Link para curtirem os highlights da partida. Boa diversão

E-mail: byra@terra.com.br

17 de maio de 2022
Playoff – Final de conferência Leste

Jogo 1
Boston Celtics 107 x 118 Miami Heat
Local: FTX Arena, na cidade de Miami, no estado da Flórida. Público: 19.774 (100%).

Depois de estar perdendo o 1º tempo por 8 pontos de diferença (62 x 54), o Heat voltou do vestiário com uma defesa bem agressiva e consistente que levou o time a fazer uma corrida de 22 x 2, virando o placar para 64 x 76.

Esta volta do vestiário com uma postura totalmente apática, custou muito caro para o Celtics que tomou uma parcial de 14 x 39 no 3º quarto. Embora tivesse melhorado muito no último quarto, o Celtics não conseguiu recuperar a dianteira do placar, amargando uma derrota, que com toda certeza, servirá de exemplo de como não se deve voltar para o 3º quarto.

O ala Jimmy Butler com 41 pontos, sendo 27 no 2º tempo, com 17 lances livres convertidos em 18 cobrados (94,4%), foi o grande nome do Heat e do jogo.

Além dos 41 pontos, Butler ainda pegou 9 rebotes, distribuiu 5 assistências, teve 4 roubos de bola e aplicou 3 tocos. Desde que a NBA começou a traçar todas essas categorias de estatísticas, apenas cinco outros jogadores – Anthony Davis, Hakeem Olajuwon, David Robinson, Kareem Abdul-Jabbar e James Harden (que fez isso duas vezes) – tiveram todos esses números em um único jogo. Nenhum aconteceu em um jogo de playoff, até agora.

Ao final da partida o ala Jimmy Butler foi muito elogiado pelo coach Erik Spoelstra, que falou: “Jimmy Butler é um competidor de elite”, disse Spoelstra. ”Há muitos caras nesta liga que estão jogando basquete. Ele está competindo para ganhar. Isso é uma coisa totalmente diferente e ele faz isso tão bem quanto qualquer um nesta liga.”

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Muito legal este reconhecimento de Spoelstra, principalmente depois do episódio ocorrido no dia 23 de março, onde se desentendeu com Butler. Num pedido de tempo, Spoelstra chamou a atenção do time por estar jogando muito mal na defesa num jogo contra o Warriors. O ala Jimmy Butler tomou pra si a bronca do Spoelstra, respondendo com algumas citações sem propósito, o que irritou bastante o coach. O tempo fechou e depois de muitas palavras ásperas, tivemos as imagens do coach Spoelstra jogando violentamente a sua prancheta no chão. Curiosamente, de lá pra cá, Butler passou a render mais.

Pelo Celtics, que jogou sem o armador Marcus Smart, e o ala/pivô Al Horford, ambos lesionados, o ala Jayson Tatum com 29 pontos, 8 rebotes e 6 assistências, e o armador/ala Jaylen Brown com 24 pontos, 10 rebotes, caracterizando o double/double, além de 3 assistências, combinaram para 53 pontos, ou seja, 49,5% dos pontos da equipe.

O jogo de número 2 acontecerá nesta 5ª feira, 19, ainda na FTX Arena, na cidade de Miami, casa do Heat. Na história da NBA, as equipes se enfrentaram 153 vezes, no somatório de “regular season” + “playoffs”. Foram 88 vitórias do Celtics e 65 vitórias do Heat. Na atual temporada, foram 4 jogos, 3 na “regular season” e 1 no “playoff” final. Cada equipe venceu dois jogos.

Este é o 5º playoff entre Miami Heat x Boston Celtics, com os seguintes resultados:

2009/10 – 1º round – Celtics 4 x 1
2010/11 – Semifinal – Heat 4 x 1
2011/12 – Final – Heat 4 x 3
2019/20 – Final – Heat 4 x 2
2021/22 – Heat 1 x 0