Links para curtirem os highlights das partidas. Boa diversão
22 de maio de 2021 – Playoffs “first-round”
1 – Miami Heat 107 x 109 Milwaukee Bucks
Numa partida extremamente equilibrada em que houve a necessidade de uma prorrogação para ser conhecido o vencedor, o Bucks arrancou uma bela vitória sobre o atual vice-campeão da NBA. No tempo normal de partida o ala Jimmy Butler (17 pontos, 10 rebotes e 8 assistências, batendo na trave por duas assistências para o triple/double) fez uma badeja espetacular no “at the buzzer” com a marcação de Giannis Antetokounmpo (26 pontos, 18 rebotes, double/double) para empatar a partida em 99 x 99. Na prorrogação quando tudo levava a crer que teríamos mais 5 minutos, ou seja, mais uma prorrogação, depois da cesta de 3 pontos do armador Goran Dragic (25 pontos e 2 rebotes), empatando a partida em 107 x 107, foi a vez do ala Khris Middleton (27 pontos, 6 rebotes e 6 assistências) dar números finais ao belo espetáculo numa bolaça de 2 pontos com a marcação cerrada do armador/ala Ducan Robinson (24 pontos, sendo 21 em 7 bolas convertidas de 3 pontos em 13 arremessadas (53,8%) e 2 rebotes). O Heat ainda solicitou tempo, com menos de 1 segundo, mas a defesa de Jrue Holiday (20 pontos e 11 rebotes, double/double) foi perfeita na tentativa de arremesso do Jimmy Butler. Na história da NBA, este é o 3º playoff entre as duas equipes. Foram realizados até agora, incluindo o jogo deste sábado, 10 jogos com 8 vitórias o Heat e duas do Bucks. As equipes voltam a se encontrar na 2ª feira, para o jogo de número 2, ainda na Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin, casa do Bucks.
2 – Dallas Mavericks 113 x 103 Los Angeles Clippers
Com domínio absoluto da partida, vencendo todos os quartos, o Mavericks abriu com vitória o playoff contra o Clippers, numa série que tem tudo para chegar aos sete jogos. Normalmente este equilíbrio é natural pois estão frente a frente o 4º colocado, o Clippers, contra o 5º colocado, o Mavericks, na “regular season”. O diferencial da partida, foi o armador Luka Doncic que anotou 31 pontos, pegou 10 rebotes e distribuiu 11 assistências, alcançando o triple/double. Além da bela performance do Luka Doncic, o Mavericks ainda contou com boa partida do ala Tim Hardaway Jr. com 21 pontos e 4 rebotes. Pelo Clippers que esteve no comando do placar em apenas duas ocasiões, por no máximo 4 pontos, os destaques foram o ala Kawhi Leonard com 26 pontos e 10 rebotes, double/double, e o armador/ala Paul George com 23 pontos, 6 rebotes e 5 assistências. Este é o 2º playoff entre as duas forças do oeste, o 1º foi em 2020 onde o Clippers eliminou o Mavericks por 4 a 1 no “first-round”. Em se tratando de playoffs, esta foi a 7ª partida entre as equipes com 4 vitórias para o Clippers e 3 para o Mavericks. As duas equipes voltam a se enfrentar no jogo 2, nesta 3ª feira, ainda no Staples Center, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, casa do Clippers.
3 – Boston Celtics 93 x 104 Brooklyn Nets
Com 82 pontos, ou seja 78,8% dos pontos da equipe, anotados pelo “Big Three” formado pelo armador Kyrie Irving (29 pontos, 6 rebotes), pelo armador/ala James Harden (2 pontos, 9 rebote e 8 assistências) e pelo ala Kevin Durant (32 pontos, 12 rebotes, double/double), o Nets virou o jogo, depois de estar perdendo o 1º tempo por 53 x 47), com um 2º tempo de muita defesa, só permitindo 40 pontos ao rival. Desde a formação deste trio maravilhoso, os torcedores do Nets esperavam por uma atuação convincente, a qual enche de esperanças na busca pelo 1º título da franquia, que já esteve em duas finais de NBA, como New Jersey Nets, em 2001/02 perdendo para o Lakers por 4 x 0 e em 2002/03 perdendo para o Spurs por 4 a 2. Pelo Celtics, que tem 17 títulos da NBA e está no seu 7º playoff consecutivo, o destaque foi o ala Jayson Tatum com 22 pontos, 3 rebotes e 5 assistências. Este é o 3º playoff entre as equipes, com a realização de 11 jogos, onde o Nets venceu 9 e o Celtics apenas 2 jogos. As equipes voltam a se enfrentar no jogo 2, nesta 3ª feira, ainda no Barclays Center, no bairro do Brooklyn, na cidade de Nova Iorque.
4 – Portland Trail Blazers 123 x 109 Denver Nuggets
Com uma excelente distribuição dos pontos, onde 6 jogadores atingiram dígitos duplos, com destaques para o armador Damian Lillard (34 pontos, 13 assistências, double/double), o armador/ala C.J. McCollum (21 pontos, 6 rebotes e 3 assistências), o pivô Jufuf Nurkic (16 pontos e 12 rebotes, double/double) e o ala Carmelo Anthony (18 pontos e 3 rebotes), o Blazers, jogando fora de casa, iniciou muito bem a série melhor de 7 partidas. A performance no 3º quarto, quando venceu por 38 x 25, acabou pesando no resultado final. Vale a pena deixar registrado o aproveitamento de 94,7% nos lances livres do Blazers, foram 18 convertidos em 19 tentados. Pelo Nuggets o destaque foi o pivô Nikola Jokic com 34 pontos e 16 rebotes, double/double. O registro negativo na atuação do excelente Nikola Jokic foi a distribuição de apenas uma assistência, totalmente em desacordo com a média de 8,3 assistências por partida do jogador alcançada na “regular season”. Com toda certeza fez muita falta ao Nuggets. Este é o 4º playoff entre as duas forças do oeste. O Blazers está no seu 8º playoff consecutivo, enquanto o Nuggets aparece pela 3ªtemporada seguida. Em se tratando de “playoff” as equipes já se enfrentaram 18 vezes com 10 vitórias do Blazers e 8 vitórias do Nuggets. Os times voltam a se enfrentar no jogo 2, nesta 2ª feira, ainda na Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado, casa do Nuggets.