Link para curtirem os highlights da partida. Boa diversão!

E-mail: byra@terra.com.br

27 de maio de 2022
Playoff – Final de conferência Leste

Jogo 6
Miami Heat 111 x 103 Boston Celtics
Local: TD Garden, na cidade de Boston, no estado de Massachusetts. Público: 19.156 (100%).

Na melhor partida do playoff final da conferência leste, o Heat bateu o Celtics, empatando a série em 3 a 3 e provocando a realização do 7º e decisivo jogo para ver quem fica com o título do leste e consequentemente a chance de disputar com o Warriors, campeão do oeste, o título da NBA na temporada 2021/22.

O que chamou a atenção na partida foi o belo aproveitamento na linha de lance livre das duas equipes que entraram no último período com 100% de aproveitamento, o Heat com 13 em 13, e o Celtics com 18 em 18.

Logo no início do último quarto, o armador Derrick White, do Celtics, errou o 1º lance livre do jogo. Faltando 2 minutos e 18 segundos para o final da partida, com o placar acusando um empate em 99 pontos, o excelente armador/ala Jaylen Brown foi cobrar 2 lances livres e errou os 2, para desespero dos fanáticos torcedores do Celtics que compareceram em peso ao TD Garden.

Enquanto isso, o Heat continuava com 100%, chegando a ter 20 em 20, quando P.J. Tucker errou o 1º lance livre da equipe com 1 minuto e 25 segundos para o encerramento do jogo. Coincidência ou não, depois do desperdício dos 2 lances livres do Jaylen Brown, o Heat fez uma corrida de 12 a 4 e fechou o jogo. Penso que todos conhecem aquela famosa expressão: “Lance livre ganha jogo”. E aí, ainda não se convenceu?

Para uma partida decisiva, valendo título da conferência e classificação à final da NBA, a marca conquistada pelas duas equipes, com aproveitamento acima de 90% ao final do jogo, na linha de lance livre, é de ser aplaudida de pé. Parabéns!

O ala Jimmy Butler, do Heat, com 47 pontos, 9 rebotes e 8 assistências, ficando por 1 rebote e duas assistências para o triple/double, foi o grande nome do jogo. Vale o registro da boa partida do armador Kyle Lowry que atingiu o double/double com 18 pontos, sendo 12 em 4 bolas de 3 pontos convertidas em 9 tentadas (44,4%) e 10 assistências.

Pelo Celtics, o ala Jayson Tatum com 30 pontos, 9 rebotes e 4 assistências, e o armador/ala Jaylen Brown com 20 pontos, 6 rebotes e 5 assistências, combinaram para 50 pontos, ou seja, 48,5% dos pontos do Celtics.

O 7º e decisivo jogo será realizado neste domingo, 29, na FTX Arena, na cidade de Miami, no estado da Flórida, casa do Heat. Na história da NBA, em se tratando de playoffs, as duas forças do leste se enfrentaram 29 vezes com 16 vitórias do Heat e 13 vitórias do Celtics. Na atual temporada, no somatório da “regular season” + “playoff final”, as equipes disputaram 9 partidas com 5 vitórias do Celtics e 4 vitórias do Heat.