Únicos representantes nordestinos se enfrentarão pela quinta vez no NBB
Muito próximos na classificação geral, Universo/Vitória e Solar Cearense farão, não só apenas um clássico, mas um confronto direto na briga por posições na tabela de classificação. Únicos representantes nordestinos na 10ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA) – 2017/2018, as duas equipes se enfrentarão pela quinta vez na história da competição, nesta quarta-feira (27 de dezembro), às 19h30 (de Brasília), no ginásio de Cajazeiras, em Salvador (BA), com transmissão ao vivo pelo SporTV 2.
Caso o NBB CAIXA terminasse antes deste duelo, as duas equipes iriam se enfrentar logo nas oitavas de final dos playoffs. Com cinco vitórias e quatro derrotas, o Vitória é o sétimo colocado, acompanhado de perto pelo rival, que está na décima posição, com campanha inversa, de quatro resultados positivos e cinco negativos.
Após sofrer dura derrota para o EC Pinheiros, com uma cesta decisiva nos segundos finais, o Vitória se reabilitou, e na última semana, conquistou dois importantes resultados positivos, contra Joinville/AABJ (88 a 68) e Banrisul/Caxias do Sul (70 a 69). Neste último, contra a equipe gaúcha, uma verdadeira batalha dentro de quadra.
Após entrar no último quarto perdendo por nove pontos (53 a 44), o rubro-negro baiano foi reagindo gradualmente, assumiu à frente do placar, viu o Caxias retoma-la novamente, mas com bola de 3 pontos decisiva de Nick Okorie, e na sequência, um roubo de bola seguido de contra-ataque e enterrada de Edu Mariano, o Vitória reassumiu a liderança e venceu de forma emocionante.
Grande destaque para a bela atuação coletiva da equipe baiana, que contou com quatro atletas atingindo os dois dígitos de pontuação: Dawkins (16 pontos, seis rebotes e sete assistências), André Góes (13 pontos e cinco rebotes), Kurtz (11 pontos e nove rebotes) e Okorie (dez pontos).
Alternando entre vitória e derrota em seus últimos quatro jogos, o Basquete Cearense conquistou resultado importante em sua última atuação. Dentro de casa, a equipe nordestina fez grande quarto final e venceu o Joinville, por 80 a 66.
Destaque para a atuação monstruosa de Léo Waszkiewicz. Com os 32 pontos anotados (13/13 nos arremessos de quadra) e 16 rebotes alcançados (sendo nove ofensivos), o pivô registrou 46 de eficiência na partida, estabelecendo novos recordes individuais nesta edição da competição nos três quesitos, além de seus pessoais em toda história do NBB CAIXA.