O EC Pinheiros derrotou o Basquete Osasco, na noite de sexta-feira (02 de agosto), atuando no ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim (EC Pinheiros), em São Paulo (SP), por 74 a 72 (32 a 35 no primeiro tempo), estreando positivamente no Campeonato Paulista Masculino – 2019. Já a equipe da Grande São Paulo conheceu o seu segundo revés na competição.
Mas, foi um excelente jogo, se não um primor técnico ao longo dos 40 minutos, não faltou entrega e belos lances. Com esse panorama, no quarto inicial, o equilíbrio foi a tônica (19 a 19); já no segundo, a equipe visitante foi ligeiramente melhor (13 a 16).
Na volta do intervalo, o Basquete Osasco cresceu bastante de produção, em especial no tocante ao aspecto defensivo, o que deu sustentação para o crescimento ofensivo. Com esse panorama, a equipe comandada pelo técnico João Ricardo Lourenço foi soberana no placar, aumentando a sua vantagem (18 a 27).
Nos dez minutos finais aconteceu uma grande reviravolta e foi a vez do técnico Nelsinho Cortez acertar o EC Pinheiros, que não deu chance ao rival, marcando forte e atacando com consciência, fato este que conduziu o time da capital paulista a conseguir a virada. O Basquete Osasco ainda teve a chance de empatar e até virar a partida no lance derradeiro, mas o arremesso não caiu (24 a 10).
Os principais nomes da parida foram Isaac Gonçalves (22 pontos e 06 rebotes) e Gustavo Sclagia (12 pontos), pelo time da casa; o norte-americano Dontrell Brite (17 pontos) e Maxwell Ribeiro (12 pontos), em favor do visitante.
“Evoluímos nestes jogos. Em relação ao jogo com o São Paulo, conseguimos corrigir alguns erros e perdemos no detalhe para o Pinheiros, mas serviu de aprendizado para este jogo com o Franca. Mesmo eles sendo favoritos, nossa mentalidade é fazer nosso melhor jogo possível para, depois, contra a Liga Sorocabana, em casa, seguirmos nesta evolução, que será importante na sequência da competição”, comentou o ala/pivô Maxwell Ribeiro, da equipe osasquense.
No outro confronto da noite, o Renata/Rio Claro iniciou o estadual com uma importante vitória sobre o Bauru Basket, por 68 a 64 (31 a 28 no primeiro tempo), em partida disputada no ginásio Municipal Felipe Karan, na cidade de Rio Claro (SP). Os principais nomes da partida foram o argentino Enzo Ruiz (20 pontos e 03 rebotes) e Vinicius Pastor (14 pontos e 09 rebotes), pelo time da casa; Renato Carbonari (18 pontos e 10 rebotes – double-double) e Lucas Faggiano (16 pontos e 05 rebotes), em favor do visitante.
“Fizemos um jogo equilibrado e que foi decidido no fim. São coisas do basquete. Uma falta, uma jogada ou marcação errada acabam custando a vitória. Mas, estamos cientes dos erros de hoje e vamos para casa em busca de uma vitória no próximo jogo”, comentou o armador norte-americano Larry Taylor, do representante de Bauru.
O Campeonato Paulista Masculino – 2019 segue neste sábado (03 de agosto), com mais dois jogos: São José Basketball x SC Corinthians Paulista, às 17h (de Brasília), em São José dos Campos (SP), e Mogi das Cruzes Basquete x São Paulo FC, às 19h (de Brasília), em Mogi das Cruzes (SP). Estes dois duelos terão transmissão ao vivo pela TVFPB, através do Canal da GCS Sports no YouTube.