Byra Bello é professor, comentarista e técnico
05 de dezembro de 2023 (02 jogos do dia 04)
1 – Boston Celtics 112 x 122 Indiana Pacers
Local: Gainbridge Fieldhouse, na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana. Público: 16.693 (93%).
Depois de levar para o vestiário uma desvantagem de 7 pontos (55 x 48), o Pacers voltou para o 3º quarto, 2º tempo de partida, com uma defesa bem agressiva e consistente, a qual foi responsável pela bela parcial de 23 x 37, virando o jogo e entrando nos últimos 12 minutos com 7 pontos de frente (78 x 85).
Essa volta do vestiário, é um dos momentos, não é só esse, é claro, de muita importância no jogo de basquetebol. Muitos resultados finais, tem como momento decisivo, a volta para o 3º quarto. Os coaches sabem disso, e cada vez mais focam no trabalho de conter uma comemoração antecipada, assim como, de incentivar a sua equipe para uma grande virada.
O quarto derradeiro foi de muita emoção, com o Pacers mantendo o controle do placar, até que o armador/ala Jaylen Brown, numa “bolaça” de 3 pontos, com assistência do pivô dominicano Al Horford, decretasse o empate em 94 pontos, com pouco mais de 6 minutos para o encerramento.
Durante mais ou menos 4 minutos, os times foram trocando pontos e tivemos o placar apontando mais 5 empates, sendo o último em 105 x 105, com 1 minuto e 57 segundos para o final da partida. A partir daí, o Pacers fez uma corrida de 9 a 0 (105 x 114), abrindo uma boa vantagem e forçando o coach Joe Mazzulla, do Celtics, a parar o jogo.
Na volta do pedido de tempo, o Celtics voltou melhor, mas não o suficiente para conter o momento do Pacers que fechou o jogo e carimbou o passaporte para a fase de semifinal do “In- Season Tournament”, onde enfrentará, na 5ª feira, na cidade de Las Vegas, o vencedor de Bucks x Knicks. O Celtics, receberá, na 6ª feira, o perdedor de Bucks x Knicks.
Lembrando sempre que o jogo também valeu pela “regular season”, onde o Celtics, mesmo com a derrota, ainda lidera a conferência leste com 15 vitórias e 5 derrotas, e o Pacers, conseguiu manter a 6ª colocação, com 11 vitórias e 8 derrotas.
O armador Tyrese Haliburton com 26 pontos, 10 rebotes e 13 assistências, caracterizando o triple/double, foi o nome do Pacers e do jogo. Este foi o 1º triple/double de Haliburton na sua carreira na NBA.
Além da excelente performance do jovem Haliburton, o time ainda teve mais 6 jogadores com dígitos duplos em pontos, com destaque para o pivô Myles Turner, que atingiu o double/double com 17 pontos e 10 rebotes.
Pelo Celtics, o ala Jayson Tatum com 32 pontos, 12 rebotes e 6 assistências, e o armador/ala Jaylen Brown com 30 pontos e 9 rebotes, combinaram para 62 pontos, ou seja, 55,3% dos pontos da equipe.
2 – New Orleans Pelicans 127 x 117 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 18.048 (100%).
Jogando os 10 minutos iniciais, sempre na dianteira do placar, chegando inclusive a colocar 15 pontos de frente (17 x 32), com pouco mais de 4 minutos para o encerramento, o Kings não conseguiu dar sequência ao bom trabalho. Depois do pedido de tempo do coach Willie Green, do Pelicans, o time voltou melhor e foi para o quarto seguinte com o prejuízo de apenas 1 ponto (35 x 36).
Sabe daquela história de “acusou o golpe”, pois é, foi o que se viu daí pra frente. Logo no início do 2º quarto, o Pelicans virou o jogo (39 x 36) com uma bola de 3 pontos do armador reserva José Alvarado, para não mais perder a dianteira do placar até o final.
Com o triunfo o Pelicans obteve o direito de estar na semifinal do “In-Season Tournament”, e jogará na próxima 5ª feira, na cidade de Las Vegas, contra o vencedor de Lakers x Suns. O Kings, que venceu os 4 jogos da fase de grupos, vai enfrentar na 6ª feira, fora de casa, o perdedor deste confronto.
Na história da NBA, em se tratando de “regular season”, os times já estiveram frente a frente em 75 partidas, com 42 vitórias do Pelicans e 33 vitórias do Kings. Na atual temporada, este foi o 3º jogo entre as duas forças do oeste, com 3 vitórias do Pelicans, nas últimas duas semanas.
O Pelicans manteve a 8ª colocação do oeste, com 12 vitórias e 10 derrotas, enquanto o Kings caiu uma posição e agora é o 5º colocado, com 11 vitórias e 8 derrotas.
O ala Brandon Ingram com 30 pontos, 8 rebotes e 6 assistências, foi o nome do Pelicans e do jogo.
Pelo Kings, o destaque ficou com o armador De’Aaron Fox com 30 pontos, 5 rebotes e 4 assistências.
O duelo dos pivôs lituanos, Jonas Valanciunas, do Pelicans, com 18 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double/double, e Domantas Sabonis, do Kings, com 26 pontos, 13 rebotes e 10 assistências, atingindo o triple/double, foi espetacular. Este foi o 2º triple/double de Sabonis na atual temporada, e o 34º na sua carreira na NBA.