Byra Bello é professor, comentarista e técnico
13 de maio de 2023 (jogos do dia 12 de maio)
“NBA Playoff Semifinal” – Conferência Leste
1 – New York Knicks 92 x 96 Miami Heat – Jogo 6
Local: Kaseya Center, na cidade de Miami, no estado da Florida. Público: 19.737 (100%).
Nem o mais otimista e fanático torcedor do Heat poderia imaginar este momento pelo qual a equipe está passando. Depois de uma “regular season” com 44 vitórias e 38 derrotas, ocupando a 8ª colocação, o Heat foi jogar o “Play-in Tournament” contra o 7º colocado, o Hawks, sendo derrotado por 116 x 105.
Conforme o formato da competição, o time ainda teria mais uma chance para chegar a fase de playoffs, enfrentando o Bulls, 9º colocado, que venceu o Raptors, 10º colocado. Num jogo muito equilibrado, o Heat bateu o Bulls por 102 x 91, carimbando o passaporte para os playoffs.
Como 8º colocado, foi enfrentar o poderoso Bucks, que foi o 1º da conferência e a melhor equipe, com 70,7% de aproveitamento, entre as 30 equipes da competição. Vencer o Bucks e avançar para a fase de semifinal era um sonho que para os torcedores do Heat Entretanto, com apresentações convincentes, onde o sistema defensivo foi determinante, o Heat eliminou o Bucks por 4 a 1, avançando para o confronto com o Knicks, que eliminou o Cavaliers, também por 4 a 1.
Na noite desta 6ª feira, jogando ao lado da sua torcida, o Heat bateu o Knicks, com destaque para o trabalho coletivo, onde as 25 assistências contra 13 do rival, foram fundamentais para fechar a série “Playoff Semifinal”, em 4 a 2, conseguindo pela segunda temporada consecutiva, chegar ao “Playoff Final”, da conferência leste.
O ala Jimmy Butler com 24 pontos, 8 rebotes e 4 assistências, foi o nome do Heat e do jogo. Vale citar os 23 pontos e 9 rebotes do pivô Bam Adebayo.
Pelo Knicks, o destaque foi o armador Jalen Brunson, o cestinha do jogo, com 41 pontos, 4 rebotes e 3 assistências. O ala/pivô Julius Randle anotou 15 pontos e pegou 11 rebotes, atingindo o double/double.
Este foi o 6º playoff na história do confronto entre Knicks x Heat. Cada equipe venceu 3 playoffs. Foram realizadas, incluindo o jogo desta 6ª feira, 12 de maio, 35 partidas de playoff com 16 vitórias do Knicks e 19 vitórias do Heat.
Pela 2ª temporada consecutiva, o Heat estará na final da conferência leste. Na temporada passada, o time foi derrotado pelo Celtics por 4 a 3. O seu adversário sairá do confronto entre Celtics x 76ers. A série “Playoff Semifinal” está empatada em 3 a 3 e o 7º e decisivo jogo, será realizado neste domingo, 14 de maio, na cidade de Boston, casa do Celtics.
Apenas para lembrar que o jogo de número 1 da série “Playoff Final” da conferência leste, entre Heat e o vencedor de Celtics x 76ers, será na 4ª feira, dia 17 de maio, na cidade de Boston ou Philadelphia.
“NBA Playoff Semifinal” – Conferência Oeste
2 – Golden State Warriors 101 x 122 Los Angeles Lakers – Jogo 6
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%).
A exemplo do Heat, o Lakers é outra equipe que saiu do “Play-in Tournament” direto para o “Playoff Final” da sua conferência.
Na “regular season”, o Lakers passou por muitas dificuldades com lesões dos seus principais jogadores e com 43 vitórias e 39 derrotas, terminando em 7º lugar, foi disputar o “Play-in Tournamrent” contra o Timberwolves, que ficou na 8ª colocação. Com a vitória, na prorrogação, por 108 x 102, assegurou a 7ª posição, o que lhe deu o direito de jogar o “Playoff First Round” contra o Grizzlies, que foi o 2º colocado da conferência oeste. Com a vitória, na série, por 4 a 2, eliminou o rival e foi disputar a série “Playoff Semifinal” contra o atual campeão da NBA, o forte time do Warriors.
Depois de abrir 3 a 1 na série, o Lakers, perdeu o jogo 5, mantendo-se na frente por 3 a 2, mas deixando seus torcedores apreensivos, quanto ao restante da série. Na noite dessa 6ª feira, o Lakers fechou a série em 4 a 2, passando apara a final da conferência.
O astro LeBron James foi o destaque do Lakers com 30 pontos, 9 rebotes e 9 assistências, batendo na trave por um rebote e uma assistência para o triplo/double. Vale citar os 17 pontos e 20 rebotes do ala/pivô Anthony Davis.
O armador Stephen Curry com 32 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, e o armador/ala Donte DiVincenzo, vindo do banco, com 16 pontos e 4 rebotes, foram os destaques do Warriors. O destaque negativo do Warriors foi a atuação do armador/ala Klay Thompson com 8 pontos, sendo 6 em duas bolas de 3 pontos convertidas em 12 tentadas, com um aproveitamento ruim de 16,6%.
Este foi o 8º playoff na história do confronto entre Lakers x Warriors. O Lakers venceu 7 e o Warriors apenas um playoff. Foram realizadas, incluindo o jogo desta 6ª feira, 12 de maio, 41 partidas de playoff com 28 vitórias do Lakers e 13 vitórias do Warriors.
Agora o Lakers vai enfrentar o Nuggets, na série “Playoff Final”, da conferência oeste. Na história da NBA, Lakers e Nuggets, já estiveram frente a frente em 7 playoffs, onde o Lakers venceu os sete.
Foram realizadas 33 partidas de playoff com 25 vitórias do Lakers e 8 vitórias do Nuggets. Nesta temporada, a vantagem de poder jogar o maior número de partidas ao lado da sua torcida, na série “Playoff Final”, melhor de sete partidas, é do Nuggets.
O jogo de número 1 será realizado na 3ª feira, dia 16 de maio, na Ball Arena, na cidade de Denver, no estado do Colorado, casa do Nuggets.