Memorial/FUPES/Santos e Sodiê Salgados/Mesquita/LSB conquistaram a primeira vitória na fase inicial do Campeonato Brasileiro
A segunda rodada da Conferência Amaury Pasos, na fase inicial do Campeonato Brasileiro Adulto Masculino – 2022, foi disputada nesta segunda-feira (07 de março), com a realização de dois jogos, disputados nos ginásios Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na cidade de Osasco (SP), e Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). O Praia Clube/Gabarito venceu a segunda e lidera isoladamente o grupo, com duas vitórias.
O Praia Clube/Gabarito manteve a invencibilidade ao derrotar o AEGB/Vila Nova, por 65 a 58 (30 a 28 no primeiro tempo), em jogo realizado no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na cidade de Osasco (SP). Foi um duelo marcado pelo equilíbrio, com as duas equipes se alternando no comando do marcador no primeiro tempo e a equipe mineira ficando ligeiramente na frente. Nos dois períodos finais, o panorama seguiu o mesmo e a equipe de Uberlândia conseguiu uma vantagem maior quando esteve na frente para desgarrar e vencer a segunda na competição – 13 a 14 (primeiro quarto), 17 a 14 (segundo quarto), 22 a 14 (terceiro quarto) e 13 a 16 (quarto final).
Os atletas mais efetivos foram Raffael Mencarini (16 pontos, 05 rebotes e 05 assistências) e Patrick Vieira (13 pontos, 10 rebotes, 05 assistências e 03 bolas recuperadas – double-double), pelo time mineiro; Henrique Cerimelli (16 pontos e 04 rebotes) e Wilmar “Pezão” Garcia (11 pontos e 07 rebotes), em favor do time goiano.
“O time sentiu um pouco o cansaço por conta do jogo de ontem, mas tivemos momentos importantes, quando pegamos o domínio do jogo. Importante vitória que faz o grupo ganhar confiança e maturidade”, relatou o técnico Daniel Wattfy, do Praia Clube/Gabarito.
O Memorial/FUPES/Santos conseguiu a recuperação ao derrotar o Basket Osasco, com muita emoção, atuando no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP), por 70 a 68 (24 a 43 no primeiro tempo). O time da casa entrou em quadra disposto a se recuperar e começou o jogo em ritmo forte e comandou os dois quartos iniciais, abrindo uma boa vantagem. No segundo tempo, no entanto, foi a vez da equipe santista crescer e buscar a recuperação, usando o desgaste excessivo do rival, que não conseguiu manter o mesmo ritmo. Desta forma, a equipe da Baixada Santista conseguiu baixar a diferença e promoveu a virada nos segundos finais, de forma emocionante – 14 a 27 (primeiro quarto), 10 a 16 (segundo quarto), 17 a 13 (terceiro quarto) e 29 a 12 (quarto final).
Os principais nomes da partida foram Jonatan de Oliveira (19 pontos, 04 rebotes, 03 assistências e 03 bolas recuperadas) e Guga Ceccato (13 pontos), pelo representante do Litoral; Alexei Patrício (15 pontos e 05 rebotes) e Igor Avelino (13 pontos), em favor do visitante.
“Foi a vitória da superação, pois as coisas já não aconteceram da forma como queríamos no primeiro jogo e neste segundo também. Estávamos sem energia e tudo começa por aí, especialmente na defesa. Fomos ao vestiário e um olhando na cara do outro conversamos sobre como vínhamos atuando e como deveríamos fazer. Entramos decididos e conseguimos uma vitória muito importante, demonstramos que chegamos ao campeonato”, analisou o técnico Daniel Leque, do Memorial/FUPES/Santos.
“Começamos muito mal, errando coisas combinadas, mas voltamos no terceiro quarto muito focados e fazendo o combinado. E tudo deu certo para nós. Conseguimos sair com essa vitória extremamente importante contra o time do Osasco”, acrescentou o ala/armador Guga Ceccato, também da equipe santista.
“Infelizmente nos desconcentramos e num campeonato equilibrado como o Brasileiro isso faz a diferença. Agora é trabalhar, pois o tempo é curto e já temos jogo nesta terça”, complementou o técnico João Ricardo, do Basket Osasco.
A Sodiê Salgados/Mesquita/LSB também se recuperou ao derrotar o Botafogo FR, no disputado duelo carioca, por 80 a 72 (34 a 33 no primeiro tempo), jogando no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP). O duelo foi equilibrado, com os dois times se alternando no comando do marcador. O representante de Mesquita, no entanto, conseguiu uma vantagem, maior quando esteve na frente e isso lhe garantiu o resultado positivo – 17 a 14 (primeiro quarto), 17 a 19 (segundo quarto), 23 a 19 (terceiro quarto) e 23 a 20 (quarto final).
Os destaques foram Douglas Corrêa (15 pontos e 10 rebotes – double-double) e Roberto “Beto” Ferreira (15 pontos e 10 rebotes – double-double), pelo time de Mesquita; André Luis “Batata” Mendes (21 pontos, 05 rebotes e 04 assistências) e Nath Lourenço (22 pontos), em favor do representante do Rio de Janeiro.
“Então, somos um time bom em formação, pois não tivemos tanto tempo para treinar e vamos crescer durante os jogos. E não foi diferente nesse compromisso, já que fomos corrigindo os erros no seu desenrolar, sem perder o foco. E o objetivo proposto pelo nosso técnico foi fluindo aos poucos e dando certo. O campeonato acabou de começar e tem muita coisa para rolar. O nosso elenco é muito experiente e está ganhando entrosamento. Melhores momentos virão, com certeza”, comentou o armador cubano Darwin Valdes, da Sodiê Salgados/Mesquita/LSB.
Com estes resultados, a classificação de momento é a seguinte: 1º) Praia Clube/Gabarito – 04 pontos (02 vitórias), 2º) AEGB/Vila Nova, Memorial/FUPES/Santos e Sodiê Salgados/Mesquita/LSB – 03 pontos (01 vitória e 01 derrota), 5º) São José Basketball – 02 pontos (01 vitória), 6º) Basket Osasco – 02 pontos (02 derrotas) e 7º) Botafogo FR – 01 ponto (01 derrota)
A terceira rodada da Conferência Amaury Pasos acontece nesta terça-feira (08 de março), com estes jogos: AEGB/Vila Nova x Memorial/FUPES/Santos, às 17h, no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), em Osasco (SP); Praia Clube/Gabarito x Basket Osasco, às 19h15, também no ginásio Poliesportivo Sebastião Rafael da Silva (Geodésico), na cidade de Osasco (SP); e São José Basketball x Botafogo FR, às 19h30, no ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP) – todos no horário de Brasília (DF).