Byra Bello é professor, comentarista e técnico
12 de março de 2024 (06 jogos do dia 11)
1 – Charlotte Hornets 97 x 114 Detroit Pistons
Local: Little Caesars Arena, na cidade de Detroit, no estado de Michigan. Público: 18.003 (89%).
Entrando no último quarto da partida com 19 pontos de vantagem (67 x 86), o Pistons conquistou a segunda vitória nos últimos 3 jogos, mas não conseguiu sair da última colocação na Conferência Leste com 11 vitórias e 53 derrotas, enquanto o Hornets amargou a sétima derrota nos últimos 8 jogos e continua na 13ª colocação da mesma Conferência com 16 vitórias e 49 derrotas.
Na história da NBA em relação à “regular season”, as equipes já se enfrentaram 128 vezes, com 64 vitórias para cada lado. Na atual temporada, este foi o terceiro e último jogo, com 3 vitórias para o Pistons.
O armador Cade Cunningham, com 22 pontos, 6 rebotes e 8 assistências, e o pivô Jalen Duren, que alcançou um double-double com 20 pontos e 10 rebotes, foram os destaques do Pistons.
Já no Hornets, os alas Miles Bridges, com 24 pontos, 7 rebotes e 3 assistências, e Grant Williams, com 22 pontos, 4 rebotes e 2 assistências, foram os destaques da equipe.
Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima quarta-feira: o Charlotte Hornets viajará até a cidade de Memphis para enfrentar o Memphis Grizzlies; e o Detroit Pistons receberá o Toronto Raptors.
2 – Phoenix Suns 117 x 111 Cleveland Cavaliers
Local: Rocket Mortgage Fieldhouse, na cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Público: 19.432 (100%).
O trio do Suns, formado pelo ala Kevin Durant com 37 pontos, sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 10 tentativas (50%), 8 rebotes e 6 assistências, pelo armador/ala Devin Booker com 27 pontos (que voltou após 4 jogos ausente por uma entorse no tornozelo direito), 6 rebotes e 7 assistências, e pelo armador Bradley Beal com 24 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, foi o grande diferencial da partida na vitória sobre o Cavaliers.
Com o triunfo, o Suns conquistou a terceira vitória nos últimos 4 jogos, subindo uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste, estando no momento na 6ª colocação com 38 vitórias e 27 derrotas.
Pelo Cavaliers, que jogou sem 3 jogadores importantes na rotação da equipe – o armador/ala Donavan Mitchell com dores no joelho esquerdo, o ala/pivô Evan Mobley com uma entorse no tornozelo esquerdo e o ala Max Strus com dores no joelho direito -, os destaques foram o armador Darius Garland com 30 pontos e 8 assistências e o armador/ala Caris Levert com 17 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double-double.
Este foi o primeiro dos 2 jogos programados entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória do Suns. O jogo 2 acontecerá no dia 3 de abril na cidade de Phoenix, casa dos Suns.
Os dois times serão visitantes na próxima partida: o Cleveland Cavaliers na quarta-feira contra o New Orleans Pelicans; e o Phoenix Suns na quinta-feira contra o Boston Celtics.
3 – Golden State Warriors 112 x 102 San Antonio Spurs
Local: Frost Bank Center, na cidade de San Antonio, no estado do Texas. Público: 18.354 (100%).
Após levar um prejuízo de 2 pontos para o vestiário (58 x 60), o Warriors voltou para o terceiro quarto muito eficiente nos dois lados da quadra e, com uma parcial de 32 x 18, virou o jogo, entrando nos últimos 12 minutos vencendo por 12 pontos (90 x 78). No quarto derradeiro, as equipes trocaram cestas, beneficiando o Warriors, que quebrou uma sequência de duas derrotas consecutivas, mantendo a 10ª colocação da Conferência Oeste com 34 vitórias e 30 derrotas, enquanto o Spurs sofreu a terceira derrota nos últimos 4 jogos e continua na lanterna da mesma Conferência com 14 vitórias e 51 derrotas.
O ala Jonathan Kuminga, com 21 pontos e 5 rebotes, e o armador/ala Klay Thompson, com 21 pontos – sendo 12 em 4 bolas de três pontos convertidas em 10 tentativas (40%), além de 2 rebotes e duas assistências – foram os destaques do Warriors. Vale citar a boa partida do ala calouro Trayce Jackson-Davis vindo do banco, com 13 pontos e 10 rebotes, alcançando o double-double, além de 5 assistências.
Este foi o terceiro dos quatro jogos programados entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias para o Warriors. O jogo quatro acontecerá no dia 31 de março na cidade de San Antônio, casa do Spurs.
O ala calouro Victor Wembanyama, voltando de um jogo ausente com uma entorse no tornozelo direito, anotou 27 pontos, pegou 14 rebotes – caracterizando o double-double -, distribuiu 3 assistências e aplicou 3 tocos. O técnico Greg Popovich, do Spurs, tem poupado bastante o jovem jogador e ainda não tem certeza se ele participará da próxima partida contra o Rockets.
O San Antonio Spurs receberá na terça-feira o Houston Rockets, e o Golden State Warriors viajará até a cidade de Dallas para enfrentar o Dallas Mavericks.
4 – Dallas Mavericks 127 x 92 Chicago Bulls
Local: United Center, na cidade de Chicago, no estado de Illinois. Público: 21.363 (100%).
Com extrema facilidade, o Mavericks entrou nos 12 minutos finais da partida com uma folgada vantagem de 34 pontos (98 x 64). No quarto final, a equipe soube administrar a pressão do rival e conquistou a terceira vitória consecutiva, o que manteve a equipe na 8ª colocação da Conferência Oeste com 37 vitórias e 28 derrotas, enquanto o Bulls amargou a segunda derrota consecutiva e continua na 9ª posição da Conferência Leste com 31 vitórias e 34 derrotas.
O armador Luka Doncic, com 27 pontos, 12 rebotes e 14 assistências, alcançou o seu 17º triple-double na temporada e o 72º na sua carreira na NBA. Vale o destaque para o pivô Daniel Gafford, com 20 pontos e 7 rebotes.
No Bulls, o ala calouro turco Onuralp Bitim, vindo do banco, com 17 pontos e 5 rebotes, foi o destaque da equipe.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias para o Mavericks.
Os dois times estarão de volta ao trabalho na próxima quarta-feira: o Dallas Mavericks receberá o Golden State Warriors; e o Chicago Bulls viajará até a cidade de Indianápolis para encarar o Indiana Pacers.
5 – Toronto Raptors 119 x 125 Denver Nuggets
Local: Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado. Público: 19.652 (100%).
Numa partida com 2 tempos distintos: o primeiro pertencendo ao Raptors com uma vantagem de 17 pontos (68 x 51), e o segundo com domínio total do Nuggets com uma parcial de 51 x 74, o atual campeão da NBA, o forte time do Nuggets, conquistou a nona vitória nos últimos 10 jogos e manteve a vice-liderança da Conferência Oeste com 45 vitórias e 20 derrotas, enquanto o Raptors amargou a quarta derrota consecutiva e continua na 12ª colocação da Conferência Leste com 23 vitórias e 42 derrotas.
O armador Jamal Murray, com 26 pontos, sendo 19 no último quarto, e 12 assistências, caracterizando o double-double, e o pivô Nikola Jokic, com 35 pontos, 17 rebotes, 12 assistências e 6 roubadas, recorde de roubadas na atual temporada, alcançou o seu 21º triple-double e o de número 126 na sua carreira na NBA.
No Raptors, o armador/ala RJ Barrett, com 26 pontos, 7 rebotes e 9 assistências, e o ala/pivô Kelly Olynyk, com 24 pontos e 6 rebotes, foram os destaques da equipe.
Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias para o Nuggets.
Os dois times serão visitantes na próxima quarta-feira: o Toronto Raptors contra o Detroit Pistons; e o Denver Nuggets contra o Miami Heat.
6 – Boston Celtics 121 x 99 Portland Trail Blazers
Local: Moda Center, na cidade de Portland, no estado do Oregon. Público: 18.480 (95%).
O armador/ala Jaylen Brown, com 27 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, e o ala Jayson Tatum, com 26 pontos, 5 rebotes e 8 assistências, combinaram para 53 pontos, ou seja, 43,8% dos pontos do Celtics.
A excelente performance da dupla do Celtics foi fundamental para a 13ª vitória nos últimos 15 jogos, mantendo a liderança isolada da Conferência Leste com 50 vitórias, sendo a primeira equipe a atingir esta marca na temporada, e 14 derrotas.
O Blazers sofreu a quarta derrota nos últimos 5 jogos e continua na 14ª e penúltima colocação da Conferência Oeste com 18 vitórias e 46 derrotas. Os destaques da equipe na partida foram o pivô Deandre Ayton, com 22 pontos e 15 rebotes, caracterizando o double-double, e o armador Anfernee Simons, com 17 pontos, 4 rebotes e 3 assistências.
Este foi o primeiro dos 2 jogos programados entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória para o Celtics. O jogo 2 acontecerá no dia 7 de abril na cidade de Boston, casa do Celtics.
O Boston Celtics viajará até a cidade de Salt Lake para enfrentar na terça-feira o Utah Jazz, e o Portland Trail Blazers receberá na quarta-feira o Atlanta Hawks.