Byra Bello é professor, comentarista e técnico
02 de abril de 2024 (06 jogos do dia 01 de abril)
1 – Boston Celtics 118 x 104 Charlotte Hornets
Local: Spectrum Center, na cidade de Charlotte, no estado de North Carolina. Público: 19.238 (100%).
Entrando nos 12 minutos finais da partida, com uma diferença de 16 pontos (95 x 79), o Celtics conquistou a 11ª vitória nos últimos 13 jogos e manteve a liderança isolada da Conferência Leste, com 59 vitórias e 16 derrotas. Enquanto isso, o Hornets amargou a terceira derrota consecutiva e continua na 13ª colocação da mesma Conferência, com 18 vitórias e 57 derrotas.
Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado. O jogo 3 será realizado no dia 12 de abril na cidade de Boston, casa do Celtics.
O ala Jayson Tatum, com 25 pontos, 10 rebotes e 4 assistências, foi o destaque do Celtics. Vale citar os 20 pontos, 7 rebotes e 5 assistências do pivô Kristaps Porzingis e os 25 pontos, sendo 21 em 7 bolas de 3 pontos convertidas em 11 tentadas (63,6%), e 5 rebotes do armador/ala Sam Hauser.
No Hornets, o ala/pivô Miles Bridges com 26 pontos, 11 rebotes e 8 assistências, ficando por duas assistências para o triple-double, e o ala Grant Williams com 23 pontos, 7 rebotes e duas assistências foram os destaques da equipe.
Os dois times serão mandantes na próxima quarta-feira: o Boston Celtics contra o Oklahoma City Thunder; e o Charlotte Hornets enfrentando o Portland Trail Blazers.
2 – Memphis Grizzlies 110 x 108 Detroit Pistons
Local: Little Caesars Arena, na cidade de Detroit, no estado de Michigan. Público: 19.999 (98%).
Apenas cumprindo tabela, já que as duas equipes estão eliminadas da próxima fase, o Grizzlies colheu uma boa vitória fora de casa contra o Pistons na noite desta segunda-feira.
O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes em suas respectivas conferências. O Grizzlies é o 13º colocado da Conferência Oeste, com 25 vitórias e 50 derrotas, enquanto o Pistons é o último colocado da Conferência Leste, com 13 vitórias e 62 derrotas.
Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Grizzlies. O jogo 3 será realizado no dia 5 de abril na cidade de Memphis, casa do Grizzlies.
O pivô Jaren Jackson Jr, do Grizzlies, com 40 pontos, 7 rebotes e 3 assistências, e o armador Cade Cunningham, do Pistons, com 36 pontos, 4 rebotes e 8 assistências, foram os destaques da partida.
Os dois times serão visitantes na próxima quarta-feira: o Memphis Grizzlies contra o Milwaukee Bucks; e o Detroit Pistons contra o Atlanta Hawks.
3 – Brooklyn Nets 111 x 133 Indiana Pacers
Local: Gainbridge Fieldhouse, na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana. Público: 16.522 (96%).
Faltando apenas 6 partidas para fechar a sua participação na fase de classificação e estando atrás por 6 vitórias em relação ao 10º e último colocado para preencher as vagas para o “Play-In Tournament”, o Nets ainda tem chances de classificação, mas a situação é dramática e os torcedores estão apreensivos. O Nets é o 11º colocado da Conferência Leste, com 29 vitórias e 47 derrotas, enquanto o Hawks é o 10º colocado da mesma conferência, com 35 vitórias e 40 derrotas.
O Nets precisa vencer todos os seus 6 jogos restantes e torcer para que o Hawks não vença nenhuma das 7 partidas que faltam para encerrar a fase de classificação, ou seja, a eliminação está batendo à porta do Nets.
O Pacers conquistou a terceira vitória nos últimos 4 jogos e é o 6º colocado, com 43 vitórias e 33 derrotas, faltando pouco para se garantir na fase de playoffs da Conferência Leste.
O armador Tyrese Haliburton, do Pacers, com 27 pontos e 13 assistências, caracterizando o double-double, além de 4 rebotes, e o armador Cam Thomas, do Nets, com 22 pontos e duas assistências foram os destaques da partida.
Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Pacers.
As equipes estarão no “home and home”, ou seja, se enfrentarão mais uma vez depois de um dia de descanso, com mando de quadra invertido.
4 – Portland Trail Blazers 103 x 104 Orlando Magic
Local: Kia Center, na cidade de Orlando, no estado da Flórida. Público: 19.004 (100%).
O Magic passou por maus momentos no jogo desta segunda-feira contra o Blazers, que já está eliminado da fase de playoffs, mas conseguiu segurar a pressão do rival, principalmente no último quarto. Com o triunfo, o Magic manteve a 5ª colocação da Conferência Leste com 44 vitórias e 31 derrotas.
Os 5 titulares do Magic atingiram dígitos duplos em pontos, com destaque para o ala Franz Wagner, que marcou 20 pontos e conquistou 6 rebotes. No Blazers, o destaque foi o armador/ala Dalano Banton, vindo do banco, com 26 pontos, 5 rebotes e 5 assistências.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Magic.
Os dois times serão visitantes na próxima quarta-feira: o Portland Trail Blazers contra o Charlotte Hornets; e o Orlando Magic contra o New Orleans Pelicans.
5 – Atlanta Hawks 113 x 101 Chicago Bulls
Local: United Center, na cidade de Chicago, no estado de Illinois. Público: 21.114 (100%).
A briga pela 9ª colocação da Conferência Leste, que dá o direito de jogar a única partida eliminatória do “Play-In Tournament” em casa, está a cada rodada mais acirrada.
No momento, o Bulls, já classificado para a próxima fase, é o 9º colocado com 36 vitórias e 40 derrotas, enquanto o Hawks, necessitando de apenas uma vitória, é o 10º colocado com 35 vitórias e 40 derrotas.
No jogo desta segunda-feira, o Hawks levou a melhor e venceu o seu primeiro jogo das 3 partidas disputadas entre as duas equipes na “regular season”. Pelo rumo da competição, as equipes devem se enfrentar no “Play-In”.
O armador Bogdan Bogdanovic, do Hawks, com 20 pontos, 4 rebotes e 6 assistências, e o ala DeMar DeRozan, do Bulls, com 31 pontos, 2 rebotes e 5 assistências foram os destaques da partida.
Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Atlanta Hawks na quarta-feira contra o Detroit Pistons; e o Chicago Bulls na sexta-feira contra o New York Knicks.
6 – Phoenix Suns 124 x 111 New Orleans Pelicans
Local: Smoothie King Center, na cidade de Nova Orleans, no estado da Louisiana. Público: 17.753 (100%).
Com 52 pontos, sendo 24 em 8 bolas de 3 pontos convertidos em 16 tentadas (50%), 3 rebotes e 9 assistências do armador Devin Booker, o Suns conquistou a quinta vitória nos últimos 7 jogos e manteve a 7ª posição da Conferência Oeste com 44 vitórias e 31 derrotas, enquanto o Pelicans sofreu a terceira derrota nos últimos 4 jogos e no momento é o 6º colocado da mesma conferência com 45 vitórias e 30 derrotas.
Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Suns. O jogo 3 acontecerá no dia 7 de abril na cidade de Phoenix, casa dos Suns.
No Pelicans, o destaque foi o ala/pivô Zion Williamson com 30 pontos, 2 rebotes e 5 assistências.
Os dois times serão mandantes na próxima quarta-feira: o Phoenix Suns contra o Cleveland Cavaliers; e o New Orleans Pelicans contra o Orlando Magic.