15 de novembro de 2022
1 – Toronto Raptors 115 x 111 Detroit Pistons
Local: Little Caesars Arena, na cidade de Detroit, no estado de Michigan. Público: 16.988 (84%).
A famosa e verdadeira afirmativa de que: “Lance livre ganha jogo”, se fez mais uma vez presente. Numa partida em que o Pistons, jogando em casa, perdeu o jogo por 4 pontos e desperdiçou 12 lances livres (31 em 43), a frase se encaixou muito bem. A propósito, o Raptors bateu 28 lances livres e converteu 27, com um aproveitamento fantástico de 96,4%.
O armador Dalano Banton, jogando pela 1ª vez como titular da equipe, em substituição a Fred VanVleet, lesionado, foi o nome do jogo com 27 pontos, recorde de pontos na sua carreira na NBA, 4 rebotes e 4 assistências.
Ao final da partida, Dalano declarou: “O treinador Nick Nurse confiou em mim o suficiente para me colocar no time titular, e me disse que eu deveria aproveitar ao máximo.”
O destaque do Pistons que continua na lanterna do leste com 3 vitórias e 12 derrotas, foi o armador calouro Jaden Ivey com 21 pontos, 4 rebotes e 8 assistências.
O Pistons viajará até Los Angeles, para jogar na 6ª feira, contra o Clippers. O Raptors manteve a 6ª posição da mesma conferência com 8 vitórias e 7 derrotas, e receberá, na 4ª feira, o Heat.
2 – Charlotte Hornets 112 x 105 Orlando Magic
Local: Amway Center, na cidade de Orlando, no estado da Flórida. Público: 15.018 (81%).
Com 7 jogadores terminando a partida com dígitos duplos em pontos, o Hornets quebrou uma sequência de 8 derrotas consecutivas. Mesmo com a vitória o Hornets continua na penúltima posição do leste com 4 vitórias e 11 derrotas. O Magic é o 13º da mesma conferência com 4 vitórias e 10 derrotas.
Este foi o 2º jogo entre as equipes, na “regular season” da atual temporada, com uma vitória para cada lado. As duas equipes estão num momento muito ruim e seus torcedores esperam por dias melhores.
O armador LaMelo Ball, na sua 2ª partida na temporada, estava se recuperando de uma lesão, com 17 pontos, 4 rebotes e 9 assistências, foi o destaque do Hornets.
Pelo Magic o destaque ficou com o ala alemão Franz Wagner com 23 pontos, cestinha da partida, 5 rebotes e 6 assistências.
As duas equipes estarão como mandantes na próxima 4ª feira. O Hornets contra o Pacers, e o Magic contra o Timberwolves.
3 – Oklahoma City Thunder 122 x 126 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: Não divulgado.
Depois de entrar nos últimos 12 minutos com uma desvantagem de 7 pontos (96 x 87), o Celtics melhorou o seu sistema defensivo e aos poucos foi entrando no jogo, até que na metade do quarto, empatou a partida em 107 pontos. Sob o comando do armador Marcus Smart com 10 dos 22 pontos, e 4 das 8 assistências, no último quarto, o Celtics emplacou a sua 7ª vitória consecutiva, assumindo a liderança da conferência leste com 11 vitórias e 3 derrotas, aproveitando a derrota, em casa, do Bucks para o Hawks por 121 x 106.
Além do belo trabalho do armador Marcus Smart, o Celtics ainda contou com os 27 pontos e 10 rebotes, caracterizando o double/double, do ala Jayson Tatum, e os 26 pontos e 6 assistências do armador/ala Jaylen Brown.
O destaque do Thunder foi o armador Shai Gilgeous-Alexander, o “SGA” com 37 pontos, 4 rebotes e 8 assistências.
As duas equipes estarão como visitantes na próxima 4ª feira. O Thunder contra o Wizards, e o Celtics contra o Hawks.
4 – Phoenix Suns 112 x 113 Miami Heat
Local: FTX Arena, na cidade de Miami, no estado da Flórida. Público: 19.600 (100%).
Numa partida de final dramático, o Heat bateu, em casa, por um ponto o Suns. Faltando 8 minutos e 3 segundos para o encerramento do jogo, o placar era de 13 pontos (102 x 89), favorável ao Suns. Com uma corrida de 21 a 7, o Heat passou em um ponto (109 x 110), com uma bola de 3 pontos do armador Kyle Lowry. Com 35 segundos para o fim do jogo, o pivô Bam Adebayo (30 pontos e 10 rebotes, caracterizando o double/double), converteu 2 lances livres colocando o Heat na frente e dando números finais ao espetáculo.
O Suns ainda teve o último arremesso mas a defesa do Heat funcionou com um toco espetacular do ala Jimmy Butler (16 pontos, 13 rebotes e 7 assistências, ficando por 3 assistências para o triple/double), pra cima do armador/ala Devin Booker.
Com a vitória o Heat ganhou duas posições e agora é o 8º colocado da conferência leste com 50% de aproveitamento em 14 jogos.
Pelo Suns, que com a derrota caiu para o 5º lugar do oeste com 8 vitórias e 5 derrotas, o destaque foi o armador/ala Devin Booker com 25 pontos, 8 rebotes e 5 assistências.
O Heat viajará até Toronto, para enfrentar, na 4ª feira, o Raptors. O Suns receberá, na 5ª feira, o Warriors.
5 – Los Angeles Clippers 122 x 106 Houston Rockets
Local: Toyota Center, na cidade de Houston, no estado do Texas. Público: 16.098 (89%).
Com domínio absoluto do jogo, o Clippers venceu o Rockets e agora é o 7º colocado da conferência oeste com 8 vitórias e 6 derrotas. O Rockets continua na lanterna da mesma conferência com duas vitórias e 12 derrotas.
O ala Paul George, do Clippers, com 22 pontos, 8 rebotes e 5 assistências, e o armador/ala Jalen Green, do Rockets, com 25 pontos, 6 rebotes e 7 assistências, foram os destaques da partida.
Os dois times estarão como visitantes na próxima partida. O Clippers, num back-to-back, contra o Mavericks, e o Rockets, contra o mesmo Mavericks, só que na 4ª feira.
6 – Atlanta Hawks 121 x 106 Milwaukee Bucks
Local: Fiserv Forum, na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin. Público: 17.341 (100%).
Este foi o jogo de número 232, em se tratando de “regular season”, entre as duas forças da conferência leste, com 116 vitórias para cada lado. Nos 5 playoffs em que estiveram frente a frente, totalizando 28 jogos, foram 15 vitórias do Bucks e 13 vitórias do Hawks. Um dos confrontos mais equilibrados da história da NBA.
No jogo desta 2ª feira, o Hawks acabou se dando melhor, com toda a justiça, pois dominou o jogo inteiro, vencendo todos os quartos.
Este foi o 3º jogo entre as equipes na atual temporada com duas vitórias do Hawks e uma do Bucks. O 4º e último jogo desta temporada, na “regular season”, acontecerá no dia 11 de janeiro de 2023, na cidade de Atlanta, casa do Hawks.
Os cinco titulares do Hawks dividiram muito bem os pontos, a saber: John Collins (16 pontos e 9 rebotes), Deandre Hunter (24 pontos e 3 rebotes), Trae Young (21 pontos e 9 assistências), Clint Capela (double/double com 19 pontos e 10 rebotes) e Dejounte Murray (19 pontos e 8 rebotes).
Pelo Bucks, que ainda não contou com o armador Jrue Holiday (entorse no tornozelo direito) e Khris Middleton (cirurgia no punho esquerdo), o destaque foi o ala/pivô Giannis Antetokounmpo com 27 pontos, 8 rebotes e 4 assistências.
O Bucks agora é o 2º colocado do leste com 10 vitórias e 3 derrotas, enquanto o Hawks manteve o 3º lugar, da mesma conferência, com 9 vitórias e 5 derrotas.
Os dois times estarão como mandantes na próxima 4ª feira. O Hawks contra o Celtics, e o Bucks contra o Cavaliers.
7 – San Antonio Spurs 95 x 132 Golden State Warriors
Local: Chase Center, na cidade de San Francisco, no estado da Califórnia. Público: 18.064 (100%).
Com 36 pontos do armador Jordan Poole, recorde de pontos na temporada, 2 rebotes e 3 assistências, o Warriors simplesmente não tomou conhecimento do Spurs e aplicou uma tremenda surra de 37 pontos de diferença. O armador Stephen Curry esteve bem discreto com 16 pontos, 5 rebotes e 5 assistências.
Os dois times estão com a mesma campanha, ou seja, 6 vitórias e 8 derrotas. O Warriors ainda não conseguiu engrenar na temporada e já começa a preocupar os seus torcedores. Junto com Lakers, Pistons e Magic, formam no pelotão das equipes que ainda não venceram fora de casa.
Os dois times estarão como visitantes na próxima partida. O Spurs, na 4ª feira, contra o Blazers, líder do oeste com 9 vitórias e 4 derrotas, e o Warriors, na 5ª feira, contra o Suns.