20 de outubro de 2022
1 – Orlando Magic 109 x 113 Detroit Pistons
Local: Little Caesars Arena, na cidade de Detroit, no estado de Michigan. Público: 20.190 (99%).
Jogando pela primeira vez com a camisa do Pistons numa competição oficial, o ala Bojan Bogdanovic, que veio de 3 temporadas consecutivas pelo Jazz, foi o grande nome do jogo, ao anotar 24 pontos e pegar 5 rebotes. Além de Bogdanovic, o Pistons ainda teve no armador Cade Cunningham, um bom nome com o único double/double da partida com 18 pontos e 10 assistências.
Pelo Magic, o destaque foi o ala calouro Paolo Banchero, draftado em 2022, no 1º round, sendo o 1º pick, vindo da Universidade de Duke. Banchero anotou 27 pontos, cestinha da partida, em sua primeira temporada na NBA, 9 rebotes e 5 assistências. Olho no garoto de apenas 19 anos!
Nos somatórios dos quartos intermediários, 2º e 3º quartos, o Pistons fez 74 pontos e sofreu 55, residindo aí o sucesso do seu primeiro triunfo na temporada.
As duas equipes fazem parte da conferência leste e se enfrentarão mais 3 vezes na “regular season”, a saber: 28 de outubro, em Detroit, e 23 de fevereiro e 02 de abril de 2023, em Orlando.
As duas equipes estarão jogando fora de casa, na próxima 6ª feira. O Magic contra o Atlanta Hawks, e o Pistons contra o New York Knicks.
Abaixo os melhores momentos do ala Paolo Banchero na sua primeira partida na NBA.
2 – Washington Wizards 114 x 107 Indiana Pacers
Local: Gainbridge Fieldhouse, na cidade de Indianápolis, no estado de Indiana. Público: 15.027 (84%).
Pela primeira vez, desde 2004/05, o Wizards venceu em duas noites consecutivas de abertura de temporada. Um dos grandes responsáveis pelo feito, foi o armador Bradley Beal, que jogou de forma suave e eficiente, bem da maneira que seu coach Wes Unseld Jr. queria. Beal marcou 23 pontos, pegou 5 rebotes e distribuiu 6 assistências. Além de Beal, o Wizards ainda contou com ótima partida do ala Kyle Kuzma com 22 pontos e 13 rebotes, caracterizando o double/double.
Pelo Pacers o destaque ficou com o armador Tyrese Haliburton com 26 pontos, 4 rebotes e 7 assistências. O armador/ala calouro Bennedict Mathurin, teve uma boa estreia na NBA com 19 pontos e 7 rebotes, deixando perante aos fãs, uma boa impressão.
A atuação firme no 1º quarto com 11 pontos de frente (36 x 25), foi decisiva para o sucesso do Wizards. Os quartos seguintes foram equilibrados com no máximo 3 pontos para um lado ou para o outro, de vantagem. O coach do Pacers, Rick Carlisle, lamentou os erros da sua equipe em momentos inoportunos, o que acabou pesando no resultado final.
As duas equipes fazem parte da conferência leste e ainda irão se enfrentar, na “regular season”, por mais 3 jogos, a saber: 28 de outubro, em Washington, 09 de dezembro, em Indiana e 11 de fevereiro de 2023, em Washington.
As duas equipes estarão como mandantes na próxima 6ª feira. O Wizards contra o Bulls, e o Pacers contra o Spurs.
Segue abaixo, os melhores momentos de Bennedict Mathurin, em sua primeira partida na NBA.
3 – Houston Rockets 107 x 117 Atlanta Hawks
Local: State Farm Arena, na cidade de Atlanta, no estado da Georgia. Público: 17.878 (100%).
Depois de 6 temporadas consecutivas jogando no Spurs, o armador Dejounte Murray trocou de equipe e na sua primeira partida com as cores do Hawks, foi um dos destaques da equipe com 20 pontos e 11 assistências, caracterizando o double/double. O time ainda teve mais 3 jogadores com no mínimo 22 pontos, foram eles: John Collins (24), Trae Young (23 e 13 assistências) e Deandre Hunter (22).
Murray tornou-se o primeiro jogador, desde Spud Webb, em 1985, a alcançar o double/double na sua estreia no Hawks. Entretanto o que mais agradou o coach Nate McMillan, foi o desempenho de Murray na defesa, um ponto fraco do Hawks na temporada anterior.
Pelo Rockets, que está focado no projeto de reconstrução da equipe, o destaque foi o armador/ala Kevin Porter Jr., de contrato novo por mais 4 temporadas (US$ 82,5 milhões), com 21 pontos, 7 rebotes e 7 assistências. Como prova do foco neste projeto de reconstrução do time, dos 13 jogadores que estavam relacionados para este jogo, apenas dois tinham mais de 3 temporadas de experiência na NBA.
As duas equipes são de diferentes conferências, o Rockets do oeste e o Hawks do leste, e por isso só se enfrentarão duas vezes na “regular season”. O outro jogo está agendado para o dia 25 de novembro em Houston.
Os dois times estarão como mandantes na próxima 6ª feira. O Rockets contra o Memphis Grizzlies, e o Hawks contra o Orlando Magic.
4 – New Orleans Pelicans 130 x 108 Brooklyn Nets
Local: Barclays Center, no bairro do Brooklyn, na cidade de New York, no estado de New York. Público: 18.003 (100%).
Após um ano de afastamento devido a uma fratura no pé direito, o habilidoso e forte ala Zion Williamson retornou de forma brilhante ao anotar 25 pontos, pegar 9 rebotes e distribuir 3 assistências. A escolha de número 1 no draft de 2019, espera poder dar sequência ao seu trabalho e ajudar o Pelicans na sua caminhada aos playoffs.
Além de Zion, o Pelicans ainda contou com o ala Brandon Ingran com 28 pontos e 7 rebotes, e o armador CJ McCollum com 21 pontos e 6 assistências.
No Nets, os destaques foram os experientes Kevin Durant (24 pontos e 8 rebotes) e o armador Kyrie Irving (15 pontos e 5 assistências).
O Nets é da conferência leste e o Pelicans da conferência oeste, sendo assim, apenas mais uma partida na “regular season”, entre as duas equipes. A mesma acontecerá no dia 06 de janeiro de 2023, em New Orleans.
O Nets receberá o Toronto Raptors, enquanto o Pelicans viajará até Charlotte para enfrentar o Charlotte Hornets, as duas partidas acontecem na 6ª feira.
5 – Chicago Bulls 116 x 108 Miami Heat
Local: FTX Arena, na cidade de Miami, no estado da Flórida. Público: 19.600 (100%).
Na sua 14ª temporada na NBA, o ala DeMar DeRozan marcou 28 pontos dos seus 37, no segundo tempo da partida, sendo o nome do jogo na vitória do Bulls sobre o rival Heat. Esta foi a sua segunda maior marca em um jogo de abertura de temporada, ficando abaixo dos 40 pontos em 26 de outubro de 2015, jogando pelo Raptors contra o Detroit Pistons.
O Bulls teve o desfalque do ala Zach LaVine que está em recuperação de uma cirurgia no joelho esquerdo. O pivô Nikola Vucevic ajudou muito a equipe alcançando o double/double com 15 pontos e expressivos 17 rebotes.
No Heat, os pontos foram distribuídos pelo ala Jimmy Butler (24, além de 8 rebotes), o armador/ala Tyler Herro (23) e o armador Max Strus, vindo do banco (22 e 7 rebotes).
Teremos ainda mais 2 jogos entre as duas forças do leste. No dia 20 de dezembro em Miami e no dia 18 de março de 2023, em Chicago.
O Bulls viajará até a capital americana para enfrentar o Wizards, e o Heat receberá o Boston Celtics, na reedição da final da conferência leste da temporada passada. Os dois jogos serão na próxima 6ª feira.
6 – Cleveland Cavaliers 105 x 108 Toronto Raptors
Local: Scotiabank Arena, na cidade de Toronto, no estado de Ontario, no Canadá. Público: 19.800 (100%).
Após estar perdendo por 8 pontos (84 x 76) ao final do 3º quarto, o Raports fez um último quarto espetacular. Com um sistema defensivo agressivo e consistente, o time fez uma corrida de 14 a 6, nos 4 minutos iniciais do quarto, igualando o jogo em 90 x 90. A partir daí, o jogo ficou muito equilibrado. Num primeiro momento o Cavaliers se recuperou, colocando 5 pontos de vantagem (97 x 92), mas faltando 3 minutos para o encerramento do jogo o Raptors passou em um ponto (98 x 97), para não mais perder a dianteira até fechar o jogo. Jogão!
Com 6 jogadores alcançando dígitos duplos em pontos, com destaque para o ala/pivô Pascal Siakam com 23 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double/double, o Raptors iniciou a temporada com uma importante vitória sobre um grande rival da conferência leste, que estreou o armador/ala Donovan Mitchell (31 pontos e 9 assistências), que jogou 5 temporadas no Utah Jazz.
Os dois times voltam a se enfrentar em mais 3 ocasiões, a saber: 28 de novembro, em Toronto, 23 de dezembro e 26 de fevereiro de 2023, em Cleveland.
As duas equipes estarão como visitantes no próximo jogo. O Raptors, na 6ª feira, contra o Nets, e o Cavaliers, no sábado, contra o Bulls.
7 – New York Knicks 112 x 115 Memphis Grizzlies
Local: FedEx Forum, na cidade de Memphis, no estado do Tennessee. Público: 18.202 (99%).
Na primeira partida da temporada 2022/23 sendo decidida na prorrogação, o Memphis Girzzlies acabou batendo o New York Knicks, com uma grande atuação do armador sensação da NBA, Ja Morant, que anotou 34 pontos, pegou 4 rebotes e distribuiu 9 assistências. Além de Morant, o Grizzlies ainda contou com bom jogo do ala/pivô Santi Aldama que alcançou o double/double com 18 pontos e 11 rebotes. Aldama está na sua 2ª temporada na NBA. Olho nele!
Pelo Knicks, os melhores foram Julius Randle com 24 pontos, 11 rebotes, double/double, e 6 assistências, e Cam Reddish com 22 pontos e 5 rebotes.
Por serem de conferências distintas, o Knicks do leste e o Grizzlies do oeste, teremos apenas mais um jogo, na “regular season”, entre os dois times. Acontecerá no dia 27 de novembro em New York.
O Knicks receberá, na 6ª feira, o Pistons, enquanto o Grizzlies viajará até Houston para enfrentar o Rockets, também na 6ª feira.
8 – Oklahoma City Thunder 108 x 115 Minnesota Timberwolves
Local: Target Center, na cidade de Minneápolis, no estado de Minnesota. Público: 17.136 (89%).
Debutando com a camisa do Timberwolves, o pivô Rudy Gobert foi o grande nome do jogo, com 23 pontos e 16 rebotes, sendo fundamental para a primeira vitória do Timberwolves na temporada.
Pelo Thunder, o destaque foi o armador canadense Shai Gilgeous-Alexander com 32 pontos, 6 rebotes e 5 assistências.
O jogo entrou nos últimos 12 minutos registrando um empate em 87 pontos. Seguiu bem equilibrado, mas com o controle do Timberwolves que manteve sempre uma diferença variando de 6 a 8 pontos, até fechar o jogo.
As duas equipes fazem parte da conferência oeste e por isso jogarão mais 3 vezes nesta “regular season”, a saber: 23 de outubro, em Oklahoma, 03 de dezembro, em Minnesota, e 16 de dezembro, em Oklahoma.
O Thunder visitará, na noite de sábado, o Denver Nuggets. O Timberwolves receberá o Utah Jazz, na 6ª feira, quando o pivô Rudy Gobert enfrentará pela primeira vez a sua ex-equipe.
9 – Charlotte Hornets 129 x 102 San Antonio Spurs
Local: AT&T Center, na cidade de San Antonio, no estado do Texas. Público: 16.236 (88%).
Com domínio absoluto da partida desde o primeiro tempo, quando ao final colocou 21 pontos de vantagem (68 x 47), o Hornets não tomou conhecimento do Spurs na primeira partida entre as duas equipes na atual temporada.
Por serem de conferências diferentes, apenas mais um jogo será disputado entre as equipes na “regular season”. No dia 15 de fevereiro de 2023, em Charlotte.
O armador Terry Rozier foi o destaque do Hornets com 24 pontos, 6 rebotes e 6 assistências. O destaque do Spurs foi o ala Keldon Johnson com 20 pontos e 11 rebotes, caracterizando o double/double.
O Hornets receberá o Pelicans, na 6ª feira, enquanto o Spurs iniciará uma sequência de 3 jogos fora de casa, começando contra o Pacers, na 6ª feira.
10 – Denver Nuggets 102 x 123 Utah Jazz
Local: Vivint Arena, na cidade de Salt Lake, no estado de Utah. Público: 18.206 (99%).
Com uma atuação decisiva dos jogadores que vieram do banco, ajudando com 68 pontos, ou seja, 55,2% dos pontos da equipe, o Jazz fez a sua estreia na temporada, depois de perder jogadores importantes como Donovan Mitchell e Rudy Gobert.
O novo técnico do Jazz, Will Hardy, ex-assistente do Celtics, obteve a sua primeira vitória como head coach na NBA. A vitória do coach foi comemorada com um banho de garrafa d’água e os jogadores ainda o presentearam com a bola do jogo. Hardy ficou muito emocionado com seus pupilos.
No outro vestiário, a decepção era total, pois o Nuggets não atuou bem. Todos esperavam uma vitória pois o Jazz está em processo de reconstrução e com pouco calibre, era o que se comentava, para enfrentar o Nuggets.
Os dois times fazem parte da conferência oeste e, portanto, mais 3 jogos serão realizados na “regular season”, a saber: dia 28 de outubro e 10 de dezembro, em Denver, e dia 08 de abril, em Utah.
O Nuggets viajará até San Francisco, para enfrentar, o Warriors. O Jazz, também jogará fora de casa, contra o Timberwolves. Os dois jogos serão na 6ª feira.
11- DallaS Mavericks 105 x 107 Phoenix Suns
Local: FootPrint Center, na cidade de Phoenix, no estado do Arizona. Público: 17.071 (95%).
Esta foi a 10ª vitória consecutiva, em se tratando de “regular season”, do Suns sobre o Mavericks, que tem registrada a sua última vitória sobre o rival no dia 29 de novembro de 2019 (120 x 113).
O duelo entre Devin Booker, armador do Suns (28 pontos, 4 rebotes e 9 assistências) e Luka Doncic, armador do Mavericks (35 pontos, 9 rebotes e 6 assistências) foi algo de tirar o chapéu. Como esses dois caras jogam! É coisa de outro mundo!
O jogo foi espetacular e disputado ponto a ponto. Faltando 32 segundos para o encerramento do jogo, o placar acusava um empate em 105 pontos. Depois de um belo pedido de tempo do competente coach do Suns, Monty Williams, a equipe voltou para quadra e com uma bolaça de 2 pontos, o estreante Damion Lee, deu números finais ao jogo. O Mavericks ainda teve o último arremesso com Doncic que não conseguiu converter.
Ainda teremos mais 3 jogos entre as equipes, na “regular season”, pois as mesmas fazem parte da conferência oeste. No dia 05 de dezembro, em Dallas, no dia 27 de janeiro, em Phoenix e no dia 05 de março, em Dallas.
O Mavericks receberá, no sábado, o Grizzlies. O Suns viajará até Portland, para enfrentar o Blazers, na 6ª feira.
12 – Portland Trail Blazers 115 x 108 Sacramento Kings
Local: Golden 1 Center, na cidade de Sacramento, no estado da Califórnia. Público: 17.611 (100%).
Na sua 9ª temporada na NBA, passando por equipes como 76ers, Thunder, Nuggets e Pistons, o ala Jerami Grant, fez na noite desta 4ª feira a sua 1ª partida com a camisa do Blazers. Com 23 pontos e 8 rebotes, Grant foi de suma importância, inclusive fazendo uma jogada de 3 pontos com 50 segundos para o término do jogo, levando sua equipe de uma desvantagem de um ponto (105 x 106), para uma vantagem de 2 pontos (108 x 106). Daí pra frente o Blazers não mais perdeu a dianteira até fechar o jogo.
Pelo Kings, os armadores DeAaron Fox (33 pontos, 7 rebotes e 7 assistências) e Kevin Huerter (23 pontos, 3 rebotes e 3 assistências) foram os destaques.
Os dois times fazem parte da conferência oeste e, portanto, mais 3 jogos serão realizados na “regular season”, a saber: dia 24 de fevereiro, em Sacramento, dia 29 de março e dia 31 de março, em Portland.
As duas equipes estarão como mandantes na 6ª feira. O Blazers contra o Suns, e o Kings contra o Clippers.