Zopone/Unimed Bauru Basket, atuando fora de casa, Unifacisa, São Paulo FC e Fortaleza/Basquete Cearense, todos jogando em casa, obtiveram êxito na jornada
O returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2021/2022 teve sequência nesta sexta-feira (04 de fevereiro), com a realização de quatro jogos. O Zopone/Unimed Bauru Basket, Unifacisa, São Paulo FC e o Fortaleza/Basquete Cearense venceram.
O Zopone/Unimed Bauru Basker conseguiu um resultado importante ao suplantar o Paulistano/Corpore, por 65 a 53 (39 a 25 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Antonio Prado Jr (CA Paulistano), em São Paulo (SP). O Dragão ignorou o fato de jogar como visitante e comandou o placar nos três primeiros quartos, impondo seu ritmo e abrindo vantagem no placar, graças também à baixa produção ofensiva do rime da casa. Apenas nos dez minutos finais, o representante da capital paulista conseguiu ficar na frente, mas sem conseguir modificar o panorama da partida – 21 a 11 (primeiro quarto), 18 a 14 (segundo quarto), 13 a 09 (terceiro quarto) e 13 a 19 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Cauê Borges (12 pontos e 05 rebotes), o norte-americano Nathaniel Barnes (07 pontos) e Arthur Bernardi (07 pontos e 04 rebotes), pelo time da casa; Gabriel Jaú (17 pontos, 05 rebotes e 03 bolas recuperadas) e o norte-americano Larry Taylor (13 pontos, 05 rebotes, 04 assistências e 02 bolas recuperadas), em favor do visitante.
“Fizemos um grande trabalho defensivo nesta noite. Exploramos bastante as vantagens que tínhamos para atacar também. A equipe toda está de parabéns pela inteligência que demonstrou para acelerar o jogo quando precisava e também cadenciar no momento certo. Isso mostra nossa evolução”, comentou o ala/pivô Gabriel Jaú, do time do interior paulista.
Com a vitória, o Zopone/Unimed Bauru Basket segue na sexta colocação na classificação geral, agora com 15 vitórias e nove derrotas. O Paulistano/Corpore ocupa o sétimo lugar, com 10 vitórias e 12 derrotas.
A Unifacisa manteve o bom momento ao derrotar o Pato Basquete, por 87 a 78 (43 a 34 no primeiro tempo), em jogo realizado na Arena Unifacisa, em Campina Grande (PB). O bom início de jogo foi fundamental, para a equipe paraibana vencer o jogo, visto que a vantagem conquistada nos primeiros dez minutos deu a sustentação necessária para se manter à frente nos dois períodos seguintes, quando a equipe paranaense cresceu. Nos dez minutos finais, o time da casa voltou a ficar ligeiramente na frente para conter a reação do rival e vencer – 27 a 14 (primeiro quarto), 16 a 20 (segundo quarto), 20 a 21 (terceiro quarto) e 24 a 23 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Antonio Jr (18 pontos e 05 rebotes) e Jimmy Dreher (17 pontos, 04 rebote, 04 assistências e 03 bolas recuperadas), pelo time da casa; Luis “Gemadinha” Sacco (22 pontos e 03 bolas recuperadas) e Augusto Leão (16 pontos, 03 rebotes e 06 assistências), em favor do visitante.
“Nosso objetivo hoje era começar o jogo bem, com um ritmo forte para construir uma boa vantagem para o decorrer da partida e nós conseguimos fazer isso. Foi um jogo muito duro, a equipe do Pato tem seu mérito, conseguiram forçar erros nossos durante a partida, mas graças a vantagem que construímos no início, pudemos ter a tranquilidade para administrar o placar e conquistar mais uma vitória”, comentou o ala da Unifacisa, Antonio Jr.
Com mais um bom resultado, a Unifacisa segue no quinto lugar na classificação geral, contabilizando 16 vitórias e oito derrotas. Já o Pato Basquete aparece na 10ª colocação, com 10 vitórias e 16 derrotas.
O São Paulo FC derrotou o Luvix/União Corinthians, por 98 a 71 (49 a 31 no primeiro tempo), jogando no ginásio Poliesportivo Dr. Antonio Leme Nunes Galvão (Morumbi), em São Paulo (SP). O Tricolor usou bem o mando de quadra e comandou o marcador nos três primeiros quartos, conseguindo uma boa vantagem, que não foi abalada com o crescimento da equipe gaúcha nos últimos dez minutos – 24 a 19 (primeiro quarto), 25 a 12 (segundo quarto), 31 a 17 (terceiro quarto) e 18 a 23 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Bruno Caboclo (20 pontos e 11 rebotes – double-double) e Marquinhos Sousa (18 pontos, 06 rebotes e 06 assistências), pela equipe da casa; Duda Machado (10 pontos e 04 assistências), o argentino Enzo Cafferata (09 pontos e 06 assistências) e o norte-americano Mike Simms (09 pontos), em favor do visitante.
O São Paulo FC se mantém na quarta colocação na classificação geral, com 17 vitórias e sete derrotas. O Luvix/União Corinthians aparece no 16º lugar, com sete vitórias e 17 derrotas.
E, complementando a jornada, o Fortaleza/Basquete Cearense derrotou o Mogi das Cruzes Basquete, que contou com apenas nove jogadores, por 82 a 75 (43 a 38 no primeiro tempo), em jogo realizado no Centro de Formação Esportiva, em Fortaleza (CE). Depois de um primeiro quarto igual, o time da casa conseguiu ficar na frente nos períodos seguintes, com vantagens não tão extensas, mas que foram suficientes para desgarrar e vencer atuando em seus domínios – 18 a 18 (primeiro quarto), 25 a 19 (segundo quarto), 21 a 21 (terceiro quarto) e 18 a 17 (quarto final).
Os destaques foram Matheus Eugeniusz (22 pontos, 08 rebotes, 03 assistências e 06 bolas recuperadas) e o norte-americano Desmond Holloway (20 pontos, 05 rebotes e 06 bolas recuperadas), pelo time cearense; Lucas Lacerda (24 pontos, 05 rebotes e 03 assistências) e Wesley Ferreira (19 pontos, 11 rebotes e 03 assistências – double-double), em favor da equipe paulista.
Na classificação geral, o Fortaleza/Basquete Cearense aparece no 11º lugar, com nove vitórias e 15 derrotas. O Mogi das Cruzes Basquete ocupa a 15ª colocação, com oito vitórias e 18 derrotas.
O returno da fase inicial do Novo Basquete Brasil (NBB) prossegue neste sábado (05 de março), com a realização de dois jogos: Sesi Franca Basquete x CR Flamengo, às 16h10 (de Brasília), no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), em Franca (SP), e Rio Claro Basquete x 123 Minas Tênis Clube, às 18h (de Brasília), no ginásio Municipal Felipe Karam, em Rio Claro (SP).