Byra Bello é professor, comentarista e técnico

23 de abril de 2023 (jogos do dia 22 de abril)

NBA Playoff First Round

1 – Philadelphia 76ers 96 x 88 Brooklyn Nets – Jogo 4
Local: Barclays Center, no bairro do Brooklyn, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 18.037 (100%).

Mesmo sem o pivô Joel Embiid, com uma entorse no joelho direito, diagnosticada após uma ressonância magnética, o 76ers se superou e bateu o Nets na tarde deste sábado, encerrando o “Playoff First Round”, da conferência leste, com uma “varrida”. Esta foi a 8ª vitória consecutiva, em se tratando de jogos de playoff, do 76ers sobre o Nets. A última vitória do Nets aconteceu no jogo de número 1 do playoff de 2019.

Agora o 76ers aguardará o vencedor do playoff entre Celtics e Hawks, para conhecer seu adversário no “Playoff Semifinal”.

O Celtics está liderando a série por 2 a 1, e caso seja o vencedor, terá a vantagem de jogar o maior número de jogos em casa. Caso o Hawks seja o vencedor, esta vantagem será do 76ers.

O ala/pivô Tobias Harris com 25 pontos e 12 rebotes, caracterizando o double/double, e o armador James Harden com 17 pontos, 8 rebotes e 11 assistências, ficando por 2 rebotes para o triple/double, foram os destaques do 76ers e do jogo.

Este é o 4º playoff na história do confronto entre 76ers x Nets. O 76ers venceu 3 e o Nets um playoff. Foram realizadas, incluindo o jogo deste sábado, 16 partidas de playoff com 12 vitórias do 76ers e 4 vitórias do Nets.

2 – Phoenix Suns 112 x 100 Los Angeles Clippers – Jogo 4
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 19.068 (100%).

Numa partida com dois tempos bem distintos, o 1º com aproveitamentos baixos dos dois lados (48 x 47), e o 2º tempo com uma excelente performance das duas equipes, o Suns, completo, bateu o Clippers, muito desfalcado, e abriu 3 a 1 na série “Playoff First Round”, da conferência oeste.

O ala Kevin Durant com 31 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double/double, além de 6 assistências, e o armador/ala Devin Booker com 30 pontos, 9 rebotes e 7 assistências, combinaram para 61 pontos, ou seja, 54,4% dos pontos da equipe, que ainda contou com boas performances do armador Chris Paul com 19 pontos, sendo 12 no último quarto, e do pivô Deandre Ayton que atingiu o double/double com 15 pontos e 13 rebotes.

Pelo Clippers o destaque ficou com o armador Russell Westbrook com 37 pontos, 6 rebotes e 4 assistências, Westbrook tornou-se o 6º jogador da franquia a anotar ao menos 30 pontos em dois jogos consecutivos de playoff. O Clippers jogou sem Paul George e Kawhi Leonard.

Este é o 3º playoff na história do confronto entre Suns x Clippers. O Suns venceu os dois anteriores. Foram realizadas, incluindo o jogo deste sábado, 17 partidas de playoff com 11 vitórias do Suns e 6 vitórias do Clippers.

As equipes voltarão a se enfrentar, no jogo de número 5, na 3ª feira, dia 25 de abril, na cidade de Phoenix, casa do Suns.

3 – Milwaukee Bucks 99 x 121 Miami Heat – Jogo 3
Local: Kaseya Center, na cidade de Miami, no estado da Florida. Público: 19.734 (100%).

As lesões se tornaram a maior história desta série. O Bucks ficou sem o ala/pivô Giannis Antetokounmpo pelo segundo jogo consecutivo por causa de uma contusão na parte inferior das costas. O Heat sem o finalizador Tyler Herro com uma fratura na mão direita. Os dois jogadores se lesionaram no jogo 1.

Diante desses consideráveis desfalques as equipes vão tentado se superar. No jogo deste sábado, o Heat dominou o jogo inteiro, sem perder nenhum quarto e abriu 2 a 1 na série “Playoff First Round” da conferência leste.

O ala Jimmy Butler com 30 pontos, 5 rebotes e 4 assistências, o pivô Bam Adebayo com 12 pontos e 11 rebotes, alcançando o double/double, e o ala Duncan Robinson, especialista nas bolas de 3 pontos, com 20 pontos, sendo 15 em 5 bolas de 3 pontos convertidas em 6 tentadas (83,3%), foram os destaques do Heat e da partida.

Pelo Bucks o destaque ficou com o ala Khris Middleton com 23 pontos, 5 rebotes e 6 assistências.

Este é o 4º playoff na história do confronto entre Bucks x Heat. O Heat venceu dois e o Bucks um playoff. Foram realizadas, incluindo o jogo deste sábado, 16 partidas de playoff com 10 vitórias do Heat e 6 vitórias do Bucks.

As equipes voltarão a se enfrentar, no jogo de número 4, na 2ª feira, dia 24 de abril, ainda na cidade de Miami, casa do Heat.

4 – Memphis Grizzlies 101 x 111 Los Angeles Lakers – Jogo 3
Local: Crypto.com Arena, na cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia. Público: 18.997 (100%).

Com um 1º quarto espetacular, sendo considerado o melhor da história da franquia, o Lakers aplicou uma parcial de 9 x 35 e praticamente ali selou sua 2ª vitória no confronto que está sendo cercado de muitas tretas, principalmente do ala Dillon Brooks, do Grizzlies, provocando o astro LeBron James, que disse à mídia que: “Não preciso fazer declarações, meu foco está no jogo”. Só como detalhe, o ala Dillon Brooks foi expulso aos 17 segundos do 2º tempo, após uma entrada violenta sobre LeBron James.

O ala/pivô Anthony Davis com 31 pontos e 17 rebotes, num double/double “gordo”, foi o destaque do Lakers. O astro LeBron James anotou 25 pontos, pegou 9 rebotes e distribuiu 5 assistências.

Pelo Grizzlies, o destaque ficou com o armador Ja Morant com incríveis 45 pontos, 9 rebotes e 13 assistências, batendo na trave por um rebote para o triple/double.

Este é o 1º playoff na história do confronto entre Lakers x Grizzlies. As equipes voltarão a se enfrentar, no jogo de número 4, na 2ª feira, dia 24 de abril, na cidade de Los Angeles, casa do Lakers.