Links para curtirem os highlights das partidas. Boa diversão

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

01 de junho de 2021 – Playoffs “first-round”

1 – Boston Celtics 109 x 123 Brooklyn Nets
Com mais uma atuação primorosa do “Big Three” formado pelo armador Kyrie Irving (25 pontos, 3 rebotes e 3 assistências) pelo armador/ala James Harden (34 pontos, 10 rebotes e 10 assistências, 1º triple/double em playoff com a camisa do Nets) e pelo ala Kevin Durant (24 pontos, 4 rebotes e 3 assistências), o Nets bateu o Celtics, estabelecendo 4 a 1 na série playoff “first round”. Com a vitória o Nets avança para o playoff semifinal da conferência leste e terá como adversário o Milwaukee Bucks que eliminou o Miami Heat por 4 a 0. O Boston Celtics deixa a competição com 37 vitórias e 40 derrotas (48%), no somatório da “regular season” + os jogos do playoff “fisrt round”. O grande nome do Celtics na partida e na série foi o ala Jayson Tatum com 32 pontos, 9 rebotes e 5 assistências. Por ter obtido a melhor classificação na “regular season”, o Nets terá o direito de jogar o maior número de partidas da série playoff semifinal contra o Bucks, em seus domínios. Na história da NBA, em se tratando de “playoff”, Nets e Bucks irão se enfrentar pela 4ª vez. A 1ª foi em 1983/1984 na semifinal de conferência com vitória do Bucks por 4 a 2. A 2ª foi em 1985/1986 no “first round” com vitória do Bucks por 3 a 0, e a 3ª foi em 2002/2003 no “first round” com vitória do Nets por 4 a 2. O detalhe é que nesses 3 playoffs citados acima, o Nets atuou como New Jersey Nets, sendo portanto a 1ª vez em que a franquia atuará como Brooklyn Nets, depois da mudança de casa ocorrida na temporada 2012/2013. O 1º jogo da série playoff semifinal da conferência leste será realizado neste sábado, dia 5 de junho, na Barclays Arena, no bairro do Brooklyn, na cidade de New York, casa do Nets.

2 – Los Angeles Lakers 85 x 115 Phoenix Suns
O Phoenix Suns vai liderando a série playoff “first round” por 3 a 2.
Com uma excelente atuação do armador/ala Devin Booker com 30 pontos, 7 rebotes e 5 assistências, o Suns atropelou o Lakers e vai liderando a série playoff “first round” por 3 a 2. Com mais uma vitória o Suns avançará para o playoff semifinal da conferência oeste, o que não acontece desde a temporada 2009/2010 quando chegou a final da conferência, sendo derrotado pelo Lakers por 4 a 2. Pelo Lakers o destaque, na ausência do ala/pivô Anthony Davis, foi o astro LeBron James com 24 pontos, sendo 17 no 3º quarto, 5 rebotes e 7 assistências, 50% das assistências da equipe. O jogo tinha tudo para ser disputado ponto a ponto, mas com um sistema defensivo muito agressivo e consistente, o Suns permitiu apenas 10 pontos ao rival no 2º período, indo para o intervalo com 30 pontos de diferença (36 x 66). Na etapa complementar o Suns apenas administrou a bela diferença alcançada no 1º tempo, inclusive fazendo com que o astro LeBron James fosse para o vestiário nos 5 minutos finais. As equipes voltam a se enfrentar na 5ª feira, no Staples Center, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, casa do Lakers.

3 – Portland Trail Blazers 140 x 147 Denver Nuggets
O Denver Nuggets lidera a série playoff “first round” por 3 a 2.
Foram necessárias duas prorrogações para que tivéssemos um vencedor numa partida com 11 trocas de comando no placar e por 10 vezes registrando empate. Um jogo inesquecível, que retratou muito bem o que é um playoff da NBA. Depois de um empate em 121 pontos no tempo regulamentar, Nuggets e Blazers foram para a prorrogação, que terminou em 14 a 14, sendo necessário mais 5 minutos, ou seja, outra prorrogação. Mais uma vez o Nuggets largou melhor e pode comemorar o triunfo numa grande batalha. O armador Damian Lillard brindou os amantes da bola laranja, com uma apresentação para ficar na história da NBA. Com incríveis 55 pontos, sendo 36 em 12 bolas de 3 pontos convertidas em 17 tentadas (70,5%), 6 rebotes e 10 assistências, double/double, Lillard foi o nome do jogo, estabelecendo o recorde de bolas de 3 pontos convertidas por um jogador numa partida de playoff e o recorde de pontos da franquia, marcado por um jogador em jogos de playoff. Simplesmente maravilhoso! Parabéns ao Lillard! Ao final da partida o técnico Terry Stotts, do Blazers declarou: “Foi o melhor desempenho de playoff que eu já vi”, com relação a belíssima atuação do armador Damian Lillard. Pelo time vencedor o pivô Nikola Jokic com 38 pontos, 11 rebotes e 9 assistências, batendo na trave por uma assistência para o triple/double, foi o destaque da equipe. O ala Michael Porter Jr. (26 pontos e 12 rebotes, double/double) e o armador/ala Monte Morris (28 pontos, 5 assistências), vindo do banco, estiveram numa boa jornada. Os dois times se enfrentarão na próxima 5ª feira, no jogo de número 6, a ser realizado na Moda Center, na cidade de Portland, no estado do Oregon, casa do Blazers. O Blazers precisa vencer para provocar o jogo 7. Caso o Nuggets vença, estará na semifinal da conferência oeste, jogando contra o vencedor da série entre Suns e Lakers, liderada, até o momento, pelo Suns por 3 a 2.

 

Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário
Byra Bello é técnico, comentarista e professor universitário