Byra Bello é professor, comentarista e técnico
20 de março de 2024 (05 jogos do dia 19)
1 – Houston Rockets 137 x 114 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, D.C. Público: 14.137 (69%).
Ao entrarem nos 12 minutos finais da partida com uma vantagem de 19 pontos (101 x 82), o Rockets obteve a sexta vitória consecutiva e manteve a 11ª colocação da Conferência Oeste, com 33 vitórias e 35 derrotas. Enquanto isso, o Wizards amargou a quinta derrota consecutiva e continua na lanterna da Conferência Leste, com 11 vitórias e 58 derrotas, estando eliminado da fase de playoffs.
O armador/ALA Jalen Green se destacou com 42 pontos, estabelecendo um recorde pessoal de pontos na NBA, além de 10 rebotes e 3 assistências. Já o ala Amen Thompson contribuiu com 25 pontos, 10 rebotes e duas assistências, alcançando ambos o double-double.
Ao final da partida, o Wizards teve 8 jogadores com dígitos duplos em pontos, sendo que três deles terminaram com 16 pontos cada: o ala Corey Kispert, o armador/ala Justin Champagnie e o ala Jules Bernard.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias para o Rockets.
Na próxima quinta-feira, tanto o Houston Rockets quanto o Washington Wizards serão mandantes: o Rockets jogará contra o Chicago Bulls, enquanto o Wizards enfrentará o Sacramento Kings.
2 – Charlotte Hornets 92 x 112 Orlando Magic
Local: Kia Center, na cidade de Orlando, no estado da Flórida. Público: 18.846 (100%).
Levando para o vestiário uma folgada vantagem de 35 pontos (67 x 32), o Magic voltou para a segunda etapa apenas para administrar a belíssima vantagem conquistada nos primeiros 24 minutos da partida.
O resultado do jogo não alterou a posição das equipes na tabela de classificação da Conferência Leste. O Magic permanece na 5ª colocação, com 41 vitórias e 28 derrotas, enquanto o Hornets está na 13ª posição, com 17 vitórias e 52 derrotas.
Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias para o Magic. O quarto jogo será realizado no dia 5 de abril em Charlotte, casa do Hornets.
Os armadores Cole Anthony, vindo do banco, com 21 pontos (sendo 17 no segundo quarto), 6 rebotes e 3 assistências, e Jalen Suggs com 16 pontos, 4 rebotes e 6 assistências foram os destaques do Magic. No Hornets, o ala Brandon Miller com 21 pontos e 7 rebotes, e o armador Vasilije Micic com 20 pontos e duas assistências foram os destaques da equipe.
Na quinta-feira, o Orlando Magic receberá o New Orleans Pelicans; enquanto o Charlotte Hornets viajará até Atlanta para enfrentar o Atlanta Hawks no sábado.
3 – New Orleans Pelicans 104 x 91 Brooklyn Nets
Local: Barclays Center, no bairro do Brooklyn, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 17.732 (100%).
Numa partida com dois tempos inteiramente distintos, o primeiro pertencendo ao visitante Pelicans com uma parcial de 64 x 45 e a etapa complementar com domínio do mandante Nets, com 6 pontos de vantagem (40 x 46), o Pelicans acabou levando a vantagem e conquistando a sétima vitória nos últimos 8 jogos, o que manteve a equipe na 5ª colocação da Conferência Oeste com 42 vitórias e 26 derrotas.
O Nets continua na 11ª posição da Conferência Leste com 26 vitórias e 43 derrotas, após a sua sexta derrota nos últimos 7 jogos.
O ala/pivô Zion Williamson, do Pelicans, com 28 pontos, 7 rebotes e 4 assistências, e o armador/ala Cam Thomas, do Nets, com 25 pontos, 3 rebotes e duas assistências foram os destaques da partida.
Na história da NBA as duas equipes já se enfrentaram 46 vezes, em se tratando de “regular season”, com 23 vitórias para cada lado. Na atual temporada este foi o segundo e último jogo, com 2 vitórias do Pelicans.
Os dois times serão visitantes na próxima quinta-feira: o New Orleans Pelicans enfrentará o Orlando Magic, e o Brooklyn Nets jogará contra o Milwaukee Bucks.
4 – Dallas Mavericks 113 x 107 San Antonio Spurs
Local: Frost Bank Center, na cidade de San Antonio, no estado do Texas. Público: 18.357 (100%).
Vencendo 3 dos 4 quartos da partida, o Mavericks emplacou a sexta vitória nos últimos 7 jogos, mantendo a 7ª colocação da Conferência Oeste com 40 vitórias e 29 derrotas, enquanto o Spurs, já eliminado da fase de playoffs, sofreu a quarta derrota nos últimos 5 jogos e continua na lanterna da mesma Conferência com 15 vitórias e 54 derrotas.
Os armadores Kyrie Irving, com 28 pontos, 7 rebotes e 3 assistências, e Luka Doncic, com 18 pontos, 16 rebotes e 10 assistências – alcançando o seu 18º triple-double na temporada e o 74º na sua carreira na NBA – foram os destaques do Mavericks. Vale ressaltar que Luka Doncic obteve o 8º triple-double nos últimos 10 jogos.
No Spurs, o destaque foi o armador Tre Jones com 22 pontos, sendo 12 em 4 bolas de 3 pontos convertidas em 5 tentadas (80%), além de 3 rebotes e 9 assistências.
Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com 4 vitórias do Mavericks.
Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Dallas Mavericks na quinta-feira contra o Utah Jazz; e o San Antonio Spurs na sexta-feira contra o Memphis Grizzlies.
5 – Denver Nuggets 115 x 112 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, no estado de Minnesota. Público: 18.024 (100%).
Após levar para o vestiário um prejuízo de 15 pontos (70 x 55), o Timberwolves entrou no terceiro quarto com muita eficiência nos dois lados da quadra, permitindo apenas 17 pontos ao atual campeão da NBA contra 29 anotados. A excelente performance possibilitou ao Timberwolves “voltar ao jogo” e entrar nos últimos 12 minutos com a desvantagem de apenas 3 pontos (87 x 84). No quarto derradeiro, o Timberwolves deu sequência ao bom ritmo do terceiro quarto e, com pouco mais de 7 minutos para o encerramento da partida, colocou 4 pontos de frente (89 x 93).
Mesmo jogando fora de casa, o Nuggets não se abalou e voltou a liderar o placar para conquistar a sexta vitória nos últimos 7 jogos e reconquistar a vice-liderança da Conferência Oeste com 48 vitórias e 21 derrotas. Com o insucesso, o Timberwolves caiu para a 3ª colocação da mesma Conferência com 47 vitórias e 22 derrotas.
Três dos cinco titulares do Nuggets terminaram a partida alcançando o double-double, a saber: o pivô Nikola Jokic com 35 pontos e 16 rebotes, o armador Jamal Murray com 18 pontos e 11 assistências, e o ala/pivô Aaron Gordon com 14 pontos e 11 rebotes. Vale destacar a boa partida do ala Michael Porter Jr. com 26 pontos, sendo 13 no último quarto, e 4 rebotes.
No Timberwolves, o destaque foi o armador/ala Anthony Edwards com 30 pontos, 8 rebotes e 8 assistências. O time jogou sem seus principais reboteiros: o ala/pivô Karl-Anthony Towns, e os pivôs Rudy Gobert e Naz Reid, todos lesionados.
Este foi o segundo dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante. O jogo 3 será realizado no dia 29 de março e o jogo 4 no dia 10 de abril, ambos na cidade de Denver, casa do Nuggets.
Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Denver Nuggets na quinta-feira contra o New York Knicks; e o Minnesota Timberwolves na sexta-feira contra o Cleveland Cavaliers.