A terceira etapa promete uma disputa acirrada
A fase de classificação do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) – 2017 chegou ao fim neste sábado (25 de novembro) e a primeira posição ficou com o Paulistano/Corpore. Na última partida da primeira fase, a equipe do técnico Beto Jayme venceu o duelo dos até então invictos, contra o rival EC Pinheiros, e garantiu a liderança com campanha de 100% de aproveitamento.
Junto de Paulistano (1º) e Pinheiros (2º) também se classificaram para a fase final da LDB: Sesi/Franca Basquete (3º), Minas Tênis Clube (4º), São José Basketball (5º), Solar Cearense (6º), Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná (7º) e Flamengo (8º). Os oito classificados se dividirão em dois grupos e os dois melhores colocados de cada lado avançam às semifinais.
Na chave C estão Paulistano, Minas, São José e Flamengo, enquanto que o Grupo D será formado por Pinheiros, Franca, Solar Cearense e Curitiba Basquete. A fase final da LDB será disputada entre os dias 20 e 25 de fevereiro de 2018 e o palco será o Ginásio Antonio Prado Junior, casa do Paulistano, em São Paulo (SP).
As equipes jogarão entre si nos grupos – nos dias 20, 21 e 22/02 – e os dois melhores colocados de cada chave avançarão às semifinais. Assim como nos anos anteriores, as semifinais (24/02) e a grande decisão da LDB (25/02) serão disputadas em jogo único.
Dentre os classificados estão os quatro últimos campeões da LDB. Franca conquistou o título da última edição, em 2016, o Pinheiros ficou com o troféu em 2015, o Solar Cearense em 2014 e o Flamengo em 2013. Já o campeão em 2012 foi o Sendi/Bauru Basket, enquanto que o Flamengo faturou também o título da primeira LDB, em 2011.
“A LDB é uma competição fantástica. Nesta edição tivemos dez times com condição de se classificar para fase final. Se você perdesse o foco em qualquer partida você corria o risco de perder. Isso mostra como se trata de uma competição dura. Eu torço para que a LDB se expanda cada vez mais, com mais times, porque estes garotos precisam de competições assim. A LNB está de parabéns por promover e incentivar a LDB”. declarou Beto Jayme, técnico do Paulistano, líder invicto da fase de classificação da LDB 2017.
Paulistano vence rival e termina fase de classificação como líder
O Paulistano/Corpore foi o grande líder da fase de classificação da LDB 2017. Na noite deste sábado (25/11), na partida que encerrou a 2ª etapa da competição, o CAP venceu seu rival EC Pinheiros, por 68 a 60, em um jogo muito disputado, e terminou esta fase com campanha invicta.
Sem dúvidas o grande nome do clássico foi Gemadinha. Extremamente ativo no ataque, o armador liderou e motivou seus companheiros durante todos os 35 minutos que esteve quadra. Ao todo, foram 25 pontos para o cestinha da partida, que converteu cinco bolas de 3 pontos, além de somar cinco rebotes e três assistências.
Franca bate Basquete Cearense em jogo disputado
O Sesi/Franca Basquete encerrou de maneira positiva a fase de classificação da LDB 2017. Na tarde deste sábado (25/11), o time do interior paulista fez jogo duro contra o Solar Cearense, mas conquistou a vitória, por 64 a 56, alcançando seu sétimo triunfo na competição.
Sem contar com Didi nesta tarde, Gui Abreu chamou a responsabilidade e foi o grande nome da vitória francana. Em 35 minutos de atuação, o ala converteu cinco bolas de 3 pontos, deixando a quadra como cestinha da partida, com 23 pontos, além de pegar nove rebotes e recuperar seis bolas.
Curitiba Basquete encerra fase de classificação com vitória
O Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná também fechou a fase de classificação da LDB 2017 com vitória. Na primeira partida da rodada deste sábado, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP), o time do Paraná superou o Minas Tênis Clube, por 72 a 66.
O grande nome da vitória paranaense foi Alexei. Jogando “o fino da bola”, o camisa 10 foi o cestinha da partida, com 24 pontos, e ainda somou nove rebotes, quatro assistências e três bolas recuperadas. Para construir sua alta pontuação, o jogador teve alto aproveitamento nas bolas de dois pontos (9/15 – 60%).
Flamengo supera Praia Clube e conquista segunda vitória consecutiva
O final da fase de classificação do Flamengo na LDB 2017 foi animador. Na última rodada, neste sábado (25/11), a equipe superou o Praia Clube (MG), por 82 a 70, e garantiu a segunda vitória consecutiva na competição Sub-20.
Um dos grandes nomes desta edição da LDB, o pivô rubro-negro João Victor teve sua melhor atuação na competição neste sábado. O jogador, de 2,13m de altura, deixou a quadra com 17 pontos, sete rebotes e 21 pontos de eficiência.
São José bate Sogipa sem problemas
O São José Basketball encerrou sua participação na fase de classificação da LDB sem problemas. Dominante desde o início, o time paulista superou o Sogipa, por 115 a 57, na tarde deste sábado (25/11), no Ginásio Antonio Prado Jr., e alcançou sua quarta vitória em cinco jogos nesta etapa da competição.
Dono de 13 pontos apenas no primeiro quarto, Lucas foi o grande nome da vitória joseense. Em 26 minutos de atuação, o armador foi o cestinha e principal passador da partida, com um grande duplo-duplo de 28 pontos e dez assistências.
Confira os resultados da última rodada da fase de classificação:
– 25/11 (sábado)
Minas Tênis Clube 66 x 72 Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná
Flamengo 82 x 70 Praia Clube
Sesi Franca Basquete 64 x 56 Solar Cearense
São José Basketball 115 x 57 Sogipa
EC Pinheiros 60 x 68 Paulistano/Corpore
Confira os grupos da fase final da sétima edição da LDB:
– Grupo C
Paulistano/Corpore (1º)
Minas Tênis Clube (4º)
São José Basketball (5º)
Flamengo (8º)
– Grupo D
EC Pinheiros (2º)
Sesi/Franca Basquete (3º)
Solar Cearense (6º)
Curitiba Basquete/Círculo Militar do Paraná (7º)