Manuella Alves, filha do ex-jogador Léo Figueiró, e Sara Souza, filha do ex-jogador Guto, estão entre as representantes do país

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

A NBA (National Basketball Association) e a WNBA (Women’s National Basketball Association) anunciaram nesta quinta-feira (12 de janeiro), a quarta edição do camp feminino NBA Academy Latin America, que começa na próxima segunda-feira (16 de janeiro), e vai até a quinta-feira (19 de janeiro), no La Loma Centro Deportivo, um complexo esportivo de última geração em San Luis Potosí (México), sede da NBA Academy América Latina. O acampamento de quatro dias tem em sua programação sessões de treinamento e desenvolvimento de basquete, competições, seminários e dinâmicas sobre valores de vida e programação de liderança.

O camp feminino NBA Academy Latin America 2023 reunirá 29 das melhores promessas sub-17 de 13 países da América Latina e do Caribe e, entre elas, estão quatro brasileiras: Sara Souza, Manuella Alves, Micaela Martins e Sther Ubaka. Micaela e Sther já participaram de camps da NBA no Brasil. Sara é filha do ex-atleta Guto e Manuella é filha de Léo Figueiró, ex-jogador e atual técnico do SC Corinthians Paulista.

“Já participei de outros camps, mas esse é diferente, fui convocada e isso é uma honra, estou realizando um sonho. Sempre quis e quero estar as melhores e estou tendo essa oportunidade. Espero aprender muito, fazer novas amizades, viver novas experiências,

Manuella e Léo / Foto: Divulgação

esse camp vai ser muito importante para mim. Gosto muito da competição, da adrenalina, minha expectativa está lá em cima. O basquete está na minha vida desde criança e estou animada para chegar ao México fazer o que mais amo”, disse Manuella.

“Fico muito feliz com esse momento da Manu. Ela cresceu numa quadra de basquete, nunca foi obrigada a jogar, mas pegou gosto, com certeza por estar sempre me acompanhando, e agora caminha com as próprias pernas. Ela está morando nos EUA, estudando e desenvolvendo o basquete dela. Agora foi coroada com esse convite para representar o Brasil. É fruto do que ela está plantando e estou muito orgulhoso”, afirmou Léo.

No México, as participantes receberão orientação de jogadoras, ex-atletas e treinadores da WNBA, incluindo All-Star Ariel Atkins (Washington Mystics), campeã WNBA 2019 e duas vezes WNBA All-Star, Danielle Robinson (Indiana Fever), três vezes WNBA All-Star, Jordin Canada (Los Angeles Sparks), bicampeã da WNBA, Taj McWilliams-Franklin, bicampeã da liga, e Carla Cortijo, ex-jogadora da seleção feminina de Porto Rico.

Cinnamon Lister, técnica- assistente do Phoenix Mercury, atuará como Diretora-Técnica do acampamento, será acompanhada por Carol Callan, Diretora Nacional do basquete feminino dos EUA, e por treinadoras mexicanas.

“Há muita emoção em torno do basquete feminino na América Latina e no Caribe e o programa feminino da NBA Academy está no centro de nossos esforços para aumentar ainda mais o jogo no nível de elite e ajudar jovens promissoras a maximizar seu potencial”, frisou Marc Pulles, Diretor Sênior de Operações de Basquete da NBA no México. “Estamos entusiasmados em trabalhar com algumas das melhores atletas de toda a região para ajudá-las a se desenvolver como jogadoras e líderes, além de proporcionar a experiência de aprender com jogadores, lendas e treinadores da WNBA”, complementou.

Lançado em 2018, o programa feminino da NBA Academy é uma série de camps de desenvolvimento de basquete para as principais atletas de fora dos EUA nas academias da liga localizadas na Austrália, na Índia, no México e no Senegal. As três edições anteriores do Camp feminino NBA Academy Latin America foram realizadas no México em março de 2018, março de 2019 e janeiro de 2020. Dez ex-participantes do camp se comprometeram ou passaram a frequentar escolas da Divisão I da NCAA nos EUA. Ao todo, 13 mulheres da América Latina estavam entre as 50 jogadoras selecionadas para participar do programa virtual feminino da NBA Academy, uma iniciativa de desenvolvimento de liderança e basquete de oito semanas para mulheres em idade escolar de fora dos EUA.

Participantes

Sol Depetris, Milagros Morel e Isabella Boullon Faifer (Argentina); Terrell McCoy (Bahamas); Manuella Barros Alves, Sara Martins de Souza, Micaela Martins e Sther Ifeyoma Ubaka (Brasil); Sofia Reyes (Bolívia), Amanda Guineo e Emilia Oliva (Chile); Lissa Forero e Maria Perez (Chile); Emely Belis Del Rosario e Alanna Monte De Oca (República Dominicana); Paula Carrillo e Nahomi Nazareno (Equador); Sandra Acuña, Channel Ochoa, Mariant Castillo, Ariadna Vidales, Francia Santiesteban e Samantha Canizalez (México); Gabriela Bernal (Paraguai); Sofia Muñoz e Mia Canales (Porto Rico); Josefina Piacenza e Camila Postiglioni (Uruguai) e Valeria Montero Piña (Venezuela)