Byra Bello é professor, comentarista e técnico

09 de março de 2024 (08 jogos do dia 08)

1 – New Orleans Pelicans 103 x 95 Philadelphia 76ers
Local: Wells Fargo Center, na cidade de Philadelphia, no estado da Pensilvânia. Público: 19.777 (100%).

Após uma bela exibição de basquetebol no primeiro tempo, quando conquistaram uma vantagem de 29 pontos (63 x 34), o Pelicans voltou para a etapa complementar apenas para administrar a vantagem e fazer o tempo passar, com o intuito de alcançar mais uma vitória na competição.

Com o terceiro triunfo consecutivo, o Pelicans manteve a 5ª colocação da Conferência Oeste, com 38 vitórias e 25 derrotas, enquanto o 76ers, que está sentindo muito a falta dos seus dois principais jogadores, o pivô Joel Embiid e o armador Tyrese Maxey, ambos lesionados, amargou a terceira derrota consecutiva e continua na 7ª posição da Conferência Leste, com 35 vitórias e 28 derrotas.

O ala/pivô Zion Williamson, do Pelicans, com 23 pontos e 12 rebotes, e o ala Tobias Harris, do 76ers, com 21 pontos e 10 rebotes, ambos alcançando o double-double, foram os destaques da partida.

Este foi o segundo e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias do Pelicans.

Os dois times serão visitantes no próximo domingo: o New Orleans Pelicans contra o Atlanta Hawks; e o Philadelphia 76ers contra o New York Knicks.

2 – Charlotte Hornets 100 x 112 Washington Wizards
Local: Capital One Arena, na cidade de Washington, D.C. Público: 18.778 (93%).

Entrando nos últimos 12 minutos com um prejuízo de 8 pontos (76 x 68), na iminência de amargar a 17ª derrota consecutiva, o que seria o recorde de derrotas consecutivas em uma temporada na história da franquia, o Wizards fez um último quarto espetacular, com muita eficiência nos dois lados da quadra, anotando 44 pontos e sofrendo apenas 24. Ao final da partida, é claro que a torcida respirou aliviada, pois o time não entrou para a história negativa da NBA.

O resultado da partida não alterou o posicionamento das equipes na Conferência Leste: o Hornets amargou a sexta derrota consecutiva e continua na 13ª posição com 15 vitórias e 48 derrotas. O Wizards, apesar do ótimo resultado, ainda ocupa a lanterna com 10 vitórias e 53 derrotas.

Ao final da partida, o Wizards teve 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaques para os alas Kyle Kuzma, com 28 pontos, 8 rebotes e 9 assistências, ficando por 2 rebotes e uma assistência para o triple-double, e Deni Avdija, com 18 pontos e 14 rebotes, caracterizando o double-double.

No Hornets, o ala/pivô Miles Bridges, com 32 pontos e 12 rebotes, alcançando o double-double, e o armador/ala Brandon Miller, com 21 pontos e 6 rebotes, foram os destaques da equipe.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias para cada lado.

O Charlotte Hornets receberá no sábado o Brooklyn Nets, enquanto o Washington Wiizards viajará até a cidade de Miami para enfrentar no domingo o Miami Heat.

3 – Minnesota Timberwolves 104 x 113 Cleveland Cavaliers
Local: Rocket Mortgage Fieldhouse, na cidade de Cleveland, no estado de Ohio. Público: 19.432 (100%).

Mesmo sem poder contar com 3 jogadores importantes na rotação da equipe, o armador Donovan Mitchell, o ala Evan Mobley e o armador/ala Max Strus, todos lesionados, o Cavaliers bateu na prorrogação o Timberwolves e emplacou a terceira vitória nos últimos 5 jogos.

Com o resultado, o Cavaliers manteve a vice-liderança da Conferência Leste com 41 vitórias e 22 derrotas, enquanto o Timberwolves teve quebrada uma sequência de duas vitórias consecutivas e perdeu a liderança da Conferência Oeste, estando no momento na vice-liderança com 44 vitórias e 20 derrotas.

O armador/ala Darius Garland, com 34 pontos, 4 rebotes e 8 assistências, e o pivô Jarrett Allen, com 33 pontos – recorde de pontos na sua carreira na NBA – e 18 rebotes, num double-double “gordo”, foram os destaques do Cavaliers. Vale registrar que o pivô Jarrett Allen anotou 10 pontos dos 16 da sua equipe na prorrogação. Ele também converteu 15 lances livres – recorde de lances livres convertidos na sua carreira na NBA – de um total de 21 cobrados.

No Minnesota Timberwolves, o destaque veio do banco de reservas: o pivô Naz Reid, com 34 pontos – recorde de pontos na sua carreira na NBA – e 5 rebotes. O destaque da equipe na temporada, o armador/ala Anthony Edwards, anotou 19 pontos, pegou 5 rebotes e distribuiu 3 assistências.

Este foi o primeiro dos dois jogos programados entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória do Cavaliers. O jogo 2 será realizado no dia 22 de março, na cidade de Minneapolis, casa do Timberwolves.

Os dois times estarão de volta ao trabalho no próximo domingo: o Cleveland Cavaliers receberá o Brooklyn Nets; e o Minnesota Timberwolves viajará até a cidade de Los Angeles para enfrentar o Los Angeles Lakers.

4 – Orlando Magic 74 x 98 New York Knicks
Local: Madison Square Garden, no bairro de Manhattan, na cidade de Nova York, no estado de Nova York. Público: 19.812 (100%).

Com um trabalho defensivo agressivo e consistente, o Knicks permitiu ao Magic o menor total de pontos da NBA nesta temporada e o menor número de pontos que os Knicks sofreu em um jogo desde 13 de abril de 2012.

A defesa foi realmente o ponto alto do Knicks na segunda vitória nos últimos 3 jogos, mantendo a equipe na 4ª colocação da Conferência Leste com 37 vitórias e 26 derrotas.

O Magic teve sua boa sequência de 5 vitórias consecutivas quebrada e agora é o 5º colocado da mesma Conferência, com 37 vitórias e 27 derrotas.

Outro ponto importante na vitória do Knicks foi o aproveitamento e consequentemente os pontos obtidos nas bolas de 3 pontos convertidas. O Magic obteve 18 pontos em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 26 tentadas (23,1%), enquanto o Knicks obteve 48 pontos em 16 bolas de 3 pontos convertidas em 33 tentadas (48,5%).

O armador Jalen Brunson, voltando de lesão, anotou 26 pontos, pegou 3 rebotes e distribuiu duas assistências, sendo eleito o nome do Knicks e do jogo.

No Magic, os alas Paolo Banchero com 23 pontos, 9 rebotes e duas assistências, e Franz Wagner com 13 pontos e 4 rebotes foram os destaques da equipe.

Este foi o quarto e último jogo entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com 3 vitórias do Magic.

Os dois times serão mandantes no próximo domingo: o Orlando Magic contra o Indiana Pacers; e o New York Knicks contra o Philadelphia 76ers.

5 – Atlanta Hawks 99 x 92 Memphis Grizzlies
Local: FedEx Forum, na cidade de Memphis, no estado do Tennessee. Público: 16.667 (94%).

Depois de um primeiro tempo muito equilibrado, com um empate em 46 pontos, o Hawks teve um terceiro quarto de muita eficiência nos dois lados da quadra, anotando 34 pontos contra 26 do rival e entrando nos últimos 12 minutos com uma vantagem de 8 pontos.

No último quarto, as equipes trocaram cestas, o que acabou beneficiando o Hawks, que obteve a terceira vitória consecutiva e manteve a 10ª colocação da Conferência Leste com 29 vitórias e 34 derrotas, enquanto o Grizzlies sofreu a sexta derrota nos últimos 8 jogos e continua na 13ª colocação da Conferência Oeste com 22 vitórias e 42 derrotas.

O armador/ala Dejounte Murray, do Hawks, com 41 pontos, empatando o recorde da sua carreira na NBA, sendo 18 em 6 bolas de 3 pontos convertidas em 10 tentadas (60%), 7 rebotes e 6 assistências, e o pivô Jaren Jackson Jr., do Grizzlies, com 21 pontos, 9 rebotes e 3 assistências foram os destaques da partida.

Este foi o segundo e último jogo entre as equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória para cada lado, sempre como visitante.

As duas equipes estarão de volta ao batente no próximo domingo: o Atlanta Hawks receberá o New Orleans Pelicans; e o Memphis Grizzlies viajará até a cidade de Oklahoma para enfrentar o Oklahoma City Thunder.

6 – Miami Heat 100 x 107 Oklahoma City Thunder
Local: Paycom Center, na cidade de Oklahoma, no estado de Oklahoma. Público: 18.203 (100%).

O armador Shai Gilgeous-Alexander marcou 23 dos seus 37 pontos no segundo tempo, e o Thunder superou uma desvantagem de 14 pontos (65 x 51) logo no início do terceiro quarto para vencer o Heat e assumir a liderança da Conferência Oeste, beneficiado pela derrota do Timberwolves na prorrogação para o Cavaliers.

O segundo cestinha da competição, com média de 31,2 pontos por partida, foi saudado com “MVP! MVP!” pelos apaixonados torcedores do Thunder, que possuem a equipe mais jovem da temporada, com média de 23,3 anos.

No Heat, o armador/ala Jaime Jaquez Jr., com 25 pontos, 3 rebotes e 3 assistências, e o ala Jimmy Butler, com 20 pontos, 10 rebotes e 8 assistências (faltando apenas duas para o triple-double), foram os destaques da equipe.

Este foi o segundo e último jogo entre as equipes na “regular season” da atual temporada, com duas vitórias para o Thunder.

Os dois times serão mandantes no próximo domingo: o Miami Heat contra o Washington Wizards e o Oklahoma City Thunder contra o Memphis Grizzlies.

7 – Milwaukee Bucks 122 x 123 Los Angeles Lakers
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%).

Mesmo sem contar com o astro LeBron James, poupado devido a dores no tornozelo esquerdo, o Lakers superou o Bucks, obtendo a sua quarta vitória nos últimos 6 jogos, o que valeu a subida de uma posição na tabela de classificação da Conferência Oeste. No momento, ocupa o 9º lugar com 35 vitórias e 30 derrotas.

O armador D’Angelo Russell, com 44 pontos, sendo 21 no último quarto, 6 rebotes e 9 assistências, foi o nome do Lakers e do jogo. Russell converteu 9 bolas de 3 pontos, empatando o recorde de sua carreira na NBA, em 12 tentativas com 75% de aproveitamento.

No Bucks, o ala/pivô Giannis Antetokounmpo, com 34 pontos, 14 rebotes e 12 assistências, alcançou o seu 8º triple-double na temporada e o 43º na sua carreira na NBA. Vale citar também o bom trabalho do armador Damian Lillard, do Bucks, com 28 pontos, 5 rebotes e duas assistências, e do ala/pivô Anthony Davis, do Lakers, com 22 pontos, 13 rebotes e 5 assistências, ambos alcançando o double-double.

Este foi o primeiro dos dois jogos programados entre as equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória para o Lakers. O jogo 2 acontecerá no dia 26 de março na cidade de Milwaukee, casa do Bucks.

Os dois times estarão de volta ao trabalho no próximo domingo: o Milwaukee Bucks permanecerá na cidade de Los Angeles para enfrentar o Los Angeles Clippers; e o Los Angeles Lakers receberá o Minnesota Timberwolves.

8 – Houston Rockets 123 x 107 Portland Trail Blazers
Local: Moda Center, na cidade de Portland, no estado do Oregon. Público: 18.139 (94%).

Levando um prejuízo de 8 pontos para o vestiário (55 x 63), o Rockets voltou para a etapa complementar com uma defesa agressiva e consistente, de acordo com o que seu técnico Ime Udoka solicitou. Com uma parcial no somatório dos quartos finais de 68 x 44, virou o jogo conquistando a sua terceira vitória nos últimos 4 jogos, mantendo a 11ª posição da Conferência Oeste com 28 vitórias e 35 derrotas. Enquanto isso, o Blazers amargou a terceira derrota consecutiva, permanecendo na 14ª e penúltima colocação da mesma Conferência, com 17 vitórias e 45 derrotas.

Este foi o segundo dos 4 jogos programados entre as duas equipes na “regular season” da atual temporada, com uma vitória para cada lado, sempre como visitantes. O jogo 3 acontecerá no dia 25 de março na cidade de Houston, casa do Rockets, e o jogo 4 será no dia 12 de abril na cidade de Portland, casa do Blazers.

O armador/ala Jalen Green, do Rockets, com 27 pontos, 3 rebotes e 5 assistências, e o armador Dalano Banton, do Blazers, com 30 pontos (recorde em sua carreira na NBA), 8 rebotes e 5 assistências, foram os destaques da partida.

O Portland Trail Blazers receberá no sábado o Toronto Raptors, enquanto o Houston Rockets viajará até a cidade de Sacramento para enfrentar no domingo o Sacramento Kings.