* O Campeonato de Doação de Sangue realizado pela Federação Sergipana de Basketball (FSB) foi um sucesso. E o Bravo Basquetebol levou a melhor. A entrega do prêmio foi realizada por Kleber Quintela, presidente da entidade sergipana (Fonte: CBB).
* O departamento de Basquete 3×3 da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) disponibilizou na quinta-feira (12 de novembro), o manual de “Metodologia de treinamento para iniciação 3×3“. A ação visa fornecer aos interessados em começar no esporte todas as informações e referências para entendimento do esporte e desenvolvimento em um primeiro momento. Portanto, trata-se de um documento de iniciação no esporte, para pesquisa por parte de técnicos, atletas e projetos interessados (Fonte: CBB).
* A fase inicial do Campeonato Paranaense Adulto Feminino – 2020 seguiu no sábado (14 de novembro), com a vitória do Uniamerica/Itaipu/SMEL Foz Basquete sobre o APVE Londrina Basketball, por 50 a 36 (23 e 17 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Flamenguinho, na cidade de Foz do Iguaçu (PR). As atletas mais efetivas foram Allanis da Silva, com 18 pontos, pelo time da casa; Anna Beatriz Pereira, com 17 pontos, em favor do visitante.
* A partida entre Ferro Carril Oeste, dos brasileiros André Coimbra e Romulo Junior, e San Lorenzo, que seria disputada no domingo (15 de novembro), pela Liga Nacional da Argentina, foi adiada.
* Também pela Liga Nacional Argentina, o jogo envolvendo Weber Bahía, do brasileiro Caio Pacheco, e Obras Sanitárias, que deveria ocorrer no domingo (15 de novembro), foi adiada. O mesmo ocorreu com a partida desta segunda-feira (16 de novembro), entre Weber Bahía e Peñarol.
* E segue a saga dos assessores de imprensa, que não grafam os nomes oficiais dos adversários em seus releases. Engraçado é que as equipes que adotam esse expediente são aquelas que sempre encontram problemas para se associar a um parceiro o patrocinador na troca de temporada. Resultado disso, é cada vez mais equipes fechando as portas.
* Engraçado que existem tantos eventos para tratar da comunicação no basquete e esse problema segue irresoluto. Isso deixa claro que a tão decantada união entre os times coirmãos não passa de uma cortina de fumaça.
* Outra coisa triste que também perdura no basquete nacional é a troca de nome da equipe pela sua cidade. Isso só é aceitável nos Jogos Regionais ou Jogos Abertos do Interior, quando envolve os municípios. Fora isso, os times têm os seus nomes.
* Vale ressaltar que na Espanha, Itália, França e Argentina, entre outros centros mais desenvolvidos do basquete mundial (não só no âmbito esportivo), as equipes são chamadas pelos seus nomes, incluindo os patrocinadores, com a imprensa entendendo bem essa relação tão importante para o bem comum do esporte.
* Quer enviar seu release para o Databasket – O Basquete de Raiz? É simples: basta encaminhar o texto, acompanhado de uma foto, logotipo ou imagem ilustrativa (em boa resolução), para o e-mail leke_farb@hotmail.com.
* DATAFRASE – “O egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo”, Dalai Lama.
Apoio