Série melhor-de-três do playoff vai definir os quatro classificados para o Final Four
A primeira rodada da série melhor-de-três do playoff – quartas-de-final do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022 será aberta neste sábado (16 de abril), no ginásio de Esportes Sebastião Cruz (Galegão), em Blumenau (SC). Os duelos são esses: Praia Clube/Gabarito x Liga Sorocabana de Basquete, AZ Araraquara x Memorial/Fupes/Santos, São José Basketball x Brusque/Aradefe/FME e Flamengo/Blumenau x Basket Osasco.
Na abertura, às 13h45 (de Brasília), o Praia Clube/Gabarito encara a Liga Sorocabana de Basquete. Na primeira fase, o time mineiro ficou na segunda colocação da Conferência Amaury Pasos (08 vitórias e 04 derrotas), enquanto a equipe paulista concluiu a etapa inicial no terceiro lugar da Conferência Jatyr Schall (07 vitórias e 05 derrotas).
“Agora, passa a ser um campeonato à parte, entre nós e a LSB, portanto todas as atenções a esse adversário. Foco em tentar manter o ritmo e o nível apresentado na primeira fase, buscando neutralizar as melhores opções do adversário. Confronto muito difícil em que precisamos manter um equilíbrio técnico e emocional para avançarmos ao Final Four, que é o objetivo principal”, comenta o técnico Daniel Wattfy, do Praia Clube/Gabarito.
“Acompanhamos a boa campanha deles nas duas fases e sabemos que é uma equipe muito forte e bem treinada. É mata a mata agora e esperamos um jogo muito equilibrado ponto a ponto até o final”, analisa o armador Adler Ribeiro, da Liga Sorocabana de Basquete.
A AZ Araraquara mede forças com o Memorial/Fupes/Santos, às 16h (de Brasília), no duelo paulista. Na etapa inicial, o time do Interior ficou na segunda colocação da Conferência Jatyr Schall (10 vitórias e 02 derrotas), enquanto o time do Litoral Sul findou no terceiro lugar da Conferência Amaury Pasos (08 vitórias e 04 derrotas).
“A tendência é de uma série de playoff equilibrada, visto que o Memorial/Fupes/Santos vem de cinco vitórias seguidas nos seus últimos jogos na primeira fase e está bem confiante. Mas, a AZ Araraquara está bem preparada, uma vez que trabalhou forte para esses jogos, visando seguir em frente na competição”, disse o armador Nezinho, da AZ Araraquara.
“Vai ser uma série de playoff muito dura, pois a AZ Araraquara é uma grande equipe e muito bem comandada, que conta com jogadores experientes e importantes, acostumados a jogar esse tipo de partida. Mas, nos preparamos e o time está crescendo na hora certa e vamos atuar com força máxima. O nosso objetivo é fazer dois ou três grandes jogos para irmos em busca das vitórias”, relata o técnico Daniel Leque, do Memorial/Fupes/Santos.
O São José Basketball enfrenta o Brusque/Aradefe/FME, às 18h45 (de Brasília). O time paulista foi o primeiro colocado na classificação geral da Conferência Amaury Pasos (09 vitórias e 03 derrotas). Já a equipe catarinense ficou com o quarto lugar na Conferência Jatyr Schall (06 vitórias e 06 derrotas).
“Com certeza será uma série muito dura, pois agora é playoff. Mas, trabalhamos firme essa semana para buscar o resultado positivo aqui e, consequentemente, a nossa classificação”, comenta Arthur Pecos, armador do São José Basketball.
“Será um confronto em que testaremos todas as nossas capacidades, visto que o São José é uma grande equipe e teve muita regularidade na sua Conferência. Vejo como um divisor de água para o nosso projeto, ou seja, o quanto nós ainda podemos crescer”, analisa o técnico Marcio Andrade, do Brusque/Aradefe/FME.
E, complementando a jornada inicial das quartas, às 20h30 (de Brasília), o anfitrião Flamengo/Blumenau joga contra o Basket Osasco. O time da casa garantiu a liderança da Conferência Jatyr Schall na primeira fase da competição (10 vitórias e 02 derrotas), enquanto a equipe da Grande São Paulo ficou na quarta colocação da Conferência Amaury Pasos (07 vitórias e 05 derrotas).
“Chegou o momento de decisão, todas as equipes evoluíram muito ao longo da primeira fase. Estamos cientes da importância da formação e do conjunto da equipe, pois esperamos jogos de altíssimo nível, de muita intensidade e, principalmente, de muita inteligência. O Basket Osasco é uma equipe muito bem preparada, com muita qualidade individual, pois conta com jogadores experientes que vão puxar a qualidade do jogo. Estamos preparados para esse confronto, a nossa equipe também evoluiu muito ao longo do campeonato, jogando com intensidade nos dois lados da quadra para buscar a vaga no Final Four”, comenta o técnico André Germano, do Flamengo/Blumenau.
“Vamos para os playoffs de cabeça erguida. Apesar de termos perdido alguns jogos, nós sempre tivemos garra, brigamos até o final em todas as partidas, e é o que o torcedor quer. Estamos unidos, vibrando um pelo outro e isso contagia. Daqui para frente a tendência é acontecerem grandes jogos, pois ficaram as melhores equipes”, completa o armador Paulinho Boracini, do Basket Osasco.
Demais jogos
Domingo (17 de abril) – 2ª rodada
13h45: Liga Sorocabana de Basquete x Praia Clube/Gabarito
16h: Memorial/Fupes/Santos x AZ Araraquara
18h15: Brusque/Aradefe/FME x São José Basketball
20h30: Basket Osasco x Flamengo/Blumenau
Segunda-feira (18 de abril) – 3ª rodada (se necessário)
13h45: Praia Clube/Gabarito x Liga Sorocabana de Basquete
16h: AZ Araraquara x Memorial/Fupes/Santos
18h15: São José Basketball x Brusque/Aradefe/FME
20h30: Flamengo/Blumenau x Basket Osasco
(*) Todos no horário de Brasília (DF)
De acordo com o regulamento, as equipes que primeiro totalizarem duas vitórias garantem vaga no Final Four, etapa que definirá o grande campeão do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino 2022.