Byra Bello é professor, comentarista e técnico
17 de março de 2024 (09 jogos do dia 16)
1 – Cleveland Cavaliers 103 x 117 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 18.055 (100%).
Entrando nos 12 minutos finais da partida com uma vantagem de 25 pontos (73 x 98), o Rockets obteve a quinta vitória consecutiva e manteve a 11ª colocação da Conferência Oeste, com 32 vitórias e 35 derrotas, enquanto o Cavaliers sofreu a terceira derrota nos últimos 4 jogos e continua na 3ª colocação da Conferência Leste, com 42 vitórias e 25 derrotas.
O armador/ala Jalen Green, com 26 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double-double, além de 4 assistências, foi o destaque do Rockets. Vale citar os 20 pontos e 7 rebotes do pivô Jabari Smith Jr., e os 13 pontos e 16 assistências do armador Fred VanVleet, que também alcançou o double-double.
O Cavaliers teve ao final da partida 7 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o armador/ala Caris Levert, vindo do banco, com 21 pontos, 3 rebotes e 7 assistências.
Este foi o segundo jogo entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória para cada lado, sempre como mandante.
Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Cleveland Cavaliers na segunda-feira contra o Indiana Pacers; e o Houston Rockets na terça-feira contra o Washington Wizards.
2 – Portland Trail Blazers 107 x 126 New Orleans Pelicans
Local: Smoothie King Center, na cidade de Nova Orleans, no estado da Louisiana. Público: 17.725 (100%).
Com domínio absoluto da partida, vencendo todos os quartos, o Pelicans conquistou a sexta vitória nos últimos 7 jogos e manteve a 5ª colocação da Conferência Oeste, com 41 vitórias e 26 derrotas, enquanto o Blazers amargou a sexta derrota nos últimos 8 jogos e continua na 14ª e penúltima colocação da mesma Conferência, com 19 vitórias e 48 derrotas, estando eliminado dos playoffs.
Ao final da partida, o Pelicans teve 4 dos 5 titulares com ao menos 20 pontos, a saber: o armador/ala Trey Murphy III, com 20 pontos, 6 rebotes e 5 assistências; o ala Brandon Ingram, com 22 pontos, 7 rebotes e 2 assistências; o ala/pivô Zion Williamson, com 26 pontos e 10 rebotes, caracterizando o double-double, além de 3 assistências; e o armador McCollum, com 30 pontos, 2 rebotes e 8 assistências.
Os armadores Dalano Banton, com 28 pontos, 5 rebotes e 6 assistências; e Anfernee Simmons, com 25 pontos, 4 rebotes e 8 assistências, foram os destaques do Blazers.
Este foi o segundo dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Pelicans. O jogo 3 será realizado na cidade de Portland, casa do Blazers.
Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Portland Trail Blazers na segunda-feira contra o Chicago Bulls; e o New Orleans Pelicans na terça-feira contra o Brooklyn Nets.
3 – Charlotte Hornets 98 x 109 Philadelphia 76ers
Local: Wells Fargo Center, na cidade de Philadelphia, no estado da Pensilvânia. Público: 19.957 (100%).
Mantendo o comando do placar por praticamente toda a partida, o 76ers quebrou uma sequência de 2 derrotas consecutivas e manteve a sétima colocação da Conferência Leste, com 37 vitórias e 30 derrotas, enquanto o Hornets sofreu a terceira derrota nos últimos 4 jogos e continua na 13ª colocação da mesma Conferência, com 17 vitórias e 51 derrotas.
O armador Tyrese Maxey, do 76ers, com 30 pontos, 3 rebotes e 4 assistências, e o armador/ala Tre Mann, do Hornets, com 21 pontos, 8 rebotes e 6 assistências, foram os destaques da partida.
Este foi o quarto e último jogo entre as equipes na “regular season”, com 4 vitórias do 76ers.
O Philadelphia 76ers receberá o Miami Heat na próxima segunda-feira, e o Charlotte Hornets viajará até a cidade de Orlando para enfrentar o Orlando Magic na terça-feira.
4 – Brooklyn Nets 100 x 121 Indiana Pacers
Local: Gainbridge Fieldhouse, na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana. Público: 17.009 (98%).
O último quarto do Pacers, com uma parcial de 22 x 35, foi determinante para a terceira vitória nos últimos 4 jogos, o que fez com que a equipe segurasse a 6ª colocação da Conferência Leste, com 38 vitórias e 30 derrotas, enquanto o Nets amargou a quarta derrota nos últimos 5 jogos e continua na 11ª colocação da mesma Conferência, com 26 vitórias e 41 derrotas.
O ala/pivô Pascal Siakam, do Pacers, com 28 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double-double, e o armador/ala Cam Thomas, do Nets, com 22 pontos, 8 rebotes e duas assistências, foram os destaques da partida.
Este foi o primeiro dos 3 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com uma vitória do Pacers. O jogo 2 acontecerá no dia primeiro de abril, na cidade de Indianápolis, casa do Pacers. O jogo 3 será realizado no dia 3 de abril na cidade de Nova York, no bairro do Brooklyn, casa do Nets.
Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Brooklyn Nets no domingo contra o San Antonio Spurs; e o Indiana Pacers na segunda-feira contra o Cleveland Cavaliers.
5 – Oklahoma City Thunder 118 x 112 Memphis Grizzlies
Local: FedEx Forum, na cidade de Memphis, no estado do Tennessee. Público: 17.012 (96%).
Depois de levar uma pequena vantagem de 2 pontos para o vestiário (56 x 54), o Thunder voltou para o 3º quarto com uma defesa agressiva e consistente, e com uma parcial de 35 x 24, entrou nos últimos 12 minutos com uma boa diferença de 13 pontos. No último quarto, o Thunder apenas administrou a vantagem e emplacou a quinta vitória nos últimos 6 jogos, reconquistando a liderança da Conferência Oeste com 47 vitórias e 20 derrotas, enquanto o Grizzlies continua na 13ª colocação da mesma Conferência com 23 vitórias e 45 derrotas, após sofrer a quarta derrota nos últimos 5 jogos.
O pivô Chet Holmgren com 22 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double-double, o ala/pivô Jalen Williams com 23 pontos e 6 assistências, e o armador Shai Gilgeous-Alexander com 20 pontos, 7 rebotes e 3 assistências foram os destaques do Thunder.
No Grizzlies, o destaque ficou com o armador/ala Desmond Bane, que voltou às quadras depois de 2 meses ausente por lesão. Bane anotou 22 pontos, pegou 3 rebotes e distribuiu 7 assistências.
Este foi o terceiro e último jogo entre as duas equipes na “regular season”, com três vitórias do Thunder.
O Memphis Grizzlies viajará até a cidade de Sacramento para enfrentar na segunda-feira o Sacramento Kings, e o Oklahoma City Thunder receberá na quarta-feira o Utah Jazz.
6 – Washington Wizards 98 x 127 Chicago Bulls
Local: United Center, na cidade de Chicago, no estado de Illinois. Público: 21.697 (100%).
Com um ritmo muito forte nos dois lados da quadra no primeiro tempo de partida, o Bulls levou uma confortável vantagem de 22 pontos para o vestiário (45 x 67), o que foi suficiente para garantir a segunda vitória nos últimos três jogos, mantendo a 9ª colocação da Conferência Leste com 33 vitórias e 35 derrotas.
O Wizards amargou a terceira derrota consecutiva e está eliminado da fase de playoffs. O time é o lanterna da mesma Conferência com 11 vitórias e 56 derrotas.
O armador Ayo Dosunmu, do Bulls, com 34 pontos, 3 rebotes e 9 assistências, e o ala Corey Kispert, do Wizards, com 16 pontos e 3 rebotes foram os destaques da partida.
Os dois times serão mandantes na próxima partida: o Washington Wizards no domingo contra o Boston Celtics; e o Chicago Bulls na segunda-feira contra o Portland Trail Blazers.
7 – Golden State Warriors 128 x 121 Los Angeles Lakers.
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%).
Em uma partida muito equilibrada, o Warriors teve um terceiro quarto de muita eficiência nos dois lados da quadra e, com uma parcial de 35 x 27, entrou nos últimos 12 minutos da partida com uma vantagem de 9 pontos. No último quarto, assim como nos dois quartos iniciais, o jogo foi muito equilibrado, com as equipes trocando cestas, o que acabou beneficiando o Warriors. Com o triunfo, o time conseguiu a segunda vitória nos últimos três jogos, subindo uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, onde no momento é o 9º colocado com 35 vitórias e 31 derrotas.
O Lakers perdeu uma posição na tabela de classificação da mesma Conferência e agora é o 10º colocado com 36 vitórias e 32 derrotas.
O armador Stephen Curry, com 31 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, e o armador/ala Klay Thompson, com 26 pontos, 4 rebotes e 3 assistências, foram os destaques do Warriors.
No Lakers, o astro LeBron James, com 40 pontos, 8 rebotes e 9 assistências – ficando por 2 rebotes e uma assistência para o triple-double – foi a grande sensação da partida. Vale citar que o ala/pivô Anthony Davis deixou a quadra com uma lesão no olho esquerdo ao final do primeiro quarto.
Este foi o terceiro dos quatro jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com duas vitórias do Warriors. O jogo 4 será realizado no dia 9 de abril na cidade de Los Angeles, casa do Lakers.
Os dois times serão mandantes na próxima segunda-feira: o Golden State Warriors contra o New York Knicks e o Los Angeles Lakers contra o Atlanta Hawks.
8 – Minnesota Timberwolves 119 x 100 Utah Jazz
Local: Delta Center, na cidade de Salt Lake, no estado de Utah. Público: 18.206 (100%).
Depois de irem para o vestiário com um empate em 48 pontos, o Timberwolves voltou melhor para a etapa complementar e, com uma parcial de 71 x 52 nos 2 quartos finais, emplacou a quarta vitória nos últimos 6 jogos, mantendo a 3ª colocação da Conferência Oeste com 46 vitórias e 21 derrotas. Enquanto isso, o Jazz sofreu a quarta derrota nos últimos 5 jogos e continua na 12ª colocação da mesma Conferência com 29 vitórias e 38 derrotas.
O armador/ala Anthony Edwards, com 31 pontos, 10 rebotes e 5 assistências, e o pivô Naz Reid, com 22 pontos, 12 rebotes e 5 assistências, ambos alcançando o double-double, foram os destaques do Timberwolves. No Jazz, o armador Collin Sexton, vindo do banco, com 22 pontos e 10 assistências (caracterizando o double-double), além de 2 rebotes, foi o destaque da equipe.
Este foi o terceiro dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season”, com 3 vitórias do Timberwolves. O jogo 4 será realizado no dia 9 de abril na cidade de Salt Lake, casa do Jazz.
Os dois times se enfrentarão mais uma vez na próxima segunda-feira, ainda com o mando de quadra do Jazz.
9 – New York Knicks 98 x 91 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 18.311 (100%).
Fechando a rodada de 9 jogos deste sábado, o Knicks fez um último quarto com uma defesa muito agressiva e consistente, limitando o rival a 17 pontos contra 23 anotados. A boa performance foi determinante para a conquista da terceira vitória consecutiva, mantendo a 4ª colocação da Conferência Leste com 40 vitórias e 27 derrotas. Enquanto isso, o Kings teve quebrada uma sequência de duas vitórias consecutivas e continua na 7ª posição da Conferência Oeste com 38 vitórias e 28 derrotas.
Este foi o primeiro dos 2 jogos programados entre as equipes na “regular season”, com uma vitória para o Knicks. O jogo 2 será realizado no dia 4 de abril na cidade de Nova York, no bairro de Manhattan, casa do Knicks.
O armador Jalen Brunson, do Knicks, com 42 pontos, 4 rebotes e duas assistências, e o pivô Domantas Sabonis, do Kings, com 21 pontos e 14 rebotes (caracterizando o double-double), além de duas assistências, foram os destaques da partida.
Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima segunda-feira: o New York Knicks viajará até a cidade de Denver para encarar o Denver Nuggets; e o Sacramento Kings receberá o Memphis Grizzlies.