontos para o vestiário (47 x 72), o Suns soube administrar a pressão do Cavaliers na etapa complementar e, com a sexta vitória nos últimos 8 jogos, subiu duas posições na tabela de classificação da Conferência Oeste. No momento, o time é o 6º colocado, com 45 vitórias e 31 derrotas.
O Cavaliers amargou a terceira derrota nos últimos 5 jogos, mas conseguiu segurar o 3º lugar da Conferência Leste, com 46 vitórias e 31 derrotas.
A dupla do Suns formada pelo armador Devin Booker, com 40 pontos e 8 assistências, e o ala Kevin Durant, com 32 pontos, 6 rebotes e 7 assistências, foi o diferencial da partida.
No Cavaliers, o destaque foi o armador Donovan Mitchell, com 24 pontos, 3 rebotes e duas assistências. Vale citar o bom trabalho do ala/pivô Evan Mobley e do pivô Jarrett Allen, que terminaram a partida com 22 pontos cada.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Suns.
O Phoenix Suns receberá na sexta-feira o Minnesota Timberwolves, e o Cleveland Cavaliers viajará até a cidade de Los Angeles para enfrentar no sábado o Los Angeles Lakers.